fbpx

Minicurso: (Re) conceptualizando o gênero e a etnicidade: novos olhares desde a América Latina

Coordenação: Rebecca Lemos Igreja (FLACSO-Brasil/ UnB), Sofia Cevallos Vivar (FLACSO-Brasil/Universidade de Paris 8)

Este curso abordará as relações entre gênero, etnicidade, política e territórios com o objetivo de refletir sobre os processos de organização de mulheres e homens indígenas no contexto das lutas socioambientais que ocorrem na região.

Desde o início do século, os povos indígenas, camponeses, quilombolas e afrodescendentes do continente têm assistido a processos políticos particulares. A transformação das Constituições Plurinacionais (casos do Equador, Bolívia, Venezuela, Peru etc.), implicou por um lado um avanço no reconhecimento da diversidade étnica e cultural e dos direitos territoriais; por outro lado, uma série de políticas governamentais favoráveis à expansão do modelo de desenvolvimento extrativista significou um retrocesso em termos de reconhecimento de direitos, afetando, ao mesmo tempo, o aprofundamento dos conflitos socioambientais na região. As políticas extrativistas têm implicado um forte enfraquecimento das condições de vida em nível local, impactando particularmente a vida de mulheres, crianças, adolescentes que têm enfrentado violência, exclusão e a destruição de seus modos de vida, das formas de organização, cuidado e sustento próprio.

Nas Américas, diferentes grupos e movimentos sociais estão debatendo o entrelaçamento entre gênero e etnicidade, lutas antirracistas e anti-extrativistas e, a partir disso, esses grupos estão inventando novas formas de luta e resistência. Neste minicurso procuraremos destacar alguns componentes desse debate, incluindo noções como territórios, territorialidades, comunidades ecológicas, formas de cuidado e as relações que são tecidas entre eles. A reflexão incluirá uma análise de como o processo de colonização afetou as relações de gênero; os marcos da reflexão sobre gênero; os principais movimentos que surgiram em torno deles e enfrentando o desafio de formular novas políticas públicas que se adaptem aos contextos sociais e culturais dessas populações.

Período de aulas: 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, das 14:00 ás 18:30 (Horário de Brasília)

Inscrições:
Alunos da UnB (SIGAA)
Participante externo (clique para se inscrever)

Valor de Inscrição:
Participantes Externos: R$90,00
Alunos da UnB: Gratuito (caso desejem o certificado da Flacso, devem se inscreverem como participantes externos e realizarem o pagamento normalmente)
Cotas para auto declaração:
-Afrodescendentes: (gratuito)
-Indígenas (gratuito)

Corpo Docente: Dra. Rita Potyguara (Diretora FLACSO/ Brasil), Dra. Mary García Castro (UFBA/FLACSO, Brasil/UERJ/PPCIS/NUDERG – bolsista da FAPERJ); Millaray Painemal (ativista chilena); Profa. Dra. Maria Luisa Castro Muniz (UnB e Universidade Andina Simón Bolivar); Lcda. Lineth Calapucha (Vice-presidente da Associação dos povos kichwa originários de Pastaza, Equador); Profa. Dra. Laura Valladares (Universidade Autónoma Metropolitana de México); Profa. Dra. Veronica Yuquilema (CLACSO e INREDH); Profa. Dra. Rosalva Aída Hernández (CIESAS, México); Mestre Elisa Pankararu (Departamento mulheres da APOINME); Profa. Dra. Ivette Vallejo (FLACSO-Ecuador) ; Mestre Juliana Tupinambá (Doutoranda da UnB e Assessora da APOINME); Rosa Campoalegre (Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, Cuba); Deise Benedito; Teresa Cunha (Centro de Estudos Sociais, Coimbra); Mestre Zenaida Yasacama (Vice-presidente da Confederação de nacionalidades indígenas do Equador, CONAIE).

Modalidade: Presencial (Brasília) e Virtual

Dias e Horários: Veja a programação completa aqui

Público: O curso é livre e está voltado para o grande público.

Mais informações, acesse: https://estudosmundiais.org.br/index.php/pt/atividades/semin%C3%A1rios-e-cursos/173-minicurso-g%C3%AAnero-etnicidade.html

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil