Flacso Brasil https://flacso.org.br Fri, 01 Dec 2023 17:09:42 +0000 pt-BR hourly 1 https://flacso.org.br/files/2022/05/cropped-1_Flacso-LGTP-Principal-Azul-A-1-32x32.png Flacso Brasil https://flacso.org.br 32 32 Creative Hub é tema de aula pública promovida pela especialização em cultura e educação da Flacso Brasil https://flacso.org.br/2023/12/01/creative-hub-e-tema-de-aula-publica-promovida-pela-especializacao-em-cultura-e-educacao-da-flacso-brasil/ https://flacso.org.br/2023/12/01/creative-hub-e-tema-de-aula-publica-promovida-pela-especializacao-em-cultura-e-educacao-da-flacso-brasil/#respond Fri, 01 Dec 2023 13:57:23 +0000 https://flacso.org.br/?p=31782 Na próxima quarta-feira (6), às 19 horas, a Flacso Brasil realizará a aula pública “Creative HUBS: modelos, políticas e estudos de caso”, com a participação da pesquisadora e professora Cecilia Dinardi da Escola de Economia (LSE) da University of London. 

Neste encontro, serão abordados os polos criativos a partir de políticas do Reino Unido e, durante a atividade, os participantes irão analisar um estudo de caso brasileiro.

A atividade é gratuita e virtual e para participar os interessados deverão inscrever-se no seguinte link:  https://bit.ly/AulaPublicaFLACSO

 

 

]]>
https://flacso.org.br/2023/12/01/creative-hub-e-tema-de-aula-publica-promovida-pela-especializacao-em-cultura-e-educacao-da-flacso-brasil/feed/ 0
Flacso realizou a reunião do seu Comitê Diretor em Honduras https://flacso.org.br/2023/11/21/flacso-realizou-a-reuniao-do-seu-comite-diretor-em-honduras/ https://flacso.org.br/2023/11/21/flacso-realizou-a-reuniao-do-seu-comite-diretor-em-honduras/#respond Tue, 21 Nov 2023 11:17:47 +0000 https://flacso.org.br/?p=31738

Na quarta-feira, 15 de novembro e na quinta-feira, 16 de novembro de 2023, na cidade de Comayagua, Honduras, foi realizado o Comitê Diretor 2023.03 da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), e na sexta-feira, 17 de novembro, foi realizado o Comitê Diretor 2023.04. 

O Comitê Diretor é formado pelos Diretores das 13 Unidades Acadêmicas da Flacso na América Latina e no Caribe, e se reúne três vezes por ano em diferentes países da região para revisar relatórios acadêmicos e financeiros, aprovar programas e tratar de outras questões específicas para o funcionamento institucional.

Presidido pela diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, o comitê apresentou os informes do ano de 2022 e 2023 do Sistema Flacso.

As reuniões foram realizadas de forma híbrida e contaram com a participação presencial do Secretário Geral da Flacso, dos coordenadores regionais das áreas acadêmica e financeira/administrativa e de representantes das Unidades Acadêmicas da Flacso no Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba , Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras e Uruguai, bem como a participação virtual das Unidades Acadêmicas da Argentina, México, Paraguai e República Dominicana.

]]>
https://flacso.org.br/2023/11/21/flacso-realizou-a-reuniao-do-seu-comite-diretor-em-honduras/feed/ 0
O legado de Enrique Dussel seguirá vivo https://flacso.org.br/2023/11/06/o-legado-de-enrique-dussel-seguira-vivo/ https://flacso.org.br/2023/11/06/o-legado-de-enrique-dussel-seguira-vivo/#respond Mon, 06 Nov 2023 21:25:31 +0000 https://flacso.org.br/?p=31681 Enrique Dussel faleceu neste 5 de novembro, na Cidade do México, aos 88 anos. Fundador das escolas da Filosofia da Libertação e da decolonialidade, o filósofo argentino-mexicano deixa um legado teórico e militante fundamental para o entendimento da América Latina como objeto de estudo e de intervenção social.

Na busca pela transcendência da versão eurocêntrica da modernidade, Dussel propôs a ideia de transmodernidade, um projeto ‘utópico descolonizador’, engendrado a partir do olhar epistêmico mestiço e latino-americano que defende, no lugar de uma modernidade eurocentrada e imposta como projeto global colonial/imperial, uma multiplicidade de propostas que se encontram localizadas – geograficamente, culturalmente e epistemologicamente – nas periferias do mundo.

Trata-se de revelar o potencial epistêmico dos povos que foram colonizados e que aportam diferentes projetos ético-políticos ao debate sobre a produção do conhecimento, a modernidade e seu ‘outro lado’: o racismo, genocídio, ecocídio, patriarcado e epistemicídio. A Flacso Brasil se solidariza com a família, amigos e com os/as pesquisadores/as de diferentes gerações que foram influenciados por seu pensamento.
Enrique Dussel (1934-2023).

]]>
https://flacso.org.br/2023/11/06/o-legado-de-enrique-dussel-seguira-vivo/feed/ 0
Diretora da Flacso Brasil destaca a importância de defender políticas para crianças indígenas em simpósio sobre infância https://flacso.org.br/2023/10/27/diretora-da-flacso-brasil-destaca-a-importancia-de-defender-politicas-para-criancas-indigenas-em-simposio-sobre-infancia/ https://flacso.org.br/2023/10/27/diretora-da-flacso-brasil-destaca-a-importancia-de-defender-politicas-para-criancas-indigenas-em-simposio-sobre-infancia/#respond Fri, 27 Oct 2023 16:18:21 +0000 https://flacso.org.br/?p=31624 Nesta quarta-feira (25), a diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participou do X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância: políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais, em Brasília. O evento reuniu mais de 2000 pessoas entre professores, estudiosos, profissionais e pessoas da sociedade civil que atuam com o tema no Brasil e no mundo.

A diretora Rita participou do segundo painel do Simpósio que trouxe como tema “Conexões entre a alfabetização e a educação infantil”. A mesa abordou as políticas públicas de educação infantil e sua relação com o processo de alfabetização levando em consideração as diversidades de contextos e as múltiplas infâncias brasileiras. 

Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participa do X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Foto: Pedro França

Em sua fala, a diretora convidou todas as pessoas e instituições a “cuidarem das crianças crianças indígenas, uma vez que elas ajudam a segurar o céu”, em alusão ao pensamento do Xamã David Kopenawa, no livro “A queda Céu” (2015). Ressaltou ainda, “a necessidade da oferta de políticas públicas para as infâncias indígenas assentadas na pertinência sociocultural, linguística, na promoção da oralidade, da ludicidade, dentre outros aspectos importantes para os processos de educação e de cuidados”.      

Participaram também do segundo painel, Kátia Helena Schweickardt, Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação e professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ; Nadine Gaab, professora adjunta de educação na Escola Superior de Educação da Universidade de Harvard e Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, que esteve na mediação da mesa.

Infâncias brasileiras

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância, coalizão que reúne 6 organizações: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal,  Fundação Bernard Van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Insper e Porticus.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2011 e, desde então, já mobilizou mais de 20 mil participantes em diferentes capitais brasileiras. O Simpósio é norteado pelo conhecimento científico e aborda temas relevantes sobre o desenvolvimento da primeira infância.

Evento aconteceu em Brasília e reuniu mais de 2000 pessoas.  Foto: Pedro França

 

]]>
https://flacso.org.br/2023/10/27/diretora-da-flacso-brasil-destaca-a-importancia-de-defender-politicas-para-criancas-indigenas-em-simposio-sobre-infancia/feed/ 0
Brasil é um dos países membros do Grilac sobre Juventudes https://flacso.org.br/2023/10/18/brasil-e-um-dos-paises-membros-do-grilac-sobre-juventudes/ https://flacso.org.br/2023/10/18/brasil-e-um-dos-paises-membros-do-grilac-sobre-juventudes/#respond Wed, 18 Oct 2023 14:24:17 +0000 https://flacso.org.br/?p=31497
Com o objetivo de promover políticas públicas que contemplem a pluralidade dos jovens da América Latina e Caribe, a Secretaria Geral da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) anunciou a criação do Grupo Regional de Investigação Latinoamericano e Caribenho (Grilac) sobre juventudes. O Brasil, coordenador do Grilac, é um dos sete países que compõem a equipe especializada e multidisciplinar, somando-se ao Chile, Uruguai, Argentina, Cuba, México e República Dominicana. 

A pesquisa “Trajetórias, práticas juvenis em tempos de pandemia da Covid 19”, incentivou a criação do Grilac, projeto que foi desenvolvido pelo Programa Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Flacso Brasil, em parceria com a  Universidade Federal do Piauí, Instituto de Saúde de São Paulo, Flacso Argentina, Flacso Uruguai, Flacso Chile, Flacso Equador, Flacso México e Flacso Cuba.

Diversidade de gênero, orientação sexual, origem étnica, repercussões das desigualdades e da ausência de políticas para a juventude após a pandemia são algumas das várias linhas de atuação do Grupo de Investigação. Miriam Abramovay, do Programa Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Flacso Brasil, é quem coordena o Grilac.

Sobre o GRILAC

O Grupo Regional de Investigação Latinoamericano e Caribenho  é uma rede especializada e multidisciplinar que reúne pesquisadores de destaque das Unidades Acadêmicas da Flacso.

]]>
https://flacso.org.br/2023/10/18/brasil-e-um-dos-paises-membros-do-grilac-sobre-juventudes/feed/ 0
Seguem abertas as inscrições para curso sobre juventudes, espaço escolar e violências https://flacso.org.br/2023/10/10/estao-abertas-as-inscricoes-para-curso-sobre-juventudes-espaco-escolar-e-violencias/ https://flacso.org.br/2023/10/10/estao-abertas-as-inscricoes-para-curso-sobre-juventudes-espaco-escolar-e-violencias/#respond Tue, 10 Oct 2023 13:11:34 +0000 https://flacso.org.br/?p=31489

O Programa Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), abriu as inscrições para a 3º edição do curso de aperfeiçoamento “Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social”.

O curso, que é totalmente online,  é composto por três módulos totalizando carga horária de 150 horas. Os conteúdos abordados nas aulas levarão os alunos a refletirem sobre juventudes e seus papéis no Brasil e na América Latina, escola e seus desafios, as violências no ambiente escolar, diagnóstico participativo e plano de ação.

PHOTO-2023-04-20-13-02-20.jpg

Profissionais da educação, das artes, da cultura, da saúde, da segurança e da assistência social poderão se inscrever, assim como pesquisadores, gestores em políticas públicas, profissionais vinculados à área social, da sociedade civil organizada, ativistas, militantes e demais interessados no tema.

As inscrições seguem até o próximo dia 9 de novembro de 2023. O valor de investimento é de R$ 500,00 que poderá ser dividido em até  duas vezes no PayPal (carteira digital). 

Saiba mais.

]]>
https://flacso.org.br/2023/10/10/estao-abertas-as-inscricoes-para-curso-sobre-juventudes-espaco-escolar-e-violencias/feed/ 0
Flacso abre inscrições para o minicurso de Antropologia da Criança https://flacso.org.br/2023/09/28/flacso-abre-inscricoes-para-o-minicurso-de-antropologia-da-crianca/ https://flacso.org.br/2023/09/28/flacso-abre-inscricoes-para-o-minicurso-de-antropologia-da-crianca/#respond Thu, 28 Sep 2023 16:38:36 +0000 https://flacso.org.br/?p=31344
 O início das aulas está programado para começar no próximo dia 17 de outubro; curso é inteiramente online 

 

 

O Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), abriu a chamada para o minicurso “Antropologia da Criança”. O minicurso é inteiramente online, com aulas síncronas e conteúdos de apoio pela Plataforma Moodle. O início das aulas está programado para começar no próximo dia 17 de outubro, e seguirá sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. O valor de investimento é de R$ 300,00 que poderá ser dividido em até  duas vezes no PayPal (carteira digital). 

 

A pré-inscrição deverá ser feita pelo link e, na ocasião de fechamento de turma, até 13 de outubro , os inscritos serão contatados para efetivação da matrícula. Estudantes regularmente matriculados que estiverem presentes em pelo menos 75% das aulas e atividades previstas receberão certificado internacional da Flacso Brasil. 

 

O objetivo do curso é tratar do debate da antropologia da criança, analisando as questões teóricas e metodológicas considerando a diversidade cultural de infâncias de povos e comunidades tradicionais e de contextos urbanos no Brasil. Além disso, os alunos irão explorar este campo por meio da análise de etnografias e pesquisas.

image.png

 

Cronograma

 

Aulas às terças-feiras das 19:00-21:00hs

 

1a Sessão 17/10 –  Introdução à antropologia da criança 

 2a Sessão  24/10 – Modos de ser criança

 3a Sessão  31/10 – Direitos, políticas e participação social 

 4a Sessão 07/11 – Metodologias de pesquisas com crianças 

 

Docente

 

Amanda Marqui é Mestra (2012) e Doutora (2017) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Cultura e Educação (2020) pela Flacso Brasil. Atualmente é assessora técnica do Programa de Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade pela Flacso Brasil atuando em projetos de educação intercultural de povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Realizou pesquisas etnográficas com povos indígenas com foco nos processos educativos das crianças nos contextos escolares e comunitários. 

 

Investimento

 

R$ 300,00 em até 2x no PayPal

 

Bibliografia básica

 

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

 

MEAD, Margareth. Educación y cultura. Educación y cultura en la sociedad manus (Parte Primeira). Buenos Aires, Editorial Paidos. 1981

 

FREIRE, L. L.. Entre ruínas e muros: a perspectiva de crianças sobre a remoção de uma favela no Rio de Janeiro. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. 1-13, 2023.

 

LIBARDI, Suzana S; CASTRO, Lucia Rabello de. A proteção da infância no Brasil: uma visão crítica das relações intergeracionais. Revista Estudos e Pesquisa  Psicologia. vol.17 no.3 Rio de Janeiro set./dez. 2017. 

 

MÜLER, Fernanda; SOUSA, E. L. . Etnografias em movimento. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. e41914-13, 2023. 

 

PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia São Paulo, v. 50, n. 1, p. 225- 270, 2007. 

 

SILVA, Aracy L.; NUNES, Angela. Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. 1a edição. São Paulo: Editora Global, 2002.

 

 

]]>
https://flacso.org.br/2023/09/28/flacso-abre-inscricoes-para-o-minicurso-de-antropologia-da-crianca/feed/ 0
Especialização da Flacso Brasil divulga quarta edição do boletim sobre Cultura e Educação https://flacso.org.br/2023/09/27/especializacao-da-flacso-brasil-divulga-quarta-edicao-do-boletim-sobre-cultura-e-educacao/ https://flacso.org.br/2023/09/27/especializacao-da-flacso-brasil-divulga-quarta-edicao-do-boletim-sobre-cultura-e-educacao/#respond Wed, 27 Sep 2023 15:08:30 +0000 https://flacso.org.br/?p=31301

 

Olá! 

Estamos na quarta edição deste boletim de novidades promovido pela equipe da especialização em Cultura da Flacso Brasil! Organizamos destaques de oportunidades no campo da educação e da cultura para acompanharmos de perto!

 

Publicação disponível

]]>
https://flacso.org.br/2023/09/27/especializacao-da-flacso-brasil-divulga-quarta-edicao-do-boletim-sobre-cultura-e-educacao/feed/ 0
Flacso participa de lançamento de coletânea de estudos sobre Registro Civil de Nascimento https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/ https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/#respond Tue, 26 Sep 2023 14:20:00 +0000 https://flacso.org.br/?p=31255 Evento foi promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e reuniu diversas instituições que atuam na pauta

 

A diretora da Flacso Brasil, Rita Gomes do Nascimento, participou, na manhã desta quarta- feira (20), da mesa de abertura do seminário “Viveiro da Práxis”, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH). O evento marcou o lançamento da coletânea de estudos técnicos sobre Registro Civil de Nascimento elaborados pela Flacso em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Registro Civil de Nascimento é um direito humano e fundamental para o exercício da cidadania. Garantir o acesso ao registro civil é garantir o acesso a serviços nas áreas da educação, saúde e assistência social, constituindo uma importante etapa para o exercício da cidadania no país, pois é a partir da certidão de nascimento que é possível obter os demais documentos básicos.

Foto: Clériston do Patrocínio

 

 Em sua fala, Rita Gomes reforçou o compromisso da Flacso com esta agenda e destacou que o desafio da erradicação do sub-registro ainda é grande. Além disso, a diretora também evidenciou que há índices expressivos de falta de acesso à documentação básica em diversos municípios brasileiros, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e entre grupos populacionais histórica e tradicionalmente vulnerabilizados, como os povos indígenas; quilombolas; ciganos; povos e comunidades tradicionais; população em situação de rua; população em situação de privação de liberdade; grupos LGBTQIA+ e outros.

O evento ocorreu de forma presencial no auditório Ana Paula Crosara, em Brasília (DF), e foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Ministério. Também participaram da mesa de abertura o Diretor de Promoção dos Direitos Humanos do MDHC, Alex Vargem; as juízas Raquel Chrispino, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e Carolina Ranzolin, da Corregedoria Nacional de Justiça; e a Oficial de Proteção a Crianças em Emergência da UNICEF, Ana Carolina Castro – além de representantes do Ministério da Saúde, Funai, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN) e da Associação dos Notários e Registradores (ANOREG).

Conheça os cinco volumes da coletânea sobre Registro Civil de Nascimento:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/registro-civil-de-nascimento/publicacoes/coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento 

Assista à gravação do evento:

https://www.youtube.com/watch?v=QrK506DrAgg

]]> https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/feed/ 0 Flacso seleciona produções para caderno sobre Cinemas, Educação e Diversidades https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/ https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/#respond Mon, 25 Sep 2023 18:55:03 +0000 https://flacso.org.br/?p=31248 Seleção está aberta e recebe inscrições até o dia 31 de dezembro de 2023; artigos, ensaios, entrevistas, poemas e demais produções serão aceitas

 

Em mais uma edição da série Cadernos Flacso, a  Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Brasília (IFB), estão organizando o lançamento de uma publicação dedicada ao tema “Cinemas, Educação e Diversidades”.  O Caderno tem como objetivo reunir contribuições, pesquisas e estudos que reflitam sobre os conceitos, temas, práticas e negociações nas relações entre essas áreas.

Além disso, a produção também busca refletir sobre os vínculos entre cinema e educação com centralidade na diversidade e em como promovem uma sociedade mais inclusiva, justa e consciente das diferenças e desigualdades existentes.

“Procuramos expressar o contexto pós-pandêmico, sem perder de vista o impacto e os desafios impostos pela pandemia da Covid 19 no cinema e na educação. Neste sentido, refletir sobre o audiovisual na escola; as práticas educativas e projetos pedagógicos; as formações acadêmicas, profissionais e livres; a formação de professores; a formação de públicos; as políticas públicas; o audiovisual, educação e direitos humanos; e os impactos da pandemia no acesso à educação digital são alguns dos temas passíveis de serem abordados”, diz trecho da convocatória.

Pesquisadoras(es), professoras(es), profissionais do cinema e da educação e demais pessoas interessadas a contribuírem poderão participar da chamada.

 

Série Cadernos Flacso

A série Cadernos Flacso é uma iniciativa da Flacso Brasil para a promoção de temas atuais em destaque na sociedade. Com o objetivo da ampla circulação dentro e fora da academia, se constitui como uma publicação com registro ISBN (International Standard Book Number), digital, gratuita e de livre acesso.

A data limite para envio das contribuições é 31 de dezembro de 2023 e devem ser encaminhadas para o e-mail cadernos@flacso.org.br. No campo “Assunto” deve constar “Cinemas, Educação e Diversidades”. As normas de publicação podem ser consultadas em https://bityli.cc/BHT

 

Caderno Flacso Cinemas, Educação e Diversidades

Textos: Português ou Espanhol                                                                           

Submissão: Até 31 de dezembro de 2023

Envio: cadernos@flacso.org.br (indicando no assunto “Cinemas, Educação e Diversidades”)

Normas de publicação: https://bityli.cc/BHT

Chamada completa: https://bityli.cc/qpz   

 

En español

 

Caderno Flacso: Cines, Educación y Diversidades

Deadline:  31 de diciembre de 2023

Envío: cadernos@flacso.org.br (indicando en el asunto “Cines, Educación y Diversidades”)

Normas de publicación : https://bityli.cc/BHT

Convocatoria: https://bityli.cc/aJn  

Idiomas: Portugués o Español                                                                        

 

]]>
https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/feed/ 0