fbpx

Nota de posicionamento: contra as violências nas escolas

A Flacso Brasil manifesta preocupação com os casos de violência dentro e fora das escolas. É fato que crianças, adolescente e jovens ficaram muito tempo afastados devido à recente pandemia e o retorno foi e tem sido um desafio social e emocional com muitas tensões e dificuldades.

Os frequentes discursos de ódio, a valorização do uso de armas e as práticas preconceituosas divulgadas amplamente nas redes sociais têm gerado uma cultura de banalização das violências, levando a ações extremistas como a que ocorreu na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Zona Sul de São Paulo. Porém, não são medidas de repressão que resolverão os problemas.

Tais fatos nos alertam para urgência da implementação de uma estratégia priorizando programas que levem em conta o conflito, mas também a empatia e o afeto – fatores integradores da vida social, a exemplo dos “Programas de Convivência e Prevenção às Violências” que a Flacso vem realizando desde 2015 envolvendo diagnósticos, formação continuada sobre temas sensíveis ligados às violências nas escolas, monitoramento e avaliações e tem possibilitado mudanças positivas no cotidiano das instituições escolares com vistas à implementação de uma política pública.

Nossos sentimentos a todos da Escola Estadual Thomazia Montoro e à família da professora Elisabeth Tenreiro.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil