Enfrentamento da cultura do fracasso escolar como catalizador da construção de currículos específicos que valorizem os saberes, características formadoras e diversidade própria das modalidades de educação das populações tradicionais na região norte do Brasil

O projeto contou com equipe intercultural, composta por pesquisadoras indígenas, quilombolas e do campo, mestres e doutoradas em áreas transversais à educação. Produziu estudo quantitativo e qualitativo desenvolvido a partir das modalidades de educação escolar de populações tradicionais dos estados do Amazonas, Maranhão, Amapá e Pará. A equipe também se dedicou à análise técnica e conceitual dos três cadernos de recomendações da Estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar – TSE, produzidos pelo Unicef, de modo a adequar as propostas às especificidades da educação direcionada a povos e comunidades tradicionais. Ainda produziu um Caderno de formação específico sobre trajetórias dignas a partir das quatro modalidades de educação. O projeto culminou na realização do Seminário Internacional Trajetórias de Sucesso Escolar entre os dias 15 e 17 de junho de 2021.

Equipe:

André Lázaro

Debora Mate

Givânia Silva

Josileia Daniza

Karla Fornari

Kamila Wanderley

Laise Diniz

Nadia Cardoso

Renata Montechiare

Susana Grillo

Tatiana Maia

Zuila Cova

Este projeto pertence aos seguintes programas: Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade