fbpx

Carga horária: 08 horas

Início: julho de 2023

Modalidade: à distância

Período: 17 a 20 de julho

Coordenação Acadêmica: Júlio Chiquetto; Estevão Bosco; Luciana Ziglio

Inscrições encerradas

A Formação em Ambiente e Sociedade oferecer aos participantes uma visão panorâmica sobre a questão do negacionismo climático, que vem ganhando força no mundo. Abordaremos os fundamentos científicos da tese, hoje contestada por atores políticos, econômicos e religiosos, que sustenta que as mudanças climáticas têm causas antrópicas.

A formação é oferecida pelo Colégio Latino-Americano de  Estudos Mundiais, programa Flacso Brasil. O Colégio constitui um espaço acadêmico  internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e  Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das  desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social. O Colégio se orienta à  reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas  distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global. 

Estrutura

Formato: O Curso em Ambiente e Sociedade se realizará à distância, em modalidade online  intensiva. Além de presença virtual em aulas sincrônicas, será esperada e fomentada a  participação ativa dos(as) alunos(as) nos fóruns de discussão disponibilizados. 

Carga Horária: A estrutura curricular totaliza 8 horas, distribuída em 4 aulas de 2 horas.  Nas três primeiras aulas, serão apresentados os conteúdos das três disciplinas do curso (Teoria  Social, Mudanças Climáticas e Geopolítica). Na última aula, será realizada uma discussão final  integrando os conteúdos discutidos com uma análise crítica sobre o negacionismo científico e  as mídias digitais.

Perfil do aluno

Alguns perfis podem encontrar mais intersecção com o conteúdo,  tais como alunos, pesquisadores, professores e profissionais das áreas das ciências humanas  como geografia, história e ciências sociais, áreas das biológicas como ecologia e biologia, bem  como áreas das exatas, tais como meteorologia e engenharia, e demais áreas pertinentes as  questões ambientais, tais como a gestão ambiental e ciências ambientais. Além disso, os  conteúdos também têm apelo especial a líderes de comunidades, ativistas políticos e  ambientais, divulgadores e comunicadores científicos, bem como profissionais de empresas  relacionadas a questões ambientais. Porém, o curso é livre, e está voltado para o grande público.

Docentes

Estevão Bosco – Currículo Lattes
Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutor pelos Departamentos de Sociologia da UNICAMP; de Geografia da USP; e de Sociologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Professor-pesquisador do Institute for American Universities do American College of the Mediterranean (IAU/AMC, Espanha). Graduado em Ciências Sociais pela UNESP.

Júlio Chiquetto – Currículo Lattes
Pesquisador de pós-doutorado pelo Departamento de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH /USP). Tem pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), no Centro de Síntese USP Cidades Globais. Doutor e mestre em Geografia Física USP. Graduado em Geografia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Poluição do Ar e Climatologia.

Luciana Ziglio – Currículo Lattes
Doutora em Ciências Humanas (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Organizações e Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Mestra em Geografia Política e Meio Ambiente pela USP. Graduada em Geografia pela USP. Realiza pesquisa de pós-doutorado pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Cronograma
Aula 1  17/07  1.1 Da relação sociedade e natureza: aspectos ontológicos, epistemológicos  e sociológicos; 1.2 A ciência como sistema cognitivo: ethos, teoria e método;  1.3 Ciência como instituição no interior da sociedade: do progresso à  responsabilidade social
Aula 2  18/07  2.1 Fundamentação científica: histórico e conceitos básicos sobre o estudo  da atmosfera e do clima; 2.2 O estado atual: impactos e desdobramentos  interdisciplinares das mudanças climáticas; 2.3 Perspectivas futuras: o  enfrentamento das mudanças climáticas globais;
Aula 3  19/07  3.1 Geografia política e a questão ambiental; 3.2 Estado, sistema  internacional e questão ambiental;
Aula 4  20/07  4.1 Comunicação digital e negacionismo climático e científico

 

Horários

17 a 20 de julho de 2023, das 18h00 às 20h00, horário de Brasília.

Conteúdo

Disciplina 1 – Ciência, sociedade e natureza [2 horas] 

1.1 – Ciência, sociedade e ambiente; razão e história; tipos de conhecimento e relação  com o mundo; experiência e mundos objetivo, social e subjetivo; condicionantes sociais do  conhecimento; condicionantes culturais do conhecimento. 

1.2 – Ciência como prática social; teoria e práxis; verdade e método; organização do  conhecimento científico e metodologia.

1.3 – Conhecimento e sociedade; ciência, técnica e ideologia; conhecimento e ação;  conhecimento e poder na esfera pública. 

Disciplina 2 – Mudanças Climáticas: passado, presente e futuro [2 horas] 

2.1 – História dos estudos da atmosfera e do clima; composição da atmosfera e fontes  poluentes; efeitos estufa; escalas espaço-temporais do clima; modelagem climática e outras  ferramentas científicas. 

2.2 –Impactos e desdobramentos interdisciplinares das mudanças climáticas; eventos  extremos; mudanças climáticas e impactos na saúde; vulnerabilidade climática e injustiça  ambiental. 

2.3 – Governança ambiental climática, mitigação e resiliência. 

Disciplina 3 – Geografia política e meio ambiente [2 horas] 

3.1 Geografia política e a questão ambiental;  

3.2 Estado, sistema internacional e questão ambiental; 

Aula 4 – Negacionismo científico [2 horas] 

Ciência e política; sistema internacional; discurso, comunicação digital e negacionismo  científico.

Investimento

Investimento: R$ 350,00 (à vista)

Formas de pagamento: PayPal, Pix ou transferência bancária

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails ambiente.sociedade@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil