fbpx

Sampa Cine Tec: Audiovisual, Cinema e Tecnologia

Este projeto pertence aos seguintes programas: Cidadania, participação social e políticas públicas

Status: Realizado

Coordenação: Thaís Chita
Financiamento: Agência São Paulo de Desenvolvimento – AdeSampa e SPCine

 

O Projeto Sampa Cine Tec: Audiovisual, Cinema e Tecnologia foi idealizado para articular os diversos olhares sobre os processos de trabalho na cadeia de audiovisual e a implementação de um referencial teórico-metodológico de formação e monitoramento com base na concepção de Educação Popular e na Cultura Popular, ou seja, numa perspectiva de promoção de autonomia, justiça social, sustentabilidade e radicalidade da democracia. O ponto inicial da construção desse conhecimento foi a prática social concreta e a realidade onde ela acontece e, a partir dela, foram estruturados novos níveis de compreensão sobre as mesmas, entendendo sua complexidade histórica, tanto em âmbito político e social, quanto econômico e cultural afim de buscar caminhos para a organização e a transformação social.

Desenvolvido no âmbito do Programa Bolsa Trabalho (PBT), foi fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, Empresa Pública de Cinema e Audiovisual de São Paulo (Spcince) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) e Flacso Brasil.

Cinco Eixos Geradores organizaram as ações do Projeto:

Eixo Gerador 1: Formação em Educação Popular e Cidadania
Eixo Gerador 2: Fortalecimento de coletivos e formação prática dos jovens
Eixo Gerador 3: Inserção Produtiva no Audiovisual – Spcine
Eixo Gerador 4: Criado em Sampa I
Eixo Gerador 5: Inserção produtiva e formação profissional

Foi composto por uma formação inicial com conteúdos referentes às questões técnicas de produção de audiovisual e pertinentes ao mundo do trabalho, à cidadania, além de panorama geral e específico do audiovisual como atividade produtiva e econômica, aspectos e atividades que compõe sua cadeia produtiva. Além disso, os jovens bolsistas passaram por vivências em produtoras e coletivos de audiovisual.

Objetivos

Oferecer uma experiência formativa para a amplitude de possiblidades, como também apontar os desafios profissionais do setor audiovisual, de forma que ajude os jovens a identificar vocações e aptidões para inserção produtiva na área.

Contribuir para a construção de um referencial teórico-metodológico de formação e monitoramento, com base na concepção de Educação Popular e na Cultura Popular.

Identificar saberes e fazeres que possam se transformar fortalezas de formação continuada para os jovens e em ativos econômicos dentro do escopo da Economia Criativa.

Público envolvido
Jovens de 16 a 29 anos

Período
Outubro de 2016 a outubro de 2017

Abrangência
São Paulo

Parceiros
Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, Empresa Pública de Cinema e Audiovisual de São Paulo (Spcince) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) e Flacso Brasil.

 

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil