fbpx

Protagonismo e entusiasmo marcam o início do Encontro Nacional de Adolescentes em Brasília

Iniciou hoje (11) o Encontro Nacional do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA/Conanda) em Brasília. A atividade reuniu adolescentes de todas as unidades da federação e contou com uma mesa de abertura conduzida por Yasmim Oliveira e Gustavo Campêlo, representantes dos estados de Sergipe e Paraíba. O evento tem como lema “unidos pela luta que nos antecede” e representa o momento presencial de início de gestão dos novos indicados ao CPA. A atividade busca ser um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre as políticas públicas para adolescentes de todo País.

PROTAGONISMO. Adolescentes do CPA discutem políticas representativas com organizações apoiadoras. CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

Protagonizado e conduzido pelos adolescentes, a mesa de abertura do Encontro contou com a presença da Gerente de Projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Telma Teixeira; do representante do Secretariado do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo de Melo; da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, do Ministério Público do Trabalho (Coordinfância/MPT), Ana Maria Villa Real; do Presidente do Conanda e Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Augusto Vieira; e da Diretora da Sede Acadêmica do Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Rita Potyguara.

“Além do compromisso ético e acadêmico também é um compromisso afetivo! Estar aqui é um presente”, disse a Diretora Rita Potyguara. A gestora destacou o trabalho que a Flacso Brasil vem executando para o bom encaminhamento de uma política pública participativa.

Durante o início do encontro, os adolescentes apresentaram os significados que marcam nova gestão. Valorizar a luta daqueles que incidiram para a garantia da política pública representativa foi um dos destaques apresentado pelos adolescentes.

“Vocês são herdeiros dessa construção e resistência. A participação é um direito de cada um, para uma sociedade mais justa e equilibrada”, disse o Secretário Claudio Augusto. O presidente do Conanda ainda reforçou o papel dos adultos na efetivação do diálogo para o exercício pleno da participação dos adolescentes.

 

A coordenadora da Coordinfância (MPT), Ana Maria Villa Real, ressaltou a necessidade dos(as) adolescentes continuarem pautando o que for relevante para suas vidas. “A gente precisa diminuir a distância do ECA [Estatuto da Criança e Adolescente] com o que as crianças e adolescestes vivem no país!”, exclamou.

Ao parabenizar as ações do CPA, Telma Teixeira (OEI) relembrou que são os encontros do Comitê de Participação que garantem uma política pública de qualidade. “A proposta é que vire uma política de Estado e não apenas de governo. A força de vocês nos enriquece hoje”, disse a Gerente de Projetos ao abordar os encaminhamentos do Encontro Nacional.

Com muito entusiasmo, o encontro continuará durante os próximos dias na capital federal conduzido pelo Programa Desigualdades, Direitos e Governança da Flacso Brasil e coordenado pela Dra. Salete Valesan.

REFLEXÃO: Secretário do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania fala para adolescentes. CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil