fbpx

Escola de Inverno

MINICURSO III: O HÉTERO COMO O OUTRO

Início: julho de 2024

Modalidade: virtual

Carga horária (minicursos): 8h

Início: ver cronograma específico

Certificado Internacional

l

Inscrições: 27 de Maio a 30 de Junho

O Programa Estado, Governo e Políticas Públicas tem a satisfação de abrir as inscrições para a primeira edição de sua Escola de Inverno, que acontecerá entre 03 e 31 de Julho de 2024, com o oferecimento de três minicursos.

Nossas Oficinas e Minicurso se pretendem espaços formativos e informativos voltados a temas contemporâneos, interdisciplinares e interseccionais, interpeladores da sociedade latino-americana em geral e da realidade Brasileira em particular. Privilegiam também a possibilidade de espaços para promoção de metodologias e técnicas de pesquisa inovadoras para pesquisadores e profissionais em formação continuada. Destinam-se a estudantes de graduação e pós-graduação, tal como profissionais de diversas áreas de atuação, sobretudo das ciências sociais aplicadas. As Oficinas e Minicursos são realizados inteiramente online, com aulas síncronas e conteúdos de apoio, pela Plataforma Moodle. Estudantes regularmente matriculados que estiverem presentes em pelo menos 75% das aulas e atividades previstas receberão certificado internacional da Flacso Brasil. 

Observação: A abertura de turmas está condicionada ao número mínimo de inscritos conforme regulamento interno do Programa. 

DESCRIÇÃO

Como a heterossexualidade foi criada e se tornou a norma? Como um discurso construído torna-se uma verdade única? Neste minicurso, iremos debater a invenção, desenvolvimento e reprodução da heterossexualidade como normativa transnacional reguladora de corpos, projetos, vidas e constituinte da própria ideia de nação juntamente com raça e gênero.

Partimos do marco histórico de invenção da heterossexualidade, posterior à invenção da homossexualidade enquanto regime de organização do mundo entre polaridades diferenciais binárias que emergem na modernidade. Além disso, o surgimento do heterossexual, a princípio, emerge da necessidade moderna de impor categorias e controlar “anomalias sexuais” que afetariam o “desenvolvimento saudável” da sociedade. Nesse sentido, olhar a heterossexualidade é olhar para o modo como o Ocidente se legitima como narrativa naturalizada e normatizada, imposta no processo colonizador. 

Dito isso, esse minicurso pretende observar como a heterossexualidade, e o heterossexual, é colocada como alteridade imposta, alterando o lugar em que comumente se coloca o Outro. Em quatro encontros iremos debater a produção que analisa a criação da heterossexualidade como discurso único da narrativa hegemônica, não só sobre as sexualidades, mas sobre a própria organização do mundo. Esta discussão se localiza em um lugar essencialmente político, influenciado pelos movimentos feministas e LGBTIAPN+ que nos informam teoricamente sobre a emergência de um futuro possível para além da heterossexualidade como norma vigente.

 

OBJETIVOS
  • Apresentar os conceitos sobre heterossexualidade e a narrativa histórica e discursiva da formação da hegemonia heterossexual como um discurso moderno.
  • Discutir autoras lésbicas e a crítica ao pensamento hétero como uma proposta política emancipatória;
  • Construir um espaço de diálogos com o/as/es participantes em que as narrativas possam ser expressões do corpo para além das teorias.

 

DOCENTE

Ana Helena Ithamar Passos é advogada pela Universidade Católica de Pernambuco, mestra e doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio). Pesquisadora na área de estudo das relações étnico-raciais, com ênfase no campo de conhecimento dos estudos críticos da branquitude e nos estudos da epistemologia feminista e gênero. É pós-doutoranda no programa Interdisciplinar “Humanidades, Direitos e outras Legitimidades” do Núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos – DIVERSITAS da Universidade de São Paulo, consultora da comissão de justiça restaurativa da OAB-SP, pesquisadora associada do Think Etnus e membra da rede juristas feministas – Defemde. Atua como professora de educação a distância em cursos de educação em direitos humanos. Cofundadora e diretora de comunicação do Instituto Ella Criações Educativas.

CRONOGRAMA

Aula 1: 09 de Julho, das 19h às 21h – O Nascimento do Hétero

Aula 2: 11 de Julho, das 19h às 21h – Sexualidade(s) é no plural

Aula 3: 16 de Julho, das 19h às 21h – A heterossexualidade produz a nação?

Aula 4: 18 de Julho, das 19h às 21h – Pode o coração falar: afeto, desejos e sexualidades

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal. 2007.

LAQUEUR, Tomas. Inventando o sexo. Corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro, Editora Relume Lumara, 2018.

PLURAL 24H. Exposição Coletiva. Museu da Diversidade Sexual, Estação República do Metrô, Rua do Arouche, 24, São Paulo – SP, 24 de janeiro a 11 de maio de 2019.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade Compulsória e Existência Lésbica. In: Revista Bagoas, 5, pp. 17-44, 2010.

RUBIN. Gayle. Políticas do Sexo. São Paulo: Ubu, 2018.

WITING, Monique. O pensamento Hetero e outros ensaios. Porto Alegre, Editora Autentica, 2022.

INVESTIMENTO

R$ 400,00, em até 2x [ valor referente a inscrição em um minicurso ]

50% de desconto para ex-alunos da Flacso Brasil

Formas de pagamento: Cartão de Crédito, PIX ou Boleto

Condições Especiais para Inscrição em 2 ou mais Minicursos:

  • 20% de desconto sobre a segunda inscrição 
  • 30% de desconto sobre a terceira inscrição

 

Para maiores informações sobre obtenção de descontos, fale conosco em: egpp@flacso.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil