Consultoria técnica em educação para povos e comunidades tradicionais

Consultoria técnico-educacional para análise e revisão dos materiais do programa Trajetórias de Sucesso Escolar, direcionados à educação intercultural de povos e comunidades tradicionais. Este projeto sugeriu reformulações considerando o enfrentamento da cultura do fracasso escolar como catalizador da construção de currículos específicos que valorizem os saberes, características formadoras e diversidade própria das modalidades de educação das populações tradicionais na região norte do Brasil. Trabalhou com equipe de pesquisadoras indígenas, quilombolas, do campo e de regiões de fronteira para educação intercultural, tendo realizado:

  • Estudo quantitativo e qualitativo de modalidades de educação escolar de populações tradicionais dos Estados do Amazonas (AM), Maranhão (MA), Amapá (AP) e Pará (PA);
  • Análise e revisão técnica dos 3 cadernos de recomendações da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) realizadas à luz dos conceitos de diversidade e inclusão;
  • Produção de cadernos de práticas escolares produzidos a partir das modalidades de educação escolar indígena, quilombola, do campo e em situação de emergência (com ênfase em populações migrantes e refugiadas no âmbito da estratégia TSE Unicef).

Equipe:

André Lázaro
Debora Mate
Givânia Silva
Jozileia Kaingang
Kamila Wanderley
Karla Fornari
Laise Diniz
Nadia Cardoso
Renata Montechiare
Rita Potyguara
Susana Grillo
Zulia Santos

Este projeto pertence aos seguintes programas: Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade