Minicurso Economia para Não-Economistas: fundamentos contemporâneos
Início: 21 de novembro de 2023
Duração: novembro/dezembro 2023
Modalidade: a distância
Certificado Internacional
Docente: Ana Paula Salviatti
Inscrições: encerradas
Apresentação
Curso voltado para a apresentação panorâmica da economia e de seus desdobramentos contemporâneos, baseado na compreensão dos funcionamentos da economia a partir dos seus instrumentos econômicos e do papel do Estado.
Objetivos
Fornecer ferramental básico aos alunos sobre a dinâmica econômica contemporânea por meio de temas macroeconômicos e gestão pública da economia.
Bibliografia Básica
1º AULA: LOCKE, John. O segundo tratado sobre o governo civil. São Paulo: Edipro, 2014.
2º AULA: MARTIN, FELIX. Dinheiro: uma biografia não autorizada. São Paulo: Penguin, 2016
BRAUDEL, Fernand. O Modelo Italiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
3º AULA: CARVALHO, Fernando Cardim; SICSU, João; SOUZA, Francisco de; PAULA, Luiz Fernando; STUDART, Rogério. Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015: Campus.
4ºAULA: GARLIPP, J.R.D. Keynes e a economia monetária. Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Anais do I Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, Campinas 2008.
5º AULA: GENTIL, Denise. A falsa crise do sistema de seguridade social. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Economia, Análise de Conjuntura Macroeconômica, 2006. SALVIATTI, Ana Paula. Ciranda Financeira no Brasil: gênese, trajetória e acumulação rentista (1964 – 2022). Capítulo II e III. Campinas, 2023.
6º AULA: PAULANI, Leda. Capitalismo Financeiro e estado de emergência econômico no Brasil: o abandono da perspectiva de desenvolvimento. In: OLIVEIRA, F; BRAGA, R; RIZEK, C.S.
Docente
Ana Paula Salviatti possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Econômica pela mesma instituição e doutorado pelo Instituto de Economia na Universidade Estadual de Campinas, pelo programa de Desenvolvimento Econômico – Regional e Urbano. Na dissertação de mestrado, tratou das correlações existentes entre a elaboração de políticas voltadas ao Meio Ambiente no plano internacional, simultaneamente aos desdobramentos decorrentes dos Pacotes de Ajuste Estruturais destinados aos países periféricos. Na tese de doutorado trabalhou com o eixo teórico referente aos desdobramentos recentes da reprodução da economia capitalista, em especial o desenvolvimento das suas formas mais negativas.
Cronograma
Terça e Quinta Feira
Horário: 18h as 20h
Modalidade: online
Aulas
Primeira aula (21 de novembro, terça, 18h às 20h): Forma social da economia capitalista – subjetividade dos proprietários de si mesmos.
Segunda aula (23 de novembro, quinta, 18h às 20h): Mercado de trocas e o papel do crédito – os primórdios dos bancos, do mercado e da burguesia.
Terceira aula (28 de novembro, terça, 18h às 20h): Os instrumentos do Estado na Economia: O mecanismo tríplice de títulos, dívida e moeda. O fiador final.
Quarta aula (30 de novembro, quinta, 18h às 20h): O papel do Estado no funcionamento da economia: uma interpretação pós- keynesiana.
Quinta aula (05 de dezembro, terça, 18h às 20h): A redemocratização em meio à crise econômica: O Orçamento Público e a Expansão Neoliberal, fim da década de 1970 e década de 1980 no Brasil.
Sexta aula (07 de dezembro, quinta, 18h às 20h): A pressão sobre o orçamento público com a estabilização inflacionária: Da DRU ao congelamento orçamentário. Do plano real ao regime de metas de inflação.
Investimento
R$ 500,00, em até 2x no PayPal
50% de desconto para ex-alunos da Flacso Brasil