fbpx

Especialização em Capacidades Estatais, Contexto Escolar e Juventudes

Pós-Graduação lato sensu

A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a Especialização em Capacidades Estatais, Contexto Escolar e Juventudes, para ingresso no 1º semestre de 2026. O curso é destinado para quem trabalha ou atua com jovens no âmbito da gestão e da comunidade escolar, preocupados com os desafios na contemporaneidade.

Turma 2026/1

Carga horária: 370 horas

Modalidade: virtual (síncrono e assíncrono)

Duração: até 18 meses

Início: 10 de março de 2026

Aulas síncronas: terças e quintas-feiras, a partir das 19h

Vagas: Quórum mínimo de 30 vagas por turma

Certificação: Diploma Internacional de Especialista pelo Sistema Flacso - Certificado de Especialista reconhecido pelo Ministério da Educação no Brasil

Titulação: Especialista em Capacidades Estatais, Contexto Escolar e Juventudes

Coordenação: Dra. Miriam Abramovay e Dra. Ana Paula da Silva

APRESENTAÇÃO

As inscrições para a Especialização em Capacidades Estatais, Contexto Escolar e Juventudes estarão abertas de 24 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026. O curso, com início previsto em 10 de março de 2026, é oferecido pela  Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil. O curso é destinado a profissionais graduados(as) das áreas de Ciências Sociais, Humanidades e outras ciências afins; pesquisadores(as); gestores(as) e servidores(as) em políticas públicas. Também se destina a profissionais vinculados à área social e/ou da sociedade civil organizada; ativistas e militantes de organizações sociais, movimentos sociais e partidos políticos, com foco em estudos e políticas sobre juventudes voltadas à redução das desigualdades sociais no contexto latino-americano e caribenho.

A Flacso é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957 e regulamentado pelo Governo Brasileiro por meio de Acordo e Convênio de Sede aprovados pelo Congresso Nacional. Ao final do curso, o/a estudante receberá um Diploma Internacional de Especialização Lato Sensu, emitido pela Secretaria Geral da Flacso (sediada na Costa Rica), além do Certificado de Especialista reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, conforme Portaria SERES/MEC nº 701, de 9 de dezembro de 2024.

CURSO

A Especialização em Capacidades Estatais, Contexto Escolar e Juventudes possui carga horária total de 370 horas e está estruturada da seguinte forma:

  • Módulos obrigatórios: seis módulos (um de 10 horas/aula, um de 60 horas/aula, um de 80 horas/aula, um de 30 horas/aula, e dois de 70 horas/aula cada);
  • Workshop de Conclusão: 50 horas dedicadas à elaboração do projeto de intervenção como trabalho final do curso;
  • Módulos eletivos: dois Módulos de Tópicos Especiais, com 50 horas cada. O/a estudante deverá cursar ao menos um.

O curso será ministrado em língua portuguesa e espanhola. Dessa forma, candidatos deverão possuir, no mínimo, compreensão funcional do idioma, a fim de acompanharem adequadamente as atividades propostas.

Essa especialização acontece em parceria entre a Flacso Brasil, Chile, México, Cuba e Uruguai com o objetivo de fortalecer sua área de formação, oferecendo uma especialização ministrada com professores e pesquisadores das unidades acadêmicas mencionadas, destacando a importância da cooperação entre as sedes do Sistema Flacso.

O curso será ofertado na modalidade virtual, com aulas síncronas (ao vivo) realizadas via plataforma Google Meet, e atividades assíncronas mediadas por coordenadores(as). A plataforma Moodle será utilizada para organizar o ambiente virtual de aprendizagem, permitindo o acesso a aulas gravadas (quando solicitada), materiais didáticos, modelos de atividades e o calendário do curso, além de promover fóruns e chats que incentivem o debate e a construção colaborativa do conhecimento entre estudantes e docentes.

Requisitos tecnológicos mínimos para acesso às plataformas:

  • acesso à Internet 4G ou 5G ou banda larga;
  • leitor de arquivos PDF instalado;
  • navegadores atualizados: Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari ou Samsung Internet.

O aproveitamento acadêmico será avaliado por meio de avaliação contínua, compreendendo:

  • as atividades e avaliações propostas em cada módulo, sob responsabilidade do/a docente correspondente;
  • o desempenho no projeto de intervenção, desenvolvido durante o Workshop.

Será considerado aprovado/a o/a estudante que:

  • registrar mínimo de 75% de frequência em cada módulo;
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações;
  • participar do Workshop com aprovação.

Será considerado apto/a à certificação o/a estudante que cumprir todos os créditos disciplinares previstos na grade curricular, tendo aprovação por frequência e nota igual ou superior a 7,0; b) participar do módulo Workshop com aprovação; c) não possuir pendências financeiras com o curso.

O/a estudante será desligado/a da especialização caso:

  • seja reprovado/a duas vezes em qualquer módulo;
  • não obtenha aprovação no Workshop de Projeto de Intervenção ou Projeto de Pesquisa.
OBJETIVOS

Geral 
Realizar formação destinada a promover reflexões sobre juventudes, violências e convivência escolar, participação, gênero e sexualidade e por final, escola e violências nas escolas, buscando fundamentos teóricos e éticos quanto aos direitos e à construção da cidadania para uma melhor compreensão do atual universo juvenil.

Específicos

  • proporcionar ferramentas conceituais e teóricas que permitam discutir a questão das juventudes e as principais problemáticas que a estas afetam como: as violências e a participação dos jovens no contexto atual, gênero e sexualidade; a violência escolar que incide no clima institucional e na vida dos jovens;
  • analisar os efeitos que produzem nas juventudes as violências, as relações sociais, destacando construções sobre gênero e a sexualidade, a violência escolar e a vinculação destes temas com a participação e a formação cidadã;
  • debater a importância de abordagens interdisciplinares para a análise das temáticas de juventudes.

Os/as estudantes formados na Especialização deverão:

  • compreender as principais problemáticas contemporâneas que afetam as juventudes de países da América Latina e Caribe considerando os elementos comuns e especificidades;
  • entender as condições institucionais e os instrumentos de governo para promover políticas públicas comprometidas com a proteção das juventudes;
  • produzir um trabalho teórico ou análise de uma experiência prática a partir dos temas apresentados.
VAGAS E INSCRIÇÕES

O curso oferece 30 vagas, com exigência de preenchimento de, no mínimo, 20 vagas para a formação de turma. As inscrições serão realizadas via formulário Google Forms, disponível no período de 24 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026, no seguinte link: https://forms.gle/nM1jCb1VWc7TgsYNA. A inscrição somente será validada mediante o pagamento do valor integral do curso ou da primeira parcela até 30 de janeiro de 2026. A Flacso Brasil reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número mínimo de inscrições não seja atingido. Em caso de não realização do curso por insuficiência de quórum, será feito o reembolso integral dos valores pagos, sem descontos, em até 7 (sete) dias úteis. Observação: Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, serão adotados critérios objetivos de seleção, com o objetivo de garantir maior legitimidade ao processo e formar uma turma com perfil alinhado aos propósitos do curso. A seleção poderá considerar, entre outros aspectos, a aderência do candidato ao tema proposto, sua experiência prévia, motivação declarada na inscrição e/ou outros critérios definidos pela organização. Essa medida visa assegurar a qualidade do grupo e fortalecer o compromisso com a proposta formativa. Além da possibilidade de cancelamento do curso por quórum insuficiente, a organização informa que casos de desistência por parte do participante, após o início das atividades, estão sujeitos às condições previstas em contrato. Recomenda-se a leitura atenta do contrato para o conhecimento integral dessas cláusulas. Para realizar a inscrição, o/a candidato/a deverá: a) Preencher o formulário de inscrição  e realizar o pagamento integral ou da primeira parcela; b) Submeter, no ato da inscrição, a seguinte documentação obrigatória:

  • diploma de graduação em nível superior completo;
  • histórico acadêmico da graduação;
  • documento de identidade (passaporte para estrangeiros e RG para brasileiros/as);
  • CPF (para brasileiros/as).

A confirmação da matrícula será enviada por e-mail ao/à candidato/a após a conferência da documentação e da confirmação de pagamento. A matrícula será cancelada a qualquer época caso seja constatado o uso de documentos e/ou informações falsas ou fraudulentas. Nesse caso, não haverá reembolso dos valores pagos. Candidatos/as brasileiros/as ou estrangeiros/as que tenham concluído a graduação no exterior deverão apresentar:

  • diploma estrangeiro revalidado conforme as normas do Ministério da Educação (MEC); ou
  • diploma estrangeiro com Apostila de Haia emitida por autoridade competente no país de origem da graduação.

Da opção pelo nome social: Candidatas travestis ou transexuais que desejarem ser tratadas por seu nome social em documentos e comunicações institucionais poderão informar esse dado no momento da inscrição.

CALENDÁRIO
Evento Data
Período de inscrições 24/11/2025 a 30/01/2026
Confirmação de matrícula Até 30/01/2026
Início do curso 10/03/2026
Metodologia (obrigatório) março de 2026
Juventudes e os desafios do século XXI (obrigatório) março a julho de 2026
Capacidades estatais: juventudes, participação e movimentos sociais (obrigatório) julho a novembro de 2026
Workshops para trabalho de pesquisa em grupo I (obrigatório) novembro e dezembro de 2026
Juventudes e interseccionalidades (gênero, raça e sexualidades) (obrigatório) janeiro a março de 2027
A escola e seus desafios (obrigatório) abril a maio de 2027
Workshop para trabalho de pesquisa em grupo II (eletivo) junho a julho de 2027
Workshop para trabalho em gestão escolar (eletivo) junho a julho de 2027
Prazo final para encerramento do curso Até agosto de 2027
INVESTIMENTO E CONDIÇÕES ESPECIAIS

O investimento total no curso é de R$ 10.763,79 (dez mil, setecentos e sessenta e três reais e setenta e nove centavos), com possibilidade de pagamento em até até 18 (dezoito) parcelas de R$ 597,99 (quinhentos e noventa e sete reais e noventa e nove centavos), por meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Para os que desejarem pagar o curso à vista, há condições especiais de pagamento.

Estudantes que optarem pelo pagamento à vista poderão usufruir de condições especiais, conforme critérios estabelecidos pela coordenação do curso.

Para estudantes estrangeiros/as, o pagamento deverá ser realizado via PayPal, com a conversão do valor total ou das parcelas para dólares americanos (USD), conforme a cotação vigente no momento da transação. As instruções detalhadas para pagamento internacional serão enviadas por e-mail após a confirmação da inscrição.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Miriam Abramovay (Brasil)
Doutora em Ciências da Educação pela Université de Lyon 2- França- École Doctorale EPIC- Education, Psychologie, Informatión et Communicación, Graduação em Sociologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo em Educação: História, Política, Sociedade. Professora visitante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) NEV / USP Nùcleo de Estudos da Violência. Coordenou a Pesquisa “Trajetórias / práticas juvenis em tempos de pandemia Covid 19”. Coordenadora do Programa Estudos sobre Juventudes, Educação e Gênero: Violências e Resiliências da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). Currículo: http://lattes.cnpq.br/0557920878590829

Verónica Cenitagoya Garín (Chile)
Antropóloga Social pela Universidade do Chile. Pesquisadora e professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, sede no Chile (Flacso Chile), participando da formulação, implementação e execução de projetos. Atualmente trabalha como coordenadora e pesquisadora da sede da Flacso Chile do projeto “Trajetórias/práticas juvenis em tempos de pandemia de Covid-19” em associação com as sedes da Flacso Brasil México, Cuba, Equador e Argentina. Mestre em Gestão do Desenvolvimento pela Flacso Chile. Membro da Rede de Equipes de Educação em Direitos Humanos (REEDH). Currículo: http://orcid.org/0000-0001-8081-4458.

Mary Garcia Castro (Brasil)
PhD em Sociologia (Universidade da Flórida); e pós-doutorado em Estudos Culturais (Universidade de Cuny, Centro de Estudos Porto Riquenhos de New York). Pesquisadora Visitante Emérita UERJ/PPCIS/Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Sociais e Gênero-NUDERG, bolsista da FAPERJ/Governo Brasil; Professora aposentada da UFBA. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5471996580293552 e https://orcid.org/0000-0002-4774-3130.

Marisa Feffermann (Brasil)
Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Postdoctora em Investigación en Ciencias Sociales, NIñez y Juventud (CLACSO). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Saúde da SES/SP, da Flacso Brasil (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais). Coordenadora do Grupo de Trabalho – Infancia y Juventud: Políticas, Culturas e Instituciones Sociales da CLACSO. Membro / Pesquisadora do Grupo NUPEC-Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NPCA). Docência em ensino a distância (EAD) no Dilplomado de Juvenicídio (Colef) e coordenadora do curso a distância (EAD) Juventude e Saúde Mental. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2747575943595275

Ana Paula da Silva (Brasil)
Doutora em Educação (IJED/UFF) – membra do grupo de pesquisa do Observatório Jovem da UFF. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas – FEBF\UERJ. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo. Pesquisadora do Programa de Estudos e Políticas sobre Juventudes, Educação e Gênero: violências e resistências da Flacso Brasil. Educomunicadora em mídias, educação e comunicação em direitos humanos para adolescentes e jovens em organizações sociais. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3726611646079088 e https://orcid.org/0000-0003-3126-2161

Úrsula Zurita Rivera (México)
Es Doctora en Ciencia Política por la Universidad Nacional Autónoma de México (2003). Desde 2004 es profesora-investigadora de tiempo completo de la FLACSO México. Ahí ha sido docente de diferentes programas de posgrado presenciales y semipresenciales y también ha participado en otras universidades nacionales e internacionales. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-7381-3550

Lila Cristina Xavier Luz (Brasil)
Doutora em Serviço Social (PUC/SP) e Pós-Doutora em Sociologia pela (UNAM-MX). Professora e pesquisadora em dedicação exclusiva na Universidade Federal do Piauí (UFPI-BR). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, Adolescência e Juventude (NUPEC). Currículo: https://orcid.org/0000-0001-7301-0187

Ana Isabel Peñate Leiva (Cuba)
Investigadora y Profesora Titular. Doctora en Ciencias de la Educación. Máster en Sexualidad y Licenciada en Historia. Diplomada en Pedagogía Universitaria y en Desarrollo Humano Local, Género, Infancia, Salud y Población. Labora en la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Programa Cuba), adscrita a la Universidad de La Habana (UH), en el área de Desigualdades Sociales y Políticas de Equidad. Coordina el Diplomado Infancias, derechos y vulnerabilidades, es docente en la Maestría en Desarrollo Social y miembro de su Comité Académico. Pertenece a la Red de Políticas Sociales de la UH; a la Red Desigualdad y Movilidad Social en América Latina (DEMOSAL) y a la Red Nacional de Investigadores sobre Juventud, donde coordina el Grupo de Trabajo Infancias: modos de interacción, derechos y protección. Está afiliada al Grupo de Trabajo de CLACSO: ¿Qué desarrollo? Diálogo multiactor y multinivel. Currículo: https://orcid.org/0000-0001-7498-7379

Pedro Núñez (Argentina)
Doctor en Ciencias Sociales (UNGS/IDES), Magíster en Estudios y Políticas de Juventud (Universidad de Lleida, España) y Lic. en Ciencia Política (UBA). Investigador Adjunto del CONICET con sede en el IICSAL, FLACSO – CONICET, docente en la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Se desempeña como Director Académico del Doctorado en Ciencias Sociales de FLACSO. Sus investigaciones abordan cuestiones de desigualdades socioeducativas, escuela secundaria, experiencias juveniles, ciudadanía y participación política. Currículo: https://orcid.org/0000-0003-2187-253X

Lena Fontela Kopl (Uruguai)
Es Licenciada en Ciencias Antropológicas con opción en investigación por la Universidad de la República. Magíster en Derechos Humanos y Democracia por FLACSO México y especialista en procesos políticos y democracia por la misma institución. Sus líneas de investigación están vinculadas con los procesos de institucionalización del derecho a una vida libre de violencia de género. Actualmente es Secretaria Académica de FLACSO Uruguay y la Coordinadora Académica del Programa Género y Cultura de la misma institución. Currículo: https://orcid.org/0000-0001-5197-1331

CONTATO

Para maiores informações e dúvidas sobre o Edital e o curso: juventudes@flacso.org.br.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

Imprensa: imprensa@flacso.org.br

+55 61 2020 3330

+55 61 2020 3390

 

 

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo 

Avenida Ipiranga, 1.071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Você precisa se cadastrar para participar