CPA participa de Encontro Preparatório para a Reunião de Altas Autoridades sobre DH do Mercosul

O CPA será representado até 2022, nas atividades da RAADH, por dois adolescentes titulares e dois suplentes escolhidos pelo Comitê.

Com informações da Ascom/Conanda

A adolescente Ana Beatriz Silva e os adolescentes Raul Zainedin Rocha e Pedro Lorena Filho, integrantes do Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA), representaram o Brasil no último dia 07/03, no 1º encontro preparatório para a Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), que acontecerá em maio deste ano com presidência pró-tempore da Argentina.

Os adolescentes do CPA representam o Brasil no âmbito da Rede Sur de Crianças e Adolescentes (RedSurca), um espaço de participação de adolescentes criado em 2018 pela iniciativa Niñ@Sur, comissão permanente da RAADH, composto por adolescentes dos países membros e associados do Mercosul – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.

O objetivo desta primeira reunião preparatória virtual foi o de apresentar as delegações de adolescentes dos países e a metodologia, deste e dos próximos encontros preparatórios, assim como, compartilhar as agendas e temáticas que serão debatidas por ocasião da RAADH em 28 de maio de 2021.

Para os adolescentes que participaram da reunião foi um momento de grande satisfação e orgulho por estarem representando o Brasil. Segundo Pedro Lorena Filho, apesar da barreira da língua foi um momento ímpar e muito gratificante, “pude perceber que é um espaço de união e não de competitividade entre os países”, disse Pedro.

Já Ana Beatriz Silva destacou o fato de os adolescentes se comportarem como adolescentes, sem adultocentrismo, “mesmo falando de políticas públicas não percebi adolescentes se comportando como adultos”, explicou Ana.

Raul Zanedin observou que os adolescentes foram tratados com seriedade, “os adultos nos trataram com seriedade e ainda assim era um clima leve com adolescentes falando de assuntos sérios, mas como adolescentes” reforçou Zanedin.

O CPA é o órgão representante do Brasil na RedSurca e, conforme recomendado pela Comissão Niñ@Sur, promoveu processo de escolha democrático, protagonizado pelos adolescentes que integram o Comitê, para definir os adolescentes titulares, respeitada a paridade de gênero, (Raul Zanedin e Ana Beatriz Silva) e os suplentes ( Pedro Lorena Filho e Maria Eduarda Silva), que atuarão na RedSurca até 2022.

Saiba mais sobre a RAADH

A Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do MERCOSUL (RAADH) é um espaço de coordenação dos governos dos países membros do MERCOSUL sobre políticas públicas de direitos humanos, que reúne as principais autoridades responsáveis pelas políticas de Direitos Humanos nestes países.

Participam desta Reunião (RAADH), que acontece de seis em seis meses, Ministros(as), Secretários(as) e representantes dos departamentos e áreas governamentais mais importantes dos países membros e associados, quando o assunto é direitos humanos.

A RAADH conta também com Comissões Permanentes que tratam da cada temática em direitos humanos de forma a contribuir com os debates sobre os direitos humanos de vários grupos como: pessoas idosas, com deficiência, população LGBTQIA+, entre outros grupos. Entre estas comissões permanentes está a iniciativa NIÑ@SUR, que trata dos direitos das crianças e adolescentes do Bloco na RAADH.

Saiba mais sobre a RedSurca

A RedSurca, Rede Sur de Crianças e Adolescentes, é uma rede de organizações de crianças e adolescentes dos países membros e associados ao MERCOSUL e é composto por representantes: da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.

A Rede foi proposta no ano de 2018 e aprovada como parte do Plano Semestral da Comissão Niñ@Sur em 2019 com o objetivo de promover o cumprimento e a divulgação dos direitos de crianças e adolescentes, com a participação de adolescentes dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL.

São objetivos específicos da RedSurca:

  • A troca de opiniões entre seus membros para obter informações sobre as diversas realidades;
  • Fazer recomendações aos Estados Partes e Associados do MERCOSUL;
  • Promover o monitoramento / acompanhamento dos compromissos dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL;
  • Coletar e trocar informações sobre a situação dos direitos das crianças e adolescentes em cada Estado Parte e Associado do MERCOSUL; e
  • Influenciar a preparação do Plano de Trabalho da Comissão RAADH Niñ@Sur.

CPA

O CPA é um projeto executado pela Flacso Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMDFDH), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).