fbpx

Disseminação das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos para entidades e lideranças da educação não formal

Este projeto pertence aos seguintes programas: Cidadania, participação social e políticas públicas

Status: Realizado

O Projeto pretende contribuir com um mapeamento sistemático de organizações vinculadas à luta geral dos direitos humanos e das específicas. Esse imenso universo que se multiplica constantemente apresenta problemas de duplicação de atividades, de dispersão, de perda de eficácia pela atuação isolada, pelo desconhecimento de outras entidades afins, entre outros.

Este mapeamento será composto de dados essenciais que caracterizam as entidades como atuantes na educação não formal para um cadastro geral – condição para propor sua organização em redes, formas de intercâmbio de experiências, eventos conjuntos, entre outras atividades. Buscar-se-á a maior abrangência possível na ação pelos direitos humanos, de forma a abarcar a todas as formas de organização, definindo no levantamento suas particularidades e aspetos comuns. O cadastro será colocado em uma página na internet que servirá não apenas para informação, mas também para estabelecimento de relações entre as organizações e estruturação de atividades comuns.

Esse movimento terá como base as Diretrizes Nacionais de Educação em direitos Humanos, construídas pelo Conselho Nacional de Educação (MEC) e pelo Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (SDH), lançadas em 2012.

O trabalho será realizado no plano educacional não formal, para organizações de distintas naturezas, ligadas à luta pelos direitos humanos. Tem como atividades: fazer o levantamento das principais organizações não formais – especialmente redes – que desenvolvem trabalho educacional sobre os direitos humanos e levantar seus tipos, o qual balanço fazem deles, os efeitos que logram estar conseguindo em relação os direitos humanos, os problemas principais que enfrentam, as formas de articulação com outras redes que tem conseguido construir.

Site
www.caravanaedh.org

Objetivos
– Disseminar as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos para entidades e lideranças da educação não formal e formal no Brasil.
– Mapear as principais organizações e redes que desenvolvem trabalho educacional sobre os direitos humanos no Brasil.

Público envolvido
Lideranças e redes que desenvolvem trabalhos de educação não formal sobre os direitos humanos

Período
2013 a 2015

Abrangência
Nacional, com base nas capitais

Parceiros
Organizações sociais e governos (Prefeituras e Estados) e Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República

Equipe
Káthia Dudyk  (Coordenação)
Maria Lizeth Acquist
Renata Paredes

 

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil