fbpx

Posse de conselheiros do Conanda é marcada pelo compromisso com políticas públicas para crianças e adolescentes

Aconteceu, na última terça (14/02), a 311ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A solenidade foi realizada no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, para posse dos novos integrantes do Conanda durante o biênio 2023-24. O evento contou com a participação de crianças, adolescentes, sociedade civil, representantes do Governo e parlamentares. A Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, além de coordenadores e equipe dos programas Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas; e Desigualdades, Direitos e Governanças também estiveram presentes na solenidade.

 

Solenidade de pose dos Conselheiros durante a 311ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

CRÉDITOS: Ascom/Flacso Brasil

“O Conanda não poderia falar dos nossos direitos sem a nossa participação. Nada para nós sem nós!”, afirmou Willian dos Santos, de 16 anos, representante de Sergipe no Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) e representante do Comitê no Conanda. 

Além de Willian, Eduarda de Andrade (15), que também é representante de São Paulo no CPA e integra o Conanda, fez parte da mesa de abertura. Francisco Carlos, participante da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao subir a rampa e repassar a faixa presidencial, se somou aos adolescentes e representou as crianças no evento. Os dois integrantes do CPA reforçaram a existência do Comitê como espaço de participação e decisão dos direitos dos adolescentes. O CPA é coordenado pelo programa Desigualdades, Direitos e Governanças da Flacso Brasil, que tem larga atuação na pauta. 

“O Brasil precisa construir mecanismos de proteção de crianças e adolescentes. O futuro do Brasil depende deles”, disse o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, durante a abertura da posse.

“Estamos vivendo um novo momento no Brasil que tem o dever com a democracia. Temos o compromisso de defender todas as crianças e adolescentes e priorizar os setores mais vulneráveis”, realçou Ariel de Castro Alves, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselheiro do Conanda. 

Ariel alertou que é preciso pensar políticas específicas para crianças e adolescentes em serviço de acolhimento, em situação de rua, vítimas de violências e violações, em medidas socioeducativas, em exploração do trabalho, LGBTQIAPN+, negras, quilombolas, ciganas e indígenas. 

“Vocês existem, são valiosos e são prioridades para nós”, finalizou o Conselheiro ao lembrar as palavras do Ministro Silvio de Almeida e destacar as políticas prioritárias e específicas para os grupos sociais com os quais o Conanda dialoga.