Inscreva-se com desconto até 05/08

 

3ª Turma | Modalidade virtual

Especialização e Curso Internacional

Início em setembro de 2021

Modalidade: Virtual

Especialização: 40 créditos, 360 horas

Curso Internacional: 9 créditos, 90 horas

Duração: setembro de 2021 a junho de 2022

Inscreva-se aqui.

Resolución CD 2019.03/12

COORDENAÇÃO GERAL
Karina Batthyány (CLACSO e Universidad de la República, Uruguai) e Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos)

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai)

COMITÊ ACADÊMICO
Salete Sirlei Valesan Camba (Flacso Brasil), Karina Batthyány (CLACSO e Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos), Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai)

A certificação da Especialização e do Curso Internacional serão realizados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).


FUNDAMENTAÇÃO

As mudanças vividas nos últimos anos nas sociedades latino-americanas – participação feminina no mercado de trabalho, processo de envelhecimento e transformações familiares – nos convidam a refletir sobre a organização social do cuidado em contextos de mudança.

Recentemente, as análises e pesquisas empíricas da academia em torno do tema do cuidado têm se expandido significativamente: desenvolvimento de novos conceitos como a organização social do cuidado, estudos sobre a configuração da demanda e oferta de cuidados, pesquisas sobre os vínculos entre as migrações femininas e o cuidado, análise de políticas públicas, estudos sobre as práticas de cuidado em diferentes gerações, levantamentos sobre as representações sociais do cuidado, entre tantos outros.

Soma-se a isso a ampliação das políticas voltadas para o atendimento na América Latina, para as quais é necessário contar com pessoas capacitadas a fim de contribuir para a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas.

OBJETIVOS

O objetivo da Especialização consiste em:

  • fornecer ferramentas teóricas que permitam uma formação sólida a respeito da vinculação entre gênero e cuidado, seus principais debates e tensões conceituais;
  • conhecer os avanços da pesquisa empírica realizada na região e suas principais contribuições;
  • capacitar para a análise e formulação de políticas públicas de forma que os estudantes sejam capazes de realizar contribuições que permitam incorporar a perspectiva de gênero nas questões do cuidado.


PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a alunos de graduação e pós-graduação; professores de todos os níveis; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no estudo e implementação de políticas de atenção na América Latina e no Caribe.

EQUIPE DOCENTE

María Ángeles Durán (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha), Rosario Aguirre (Universidad de la República, Uruguai), Laura Pautassi (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Nadya Guimarães (Universidade de São Paulo, Brasil), Bila Sorj (Universidad Federal de Rio de Janeiro, Brasil), Amaia Pérez Orozco (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica), Jeanine Anderson (Pontificia Universidad Católica del Perú), Lucia Scuro (CEPAL, Uruguai), Eleonor Faur (Universidad Nacional de San Martín, Argentina), Karina Batthyány (CLACSO y Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidad de Minnesota, Estados Unidos), Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai).

ESTRUTURA ACADÊMICA

A Especialização em Políticas do Cuidado com Perspectivas de Gênero terá duração de 12 meses e para a certificação faz-se necessário: a realização de um curso internacional, dois seminários virtuais eletivos da estrutura curricular, uma oficina de apoio à redação do trabalho final e a elaboração do trabalho final.

O Curso Internacional terá duração de 12 meses e requer para sua certificação a realização e aprovação de um projeto final, além da participação em pelo menos 80% das atividades e tarefas propostas pelos docentes.

A Especialização e o Curso Internacional acontecerão entre setembro de 2021 e agosto de 2022.

Os alunos da Especialização e do Curso Internacional terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão a realização dos seminários virtuais e orientarão a produção dos trabalhos finais.

Terminados os seminários, os alunos terão um prazo de quatro meses para entrega do trabalho final. Se estiver pendente a conclusão de créditos, também terão esse prazo para cumpri-los.

A Especialização e o Curso Internacional são certificados pelo CLACSO e pela Flacso Brasil.

A Especialização tem carga horária total de 360 horas e o Curso Internacional de 90 horas.

ESCLARECIMENTO

Quem se inscrever na Especialização completa não precisa fazer inscrição separadamente no Curso Internacional.

Os cursos podem ser ministrados em espanhol ou português indistintamente, ambas as línguas oficiais da Flacso e do Clacso.


OFERTA CURRICULAR

Os seminários virtuais serão oferecidos indistintamente em espanhol e português. Da mesma forma, a bibliografia poderá ser oferecida nas duas línguas oficiais do curso. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também poderão ser nessas línguas. O trabalho monográfico final poderá ser em espanhol, português ou inglês.

Curso Internacional “Políticas do cuidado com perspectiva de gênero”

Resumo

O curso abordará as principais discussões e análises em torno do tema do cuidado a partir de uma análise de gênero. Ao longo das conferências, as discussões e os desafios conceituais estarão focados no conteúdo e escopo do cuidado, bem como no vínculo entre os regimes de assistência e bem-estar, cidadania e direitos, e as análises e pesquisas sobre migração e cuidado.

Aulas e professores

Aula 1 – Gênero e cuidado: conceitos centrais – Profa. Karina Batthyány (CLACSO e Universidad de la República, Uruguai)

Aula 2 – Ética do cuidado e democracia do cuidado – Prof. Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos)

Aula 3 – Cuidado e uso do tempo – Profa. María Ángeles Durán (Conselho Superior de Pesquisa Científica, Espanha)

Aula 4 – Metodologias de abordagem do cuidado – Profa. Lucía Scuro (CEPAL, Uruguai)

Aula 5 – Direitos à assistência – Profa. Laura Pautassi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)

Aula 6 – Profissionais de saúde – Profa. Nadya Guimarães (Universidade de São Paulo, Brasil)

Aula 7 – Cuidado e Estado – Profa. Bila Sorj (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

Aula 8 – Cuidado e migração – Profa. Amaia Pérez Orozco (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)

Aula 9 – Regimes de cuidado: desafios e oportunidades para a igualdade – Profa. Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica, Costa Rica)

Aula 10 – O Estado e a paternidade na América Latina: genes, suporte econômico e cuidado – Profa. Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica, Costa Rica)

Aula 11 – Cuidado em uma perspectiva antropológica – Profa. Jeanine Anderson (Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru)

Aula 12 – Cuidado e envelhecimento – Profa. Rosario Aguirre (Universidad de la República, Uruguai)

Seminários Eletivos

  1. Debates conceituais e metodológicos sobre o cuidado

Resumo

Nesta unidade curricular os alunos serão apresentados às várias definições de cuidado e trabalharão em torno de reflexões sobre a perspectiva da ética do cuidado; as ligações entre a teoria de gênero e o cuidado; reflexões sobre diferentes dimensões do cuidado, entre outras. Serão abordadas as posições que o reconhecem como um trabalho associado ao amor e à identidade feminina, bem como as posições que o definem como um trabalho remunerado e não remunerado, assimilável ou não a outros tipos de trabalho. Da mesma forma, trabalhará os desafios e as reflexões metodológicas para medição do cuidado. Metodologias qualitativas e quantitativas dos cuidados nos diferentes países da região serão abordadas, como também os desafios da medição quantitativa do cuidado com base nas contribuições das Pesquisas de Uso do Tempo da região e seus principais desafios.

Coordenação

Karina Batthyány (Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos), Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai) e Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai)

  1. A Organização Social do Cuidado

Resumo

Neste curso propõe-se trabalhar em torno do cuidado como componente do bem-estar social, e como ele é prestado e distribuído nos diferentes regimes de bem-estar. Isso o conecta com a discussão de políticas públicas e com o direito à assistência. Trabalhará o conceito de organização social do cuidado, análise da oferta e demanda de cuidado, arranjos e estratégias de cuidado familiar, análise de estudos de representações sociais do cuidado.

Coordenação

Eleonor Faur (Universidade Nacional de San Martín, Argentina)

  1. Migração, gênero e cuidado

Resumo

Trabalharemos os impactos na origem e destino da migração para a organização social do cuidado de crianças e pessoas com dependência, abordando a análise de estudos no contexto nacional e regional. Serão estudadas discussões sobre cadeias globais de cuidado e apresentadas numerosas pesquisa na América Latina sobre o assunto.

Coordenação

Divisão de Assuntos de Gênero – CEPAL

  1. Sistemas e políticas de atenção na América Latina

Resumo

Neste curso serão apresentados casos paradigmáticos ou marcantes de países da região relacionados ao desenvolvimento de suas políticas públicas de atenção. O curso se realizará a partir de uma análise comparativa das políticas públicas relacionadas à família, proteção social, assistência, trajetória de vida, bem-estar na perspectiva de gênero, em diferentes países da região.

Coordenação

Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai), Laura Pautassi (Universidad de Buenos Aires, Argentina) e Juliana Martínez (Universidad Nacional de Costa Rica, Costa Rica)

Oficina de apoio à elaboração do trabalho final

Resumo

A oficina é um espaço de formação destinado a orientar a elaboração do trabalho monográfico final da Especialização. Os estudantes terão acompanhamento e orientação na elaboração do objeto de análise, na sua tradução em problema de estudo viável, na construção de um plano de trabalho, no desenvolvimento de redes argumentativas e na definição de conclusões analíticas. Essas tarefas serão realizadas individual e coletivamente por meio de intercâmbio entre pares e com o professor responsável pela oficina, através do fórum de discussão. O objetivo da oficina é a produção do esboço do trabalho final da Especialização. O trabalho monográfico final poderá ser em espanhol, português ou inglês.

Coordenação

Karina Batthyány (Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidad de Minnesota, Estados Unidos), Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai) e Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai).

CRONOGRAMA


FORMAS DE PAGAMENTO

CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
CM Associado: se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
Sem vínculo: se você NÃO possui nenhum desses vínculos com CLACSO.


ESPECIALIZAÇÃO

Pagamento em uma parcela antes de 05/08 Pagamento em uma parcela após 05/08 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno
USD 350 USD 500 USD 660 (3 x USD 220)
CM Associado USD 400 USD 600 USD 870 (3 x USD 290)
Sem vínculo USD 450 USD 800 USD 1080 (3 x USD 360)


CURSO INTERNACIONAL

Pagamento em uma parcela antes de 05/08 Pagamento em uma parcela após 05/08 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno
USD 100 USD 200 USD 270 (3 x USD 90)
CM Associado USD 150 USD 250 USD 360 (3 x USD 120)
Sem vínculo USD 200 USD 320 USD 450 (3 x USD 150)

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.


PERGUNTAS FREQUENTES

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.brcuidados3@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.

Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar.