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Pós graduação stricto sensu

 

Turma 2024

Modalidade Virtual

Diploma Internacional

Duração de 24 (mínimo) a 30 (máximo) meses

Início: Março de 2024

Coordenação: Júlia Tibiriçá

Inscrições encerradas

Por meio do Maestría “Estado, Gobierno y Políticas Públicas, a FLACSO Brasil pretende contribuir com a qualificação de agentes públicos, ativistas do campo social, quadros sindicais e sociais em pesquisa,  análise e formulação de políticas públicas para o campo democrático, sobretudo situadas nos contextos brasileiro e latino-americano. Espera-se do mestrando a disposição de cumprir um plano de estudos e pesquisa amplo, complexo e intersetorial, capaz de promover a reflexão sobre a sociedade brasileira contemporânea e gerar ações em políticas públicas. 

As certificações internacionais da Maestría “Estado, Gobierno y Políticas Públicas são emitidas pela Secretaria Geral da FLACSO (Costa Rica). Para maiores informações sobre procedimentos de validação de diploma em território brasileiro, clique aqui.

Declaração de aprovação do Programa Docente de Maestría en Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela Secretaria Geral da Flacso.

Você conhece a especialização nessa temática? Saiba mais.

APRESENTAÇÃO

A Maestría “Estado, Gobierno y Políticas Públicas busca dar visibilidade à pluralidade do campo social brasileiro em suas dimensões culturais, de gênero, raciais e regionais, a fim de nortear a pesquisa, análise e produção de políticas públicas inovadoras capazes de enfrentar os desafios do Brasil contemporâneo. Reconhece, portanto, que a transformação efetiva da sociedade brasileira requer ações baseadas em planejamento para consolidar a melhoria das condições de vida e a superação das desigualdades de forma sustentável.

O curso está organizado em formato inteiramente online, totalizando 60 créditos e 600 horas/aula. Poderá ser cursado no mínimo em 24 meses e no máximo em 36 meses, após os quais, desde que tenha obtido aprovação em todos os créditos disciplinares, o estudante deverá defender sua dissertação perante banca examinadora para obtenção do título de Mestre. 

Veja nosso banco de dissertações defendidas no repositório de teses do Sistema Flacso!

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

A seleção para o curso de Maestría “Estado, Gobierno y Políticas Públicas exige como requisito para inscrição a submissão dos seguintes documentos:

  • Diploma de graduação em nível superior completo;
  • Histórico Escolar do curso de graduação em nível superior completo;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Curriculum Vitae.
OBJETIVOS

Pretendemos contribuir com a formação de agentes públicos e multiplicadores promovendo ferramentas para:

  • a compreensão da trajetória sócio-histórica do Brasil e da América Latina e como ela nos conduziu ao estágio atual da vida social nacional e regional;
  • a compreensão das condições institucionais e dos instrumentos de governo para promover políticas públicas comprometidas com a equidade e a democracia.
  • pesquisa, análise e desenho de políticas públicas para inclusão, com especial ênfase nos programas e projetos de defesa e promoção da igualdade;
  • abordar de modo interdisciplinar e intersetorial o campo das políticas públicas e de atuação social na sociedade civil para o enfrentamento da desigualdade em suas múltiplas dimensões, consideradas a partir do ponto de vista regional;
  • familiarizá-los com procedimentos das ciências sociais e aplicadas – ciência política, sociologia, economia, história, etc. – e da contribuição que tais saberes acadêmicos fornecem para a compreensão das causas e efeitos da desigualdade material e simbólica no Brasil, bem como das políticas e instrumentos capazes de promover seu enfrentamento.
PÚBLICO ALVO

Profissionais com graduação completa e vivência e conhecimento prático adquirido em agências públicas, organizações profissionais e sindicatos, movimentos sociais e organizações não governamentais. Será valorizada a formação dos candidatos/as, especialmente, no campo das ciências sociais e aplicadas, embora poderão também ser aceitos candidatos/as que respondam ao perfil do curso e formados/as em qualquer campo do conhecimento.

COMO SERÃO AS AULAS?

As aulas serão oferecidas de forma sincrônica, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, e ficarão disponíveis para acesso ao longo do período de oferecimento da disciplina. Nossa plataforma permite a interação em tempo real entre estudante e docente, tal como o contato posterior ao momento da aula para dúvidas e comentários. Uma série de recursos para aprendizagem ativa estão à disposição de nosso corpo docente para o oferecimento de aulas dialogadas, interativas e compatíveis com os saberes teóricos e práticos que serão desenvolvidos ao longo do curso.

O QUE VOU APRENDER?

O curso se organiza em torno da seguinte estrutura curricular:

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

HORAS AULA

CRÉDITOS

Ferramentas analíticas das ciências humanas

80h

6

Estado Brasileiro e Desenvolvimento Capitalista

80h

6

Metodologia da Pesquisa Científica

80h

6

Teoria e Prática em Políticas Públicas

80h

6

Técnicas de Redação e Pesquisa

80h

6

Seminário de Pesquisa I

40h

3

Seminário de Pesquisa II

40h

3

Eletiva I

40h

3

Eletiva II

40h

3

Eletiva III

40h

3

Total disciplinas obrigatórias

600h

45

Atividades de Orientação e Pesquisa

N/A

15

 

Veja abaixo a ementa prevista em nossa grade de disciplinas:

  • Ferramentas Analíticas das CIências Humanas

A disciplina é prevista em três unidades. A primeira unidade tem por objetivo introduzir os estudantes ao campo da Ciência Política, através de uma abordagem panorâmica acerca de algumas idéias ou noções fundamentais para pensar a política – tais como noções de poder, estado, governo, nação, povo e, acima de tudo, a própria noção de política. A segunda unidade partirá dos conceitos básicos da sociologia, apresentando-os e utilizando-os de modo a relacioná-los com a realidade brasileira/ Para isso, faz-se necessário conhecer o processo histórico que levou a uma determinada estrutura social, característica da nossa variedade de capitalismo. Por fim, pretende-se introduzir o estudante em noções de administração pública, destacando a evolução histórica do modelo patrimonialista, burocrático e gerencial, e debatendo os desafios contemporâneos da gestão pública brasileira. Será discutida a formação da burocracia no Brasil e a transição do Estado a partir da Reforma Gerencial realizada nos anos 90, em perspectiva comparada. Aborda-se, por fim, as críticas ao modelo gerencial, o conceito de governança pública e os avanços nos mecanismos de controle, accountability e transparência.

 

  • Estado Brasileiro e Desenvolvimento Capitalista

A disciplina organiza-se em torno de três unidades. Primeiramente, objetiva-se apresentar um panorama das principais questões modernas e contemporâneas relacionadas ao processo de formação, desenvolvimento e consolidação do Estado moderno brasileiro, a fim de se problematizar a natureza e as funções do poder estatal no capitalismo periférico. Para tanto busca-se problematizar: (i) Formação, desenvolvimento e consolidação dos Estados Nacionais; (ii) o processo de construção do Estado nacional brasileiro; (iii) Estado e desenvolvimento no Brasil. Em um segundo momento, a disciplina dará foco à consolidação e as instabilidades do Estado a partir da reconstrução da história da ascensão e da crise do Estado desenvolvimentista e do Estado de bem-estar social, tratando também dos pactos em torno do poder constituinte, do presidencialismo de coalizão e do federalismo. Por fim, procurará discutir e apresentar os marcos históricos do processo de desenvolvimento capitalista brasileiro, destacando os desafios colocados por seu caráter tardio, as intensas transformações promovidas na base produtiva nacional, os impasses e constrangimentos colocados pelas graves crises externas e a dinâmica do processo de regressão econômica que se estende desde as duas últimas décadas do século passado.

 

  • Teoria e Prática em Políticas Públicas

A disciplina buscará tratar de aspectos do estudo das políticas públicas, como os conceitos trabalhados pela ciência política para a abordagem da questão e as interações entre as políticas públicas e a desigualdade e as políticas públicas e o mercado de trabalho, considerando: 1) que as desigualdades são ponto estruturante das sociedades capitalistas e que tomam formas ainda mais complexas no Brasil; 2) que mesmo para autores de espectros teóricos variados, o mercado de trabalho tem papel fundamental na estrutura da sociedade capitalista. Discutirá, também, dimensões introdutórias às políticas sociais e de como os conceitos se desenvolvem e se relacionam a períodos históricos específicos no mundo e no Brasil. No mundo, serão enfatizadas as diferenças entre os períodos do Welfare State e a ascensão do neoliberalismo; no Brasil, serão abordadas as mudanças institucionais com a Constituição Cidadã, em risco mais recentemente com as políticas de austeridade. Por fim, serão apresentados os conceitos e as tipologias de orçamento público, ou seja, de organização do Estado dentro da peça orçamentária e, como objetivo específico, discutida a forma como esse instrumento é utilizado tanto para a execução dos programas de governo quanto para a execução da política econômica, no caso brasileiro.

 

  • Metodologia da Pesquisa Científica

Nesta disciplina, será discutida a pesquisa científica nas ciências humanas, seu objetivo, métodos e técnicas a partir da leitura de bibliografia indicada, da discussão de pesquisas (dissertações e teses). Para tanto, será nosso objetivo investigar a tipologia da pesquisa científica de modo a apoiar as discentes a desenvolver seus objetos de pesquisa e a pergunta que guiará sua própria investigação, posteriormente. Também serão abordadas as ferramentas fundamentais de pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, tais como análises dos indicadores sócio-econômicos, definição de amostragem, definição de campo de investigação, coleta de dados, organização de dados, elaboração de questionários e entrevistas e a estatística aplicada à ciências humanas. Ainda, estarão no horizonte as dimensões éticas nas práticas de pesquisa e as ferramentas de escrita científica.

  • Técnicas de Redação e Pesquisa Científica

Fornecer subsídios teóricos e práticos aos estudantes, para organizarem suas leituras e aprimorarem seus processos de escrita de textos acadêmicos demandados ao longo do curso e, ao final, na escrita da dissertação. Explorar diversos gêneros textuais como: fichamentos, sínteses, resumos, resenhas e outros.

  • Seminários de Pesquisa

As disciplinas de Seminários de Pesquisa serão organizadas em torno de leituras programas e focalizadas em temas de pertinência temática das investigações propostas pelos estudantes.

 

Disciplinas Eletivas

É requisito para conclusão do curso a obtenção de créditos em pelo menos 3 disciplinas eletivas, que poderão variar conforme condições para oferecimento das mesmas. Veja abaixo a relação de disciplinas eletivas registradas que poderão ser oferecidas a cada semestre letivo:

DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINA

HORAS AULA

CRÉDITOS

Instituições, Regulação e Desenvolvimento

40h

3

Instrumentos de Política Econômica

40h

3

Leituras Dirigidas em Estado e Políticas Públicas I

40h

3

Leituras Dirigidas em Estado e Políticas Públicas II

40h

3

Política Urbana e Habitação de Interesse Social

40h

3

Políticas de conhecimento: educação, pesquisa e desenvolvimento

40h

3

Políticas de Desenvolvimento Produtivo

40h

3

Políticas públicas de comunicação – estrutura, história, problemas e possibilidades

40h

3

Políticas Sociais e Mercado de Trabalho

40h

3

Saúde Pública, Trabalho e meio ambiente. Aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais.

40h

3

Tópicos Especiais em Políticas Públicas no Brasil (I)

40h

3

Tópicos Especiais em Políticas Públicas na América Latina (II)

40h

3

Tópicos especiais em Estado e Governo no Brasil e na América Latina

40h

3

Raça, Política e Combate às desigualdades

40h

3

Transversalidade e Políticas Públicas: Debatendo Gênero e Sexualidade

40h

3

Total disciplinas eletivas

120h

9

 

EQUIPE PEDAGÓGICA

Alice Nohl Viannahttp://lattes.cnpq.br/6134118557667718
Mestre em Direito da Cidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Especialista em Direito Urbanístico pela PUC Minas. Pós-graduada em Gestão de Cidades pela Uninove-SP. Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Atua como consultora em políticas habitacionais com ênfase em regularização fundiária de interesse social (2022); Atuou como professora do curso EAD de Regularização Fundiária Urbana promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido- UFERSA (2021); Atuou como Consultora no Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Urbano de Niterói – PRODUIS (2021). Atuou como assessora jurídica em diversos projetos de urbanização e regularização fundiária de interesse social (2010-2021). Possui experiência profissional em Políticas Públicas, Direito Administrativo, Direito Registral Imobiliário e Direito Urbanístico. Possui interesse de pesquisa questões fundiárias, políticas públicas, movimentos sociais, planejamento urbano, sociologia jurídica, teoria do direito, teoria geral do estado.

Aline Nascimento Santos Correiahttp://lattes.cnpq.br/9502940219975668
Assistente social, doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Docência do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Teoria Social, raça/racismo, questão social, trabalho, movimentos sociais e Serviço Social. Possui experiência de trabalho no Serviço de Proteção Social Especial, com juventude, comunidades remanescentes de quilombos, movimentos sociais e docência no ensino superior.

Anny Karine de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7646191390238946
Graduada (2010) em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, mestre (2013) e doutora (2021) em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP. Foi gerente de acompanhamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – Osasco, e Coordenadora dos cursos de Gestão Pública e Gestão Ambiental do Centro Universitário SENAC. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo – GVCeapg e Coordenadora Técnica na Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, planejamento e financiamento público.

Beatriz Martins Mourahttp://lattes.cnpq.br/4044279114521400
Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília- UnB (2021), tem mestrado em Antropologia Social pela UnB (2017) e bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2014). Foi professora substituta na Universidade Federal do Oeste do Pará entre os anos de 2019-2021 e professora voluntária na Universidade de Brasília nos anos de 2017 e 2018. Fez pesquisa supervisionada de pós-doc no Instituto Nacional de Ciência Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa- INCTI/UnB entre os anos de 2021-2022. Desenvolve trabalhos desde 2012 no campo dos estudos sobre religiões de matriz africana e comunidades tradicionais de terreiro, com foco em discussão sobre afro-religiosidade na Amazônia e sobre a interlocução terreiro- universidade. No doutorado desenvolveu pesquisa sobre a atuação de Mães de Santo na Universidade como docentes através do Projeto Encontro de Saberes. Trabalha com temáticas relacionadas às comunidades tradicionais de terreiro, aos estudos afro-religiosos, afro-religiosidade na Amazônia, relações raciais no Brasil, raça, racismo e desigualdades, interseccionalidade gênero, raça e classe, docentes negras no ensino superior, ensino superior público e antropologia econômica

Carla Cilene Siqueira Moreirahttp://lattes.cnpq.br/9286365680973589
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFPA, área de concentração Sociologia, linha de pesquisa: ações pública e coletiva, território e meio ambiente. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará com ênfase em Sociologia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero-GEPEM/UFPA, do Núcleo de Pesquisa Ação Pública, Território e Ambiente – ACTA e do Grupo de Estudo e Pesquisa Diálogos em Educação. Possui experiência em projetos de pesquisa com os temas: políticas públicas, meio ambiente, Unidades de Conservação, gênero, violência doméstica e Educação. Atuou como formadora, tutora e docente em cursos de aperfeiçoamento/extensão, especialização e graduação na área de Educação e Sociologia

Carolina Farias Moraishttp://lattes.cnpq.br/9286365680975469
Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Sócio psicologia e licenciada em Ciências Sociais. Foi coordenadora das Redes Brasileira de Futebol e Cultura e da Rede de Futebol de Rua pela Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação. Realiza pesquisas e publicações com as temáticas: futebol, cultura, gênero e torcidas organizadas. Atua em iniciativas de formação, mobilização e produção. Tem como principais áreas de interesse: futebol, cultura, gênero, educação, mediação de conflitos e direitos humanos.

Cláudia Mirella Pereira Ramoshttp://lattes.cnpq.br/0686264893692597
Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia- UFBA, Especialista em Tópicos Especiais em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES; Bacharel em Ciências Sociais por essa mesma Universidade e Licenciada em Sociologia pela (FAERPI), Bacharel em Serviço Social pelas Faculdades Santo Agostinho/MG. Atualmente é docente nas Faculdades Integradas Unesulbahia (Rede UniFtc), docente no Instituto Associados, Saber e Cultura (IASC). Atuou como docente tutora na Especialização Latu Senso em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela (SEAD/UFBA) em (2019) e Docente orientadora na Especialização Latu Sensu Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEAD/UFBA). No âmbito da pesquisa desenvolve investigações relacionadas às Políticas Públicas, Povos e Comunidades Tradicionais e Específicos, Cultura, Direitos Humanos e Reforma Agrária em Acampamentos e Assentamentos rurais.

Diego Matheus Oliveira de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/3131617949101226
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia com período de mobilidade acadêmica no programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2015) e bacharel em Ciências Sociais (2013). É vinculado ao grupo de pesquisa Democracia, Participação e Representação Política (DEPARE), participando da linha de pesquisa Democracia e desigualdades: o Estado e a sociedade na América Latina e ao Periféricas – Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades. Desenvolve pesquisa nas áreas de democracia, participação política, movimentos sociais, políticas públicas e Estado. Tem experiência como professor, orientador e tutor no ensino a distância e presencial.

Emília Karla de Araújo Amaral –  http://lattes.cnpq.br/4097875085383133
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (PPGEduc), mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2011) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia desde 2011 e foi professora titular do Centro Universitário São Francisco de Barreiras no período de 2003 a 2021. Nesta instituição coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Na docência atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa e prática pedagógica, processos de alfabetização e estágio supervisionado (em educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em espaços não escolares).

Felipe Baptista Campanuci Queirozhttp://lattes.cnpq.br/9737545196344137
Mestre e Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Graduado em Direito e Advogado. Coordenador Executivo do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LPP/UERJ). Editor executivo do projeto editorial do LPP/UERJ. Supervisor de estágio de extensão universitária. Experiência em docência, coordenação de eventos acadêmicos e gestão acadêmica. Interesse nos estudos e pesquisas sobre Políticas Públicas, Estado, Direitos Fundamentais, Direito Constitucional, Criminologia e Direito Penal.

Felipe Cazeiro da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0619214588915997
Psicólogo especialista em Saúde Pública. Doutorando e Mestre em Psicologia (UFRN) na linha de Pesquisa: Processos Psicossociais – Psicologia, Política e Socioespacialidades (PPgPsi). Graduado em Psicologia (UFMT) com ênfase em Intervenções em Processos de Saúde e Sofrimento Psíquico em Clínica Escola (Adolescentes e Adultos) com Extensão em Processos de Saúde e Políticas para Cidadania na Ala LGBT Arco-Íris do Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT. Tenho me dedicado ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão em Ciências Humanas, Sociais e da Saúde desenvolvendo trabalhos nas áreas de 1) Psicologia Social, Clínica e Hospitalar; 2) Hermenêutica e Fenomenologia; 3) Saúde Pública; 4) Saúde Mental, Tanatologia e Psicossomática; 5) Gênero e Sexualidade; 6) IST, HIV e aids; 7) Racismo e Relações étnico-raciais; 8) Decolonialidade e Interseccionalidade; 9) Direitos Humanos e Movimentos Sociais; 10) Ações Afirmativas e Políticas Públicas.

Giovanna Migliori Semerarohttp://lattes.cnpq.br/8453642538955366
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutoranda em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Consultora Técnica Especializada, para fins de orientação de dissertações de Mestrado, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinema, legitimidade, arte, Interdisciplinaridade, terrorismo, projetos de lei, Congresso Nacional e violência simbólica.

Gleidson Wirllen Bezerra Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7823352114586263
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA-UFPA). Tem experiência na área de Ciências Sociais e Comunicação Social, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia urbana; Raça e racismo; Gênero, corpo e sexualidade; Transexualidades; Teorias da Comunicação; Cultura e Amazônia.

Homero Chiaraba Gouveiahttp://lattes.cnpq.br/6276642830871448
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor convidado na Maestria Estado, Gobierno y Políticas Públicas (Flacso). Tem experiência na área de Direto atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões política e filosófica da tributação, filosofia política, metodologia e epistemologia jurídicas e história do pensamento jurídico.

Iara Azevedo Vitelli Vianahttp://lattes.cnpq.br/7420929897007901
Possui graduação em graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente é doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Minas (UFMG), Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério da Cidadania e Consultora em análise de dados e avaliação de políticas públicas e sociais na área de políticas educacionais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em avaliação e monitoramento de políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, políticas de transferência de renda, de combate à pobreza e desigualdades sociais e de Assistência Social.

Iasmim de Araujo Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8956282743470074
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e estuda produção da diferença no feminismo latino-americano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, feminismos, movimentos sociais do campo, epistemologias, mulheres rurais, diferença.

Isis Arantes Maciel de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3598777740178177
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora efetiva V da Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de Educação e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetórias educacionais, desigualdades sociais e desigualdades escolares. pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede). 

Josemeire Alves Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0018301593481016
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em História pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Gestora Institucional da Associação Cultural Casa do Beco, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Africanidades BH – EAD-UFMG, o GT-Emancipações e Pós-Abolição – MG (Anpuh) e a Rede Nacional de Historiadorxs Negrxs. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-Emancipação (Brasil), História do Racismo no Brasil, representações sociais, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, memória, favela, história urbana, cidades, Belo Horizonte-MG.

Juliana Lima Spínolahttp://lattes.cnpq.br/3884697076375511
Possui graduação em Ciência biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Ciências Biológicas, doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento e com pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área Ciência biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjos institucionais e modos sociais de apropriação dos bens naturais; participação social e diálogo de saberes na gestão de Unidades de Conservação; Conflitos ambientais, (in)justiça ambiental, lutas e organizações sociais envolvendo populações pesqueiras.

Juliete Miranda Alveshttp://lattes.cnpq.br/3882791672447770
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Desenvolvimento Rural, com ênfase em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é pesquisadora e consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (ONU/UNESCO). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, processos de educação e populações tradicionais e Sociologia e o pluralismo do Direito.

Jússia Carvalho da Silva Venturahttp://lattes.cnpq.br/1940222744081657
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia-ITA (CNPQ). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação; Teoria da Comunicação; Estética; Radiodifusão: Rádio e Televisão; Fenomenologia; Afetividade; Interação; Sociabilidade; Comunicação e Cidade.

Letícia De Alcântara Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6503505135788358
Possui graduação em Gestão ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente é Doutoranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e membra membro da Sala Verde Laboratório de Educação Ambiental e Sustentabilidade (SALA VERDE LEAS- UNIFEI), do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioambientais (GPEPSA) e está como Chefe do Setor de Gestão Ambiental na Prefeitura Municipal de Inconfidentes- MG. Possui experiência na área de Gestão ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos hídricos, análise de conflitos e potencialidades socioambientais.

Leticia Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/3548357858616188
Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, pelo PPGBIOS, em associação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente atua como professora substituta do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora convidada da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, no mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas e memba da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva; bioética e políticas públicas.

Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vazhttp://lattes.cnpq.br/0827929133774239
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestrado em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Direito – Ciências Jurídico-Políticas. Universidade de Lisboa (UL). Atualmente atua como promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural (GT-4), da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público e Parecerista da Revista Brasileira de Ciências Criminais. Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo (Most Influential People of African Descent, Law & Justice Edition). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo religioso no Brasil, direitos fundamentais; minorias, igualdade racial, vinculação das entidades públicas e privadas, planejamento e gestão em saúde.

Lúcia Soares da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9429738133931055
Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua na área acadêmica há mais de duas décadas. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação, orienta dissertações de mestrado, monografias, TCCs e iniciações científicas.Possui experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em sociologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, população LGBTQIA+, diversidade cultural e relações étnico-raciais, violências e delegacias especializadas.

Luciana Marin Ribashttp://lattes.cnpq.br/5215145266262658
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutorado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenadora das extensões da FGV Direito SP e ativista e assessora do Fórum da Cidade em Defesa da População em Situação de Rua de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos constitucionais, direitos fundamentais, políticas públicas e pessoas em situação de rua.

Magali Inês Pessinihttp://lattes.cnpq.br/0800488807544880
Possui graduação em Tecnologia em Laticínios pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – Uniderp e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (FEEVALE) e doutorado em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Pedagoga/área do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão, educação profissional, políticas públicas e gestão educacional.

Marcelo Aversahttp://lattes.cnpq.br/1983350478445300
Possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), consultor, pesquisador e professor em gestão pública municipal e em política de saneamento básico e de meio ambiente, pesquisador da Rede WATERLAT-GOBACIT, Integra o Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista” (2017- 2022) e o projeto de pesquisa “Federalismo nas Cortes”. Pertence ao grupo de pesquisa eco.t – Ecologia Política, Planejamento e Território do Laboratório de Justiça Territorial – LabJuta da UFABC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em planejamento e gestão de território, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, políticas públicas urbanas e serviços urbanos.

Marcelo Prado Ferrari Manzanohttp://lattes.cnpq.br/7950610452121793
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor colaborador do Instituto de Economia da Unicamp, atuando nos seguintes programas de pós-graduação: “Masters in Social Economy and Labour? (convênio com a Global Labour University) e “Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo” e professor colaborador do programa de pós-graduação da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso/Brasil). Tem experiência na área de Ciência Econômica, com ênfase em planejamento e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico; economia brasileira; mercado de trabalho; digitalização do trabalho; informalidade; desigualdade e políticas públicas.

Márcia Pereira Cunhahttp://lattes.cnpq.br/2139818597547984
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado no Departamento de Sociologia da mesma universidade, desenvolveu estágio de pesquisa pós-doutoral no Centre d’Études des Mouvements Sociaux, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHSS) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente no curso de mestrado Estado, Gobierno y Politicas Publicas da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso) e pesquisadora associada do Laboratório Sophiapol da Université Paris Nanterre e do Laboratório Misto Internacional Social activities, gender, markets and mobilities from below do Institut de Recherche pour le Development (IRD). Tem experiência em Ciências Sociais, com ênfase em sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de transformação das políticas e discursos sociais sobre cidadania, nas interfaces entre conhecimento técnico e participação política, racionalidade econômica e esferas não-econômicas da vida social, instituições internacionais e tradutores nacionais.

Marcos Virgilio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6159395247641060
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design e do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Patrimônio Cultural e Memória do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde também atua como pesquisador e docente de graduação, nas disciplinas de Planejamento Urbano, Planejamento Regional e Projeto Urbano e Patrimônio Histórico. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em processos de urbanização, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Urbanização, Memória Urbana e Patrimônio Cultural.

Maria Manuela Martins Alves Moreirahttp://lattes.cnpq.br/1477061896902132
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Geographie de l’Amènagement pela Université de Toulouse II – Le Mirail. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geossistemas, geofácies, semiárido, geomorfologia.

Marilane Oliveira Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/7840359475483627
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia São Luis (FESL), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Ciências Econômicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, sindicalismo, reforma trabalhista, organização e participação política.

Maryelle Inacia Morais Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0912976133616349
Possui graduação em Ciências Sociais com Habilitação em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).Atualmente é Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), professora visitante no curso de Especialização em Saúde Indígena na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e professora e orientadora de pesquisa no curso de Mestrado Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo no contexto de mulheres Yanomami, relações interétnicas, a cosmologia Yanomami e suas implicações no processo de construção da trajetória política das mulheres.

Maurilio Duarte Batistahttp://lattes.cnpq.br/0620965373716157
Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é colaborador na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil); e assessor técnico aos atingidos da Barragem de Fundão no Município de Mariana, MG.  Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de tratamento de resíduos agrícolas e agroindustriais, projetos de agroindústria, armazenamento de grãos, agricultura familiar, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, recuperação de áreas degradadas, contaminação ambiental, mobilização e articulação social.

Natália Damazio Pinto Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3201723217915179
Possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente está membro do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, direito internacional dos direitos humanos e decolonialidade.

Natália Valadares Limahttp://lattes.cnpq.br/4153249514742856
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é técnico-administrativo em educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e professora convidada da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação profissional e tecnológica, reconhecimento de saberes, certificação profissional, políticas públicas e formação de professores. 

Otavio Dias Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7724330254211801
Possui graduação em Direito e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente  é coordenador do Núcleo de Transparência e Gestão da Informação da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (gestão 2022-2024) e colabora com o programa Maestria Estado, Gobierno y Politicas Publicas da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicada, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Punição; Público, Abertura política, Direita (ideologia política), Prisões, Direitos Humanos, Accountability, Controle da administração pública e Instituições políticas.

Patrícia Maria de Souza Santanahttp://lattes.cnpq.br/7752648150929267
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é integrante do Programa Ações Afirmativas na UFMG, docente da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, professora orientadora na Flacso Brasil e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência da UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Educação Infantil; Gestão Escolar; Educação Quilombola; Educação indígena e Educação Para as Relações Étnico-Raciais. Pesquisadora das relações raciais e educação, educação quilombola, infância quilombola.

Patrícia Menezes dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6520431531704050
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação, MTE/UFBA, membra da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esporte e Lazer – LEPEL/UFPA e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação no município de São Francisco do Pará. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, organização do trabalho pedagógico à luz da BNCC, estágio supervisionado e Políticas Públicas Educacionais.

Paulo Eduardo Silva Malerbahttp://lattes.cnpq.br/4707832120372873
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Estadual Campinas (UNICAMP), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Estadual Campinas (UNICAMP) e Pós-graduação lato sensu em Global Economic Policies pela Global Labour University, Alemanha (Berlin School of Economics and Law e University of Kassel). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, negociações coletivas, relações de trabalho e reestruturação do capital. 

Rafael Acácio de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7100670270997263
Possui graduação em Relações Internacionais e em Economia pela Faculdade de Campinas (FACAMP) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Ciências Sociais aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção, espaço urbano, grafite e pixação.

Rafael Borges Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8099767025207134
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e mestrado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP). Atualmente é doutorando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e integra a equipe da assessoria técnica Peabiru Diretor-Geral da Peabiru, atuando como arquiteto em projetos ligados à habitação de interesse social, urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários, conflitos fundiários e assessoria técnica a movimentos populares urbanos e rurais.  Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção capitalista do espaço urbano, conflito fundiário urbano, habitação popular, movimentos populares e assessoria técnica popular. 

Rafael Breda Justohttp://lattes.cnpq.br/4396238256861584
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é doutorando em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com período de Visiting Research no Dept. International Development – Faculty of Social Science & Public Policy (King´s College London), integra o Grupo de Estudos sobre Dinheiro Mundial e Financeirização (PPGPS/UFES), o Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (PUC-SP/NACI) e o Young Scholars Initiative (YSI, Institute for New Economic Thinking). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Estado, Orçamento Público, Macroeconomia, Políticas de Seguridade Social e Economia Política.

Rayane VIeira Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0092157379096729
Possui graduação em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), mestrado em Administração Pública e Governo pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é doutoranda em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: judicialização das políticas públicas, ministério público e transparência governamental.

Renan Vieira de Santana Rochahttp://lattes.cnpq.br/6703546267405322
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é docente da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), junto à Graduação em Psicologia, e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), junto ao Mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas e membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em psicologia sanitarista, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia em Saúde, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Saúde Mental, Ciências Sociais em Saúde e Relações Étnico-Raciais.

Renata Faleiros Camargo Morenohttp://lattes.cnpq.br/2278866146640639
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Ciências Sociais, com ênfase em sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, do cuidado, digitalização e economia feminista.

Selma de Sousa Britohttp://lattes.cnpq.br/8023051678463038
Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará UEPA) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente professora da rede municipal de Ensino da cidade de Salvaterra-PA. Tem experiência na Área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia das populações Afro-brasileiras e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições de matriz africana, religiões afro-brasileiras, religião e política e saberes tradicionais.

Simone de Assishttp://lattes.cnpq.br/7227614353372123
Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente participa do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais (ANPUH) e da Rede Nacional de Historiadorxs Negrxs. Tem experiência na Área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura negra, Congada, festa do Divino, patrimônio afro-mineiro e história oral.

Thamires Cristina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4068713356099889
Possui Graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente exerce a função de docente no ensino superior (bacharelado, pós-graduação e extensão), nas disciplinas ligadas à sociologia do trabalho, teoria social, métodos da pesquisa social, gênero e trabalho, desigualdade e. Integra o grupo de estudos e pesquisas ‘Trabalho, Sindicalismo e Sociedade’ (CNPq). Tem experiência na Área de Ciências Sociais, com ênfase em sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos do trabalho, sindicatos, mudanças tecnológicas e organizacionais, mercado de trabalho, flexibilização nas relações trabalhistas, gênero, interseccionalidade e juventude, teoria social, políticas públicas e metodologia das ciências sociais.

Yone Maria Gonzagahttp://lattes.cnpq.br/4573656745626099
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora Orientadora do Curso Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Membra do Núcleo Gestor do Programa Ações Afirmativas na UFMG e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Tem experiência na Área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente para Educação das Relações Étnico-raciais, gestão, diversidade étnico-racial, políticas públicas afirmativas e Direitos Humanos.

CRONOGRAMA

 

Período de Inscrições

21 de Agosto de 2023 até 19 de Fevereiro de 2024

Análise de Candidaturas e Convocação para entrevistas

Até 26 de Fevereiro de 2024

Entrevistas

28 e 29 de Fevereiro de 2024

Resultado Final

05 de Março de 2024

Matrícula

06 a 08 de Março de 2024

Início do Curso

11 de Março de 2024

 

 

INVESTIMENTO E BOLSAS DE ESTUDO

Retificação do item 7 do Edital 012/2023, conforme condições abaixo:

O investimento total é de R$36.000,00, podendo ser pago em 30 parcelas de R$1.200,00, no PayPal ou no boleto bancário, a ser emitido no início de cada semestre. Para pagamento à vista, será concedido desconto de 20% sobre o valor total do curso.

Egressos de outros cursos da Flacso Brasil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) tal como trabalhadores do setor público, possuem condições especiais de bolsas de estudo parciais. Para saber se você se qualifica para uma bolsa, entre em contato pelo e-mail: egpp@flacso.org.br.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode cursar?
Portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento, de território nacional ou internacional.

Como posso me inscrever?
Por meio de formulário online disponível no Edital de Seleção, ou no seguinte link.

Como posso fazer o pagamento?
O investimento total é de R$36.000,00, podendo ser pago em 30 parcelas de R$1.200,00, no PayPal ou no boleto bancário, a ser emitido no início de cada semestre. Para pagamento à vista, será concedido desconto de 20% sobre o valor total do curso.

Como funciona o processo de seleção?
O processo de seleção consiste na análise de CV e projeto de pesquisa, seguido de entrevista online.

Quando começam as aulas? Quais serão os dias e horários?
Em 05 de Março de 2024 teremos nossa live de abertura do ano letivo!
As aulas regulares terão início na mesma semana. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, em horário noturno (entre 19h e 22h), em modalidade inteiramente virtual e sincrônica. Os dias das aulas serão confirmados aos aprovados no processo seletivo no momento da matrícula.

Quanto tempo dura o curso?
O curso poderá ser feito em, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 30, contados a partir da data de matrícula. As disciplinas, entretanto, devem ser cursadas obrigatoriamente nos primeiros três semestres do curso.

Como terei acesso às aulas?
As aulas sincrônicas serão ministradas por plataforma de videoconferência, para a qual o acesso será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso. Posteriormente a data de realização da aula, a mesma ficará disponível para acesso até o final do semestre vigente para consulta.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Nosso AVA é hospedado na Plataforma Moodle, amplamente utilizada por universidades no Brasil e no Mundo. O Moodle dispõe de uma interface intuitiva e amigável, promovendo o fácil acesso a recursos e atividades das disciplinas. Os estudantes matriculados, ainda, terão acesso a manuais atualizados de navegação pela Plataforma e contarão com apoio continuado da tutoria do curso e de nossa equipe técnica e pedagógica!

Quais os requisitos para obtenção do diploma?
Para obtenção do título de Magíster em Estado, Governo e Políticas Públicas, o estudante deverá: a) cumprir todos os créditos disciplinares previstos na grade curricular, tendo aprovação por frequência e nota igual ou superior a 7,0; b) realização de banca de defesa pública, composta por três examinadores de titulação reconhecida, conforme determinação do Programa.

O que acontece se eu for reprovado em uma disciplina?
Para obter aprovação em uma disciplina, o estudante deve obter média final igual ou superior a 7,0 e ter estado presente em pelo menos 75% das atividades previstas, excetuados os casos previstos no regulamento do Programa.
Em caso de reprovação por nota, o estudante terá a oportunidade de realizar protocolo de recuperação, conforme calendário acadêmico do semestre vigente. Em caso de descumprimento do protocolo previsto, o estudante poderá solicitar procedimento de regularização de situação na disciplina – a ser definida pela equipe pedagógica da disciplina em questão – mediante pagamento de taxa equivalente a 50% do valor da mensalidade vigente.
Em caso de reprovação por falta e na ausência de documentação comprobatória de justificativa da omissão, o estudante automaticamente deverá realizar procedimento de regularização mediante pagamento da taxa acima referida.
O procedimento de regularização deverá ser realizado dentro de, no máximo, 1 (um) ano contado a partir do início da disciplina em questão.

Como funciona o trabalho final do curso?
Trata-se de uma dissertação stricto sensu, tal como a que é produzida ao final de Mestrados acadêmicos em geral. Cada estudante terá seu trabalho acompanhado por um professor orientador a partir do terceiro semestre do curso; a definição do orientador caberá a Coordenação Pedagógica, que distribuirá as orientações com base nos temas dos Projetos de Pesquisa apresentados.
A pesquisa e escrita da dissertação, junto ao professor orientador, terá duração portanto de 11 (onze) meses, conforme calendário acadêmico vigente. Uma vez concluído o trabalho, o mesmo deverá ser apresentado diante de banca examinadora para obtenção do título.
Veja nosso banco de dissertações defendidas, disponíveis no repositório de teses do Sistema Flacso!

Como receberei meu diploma?
Posteriormente à apresentação da dissertação perante banca examinadora e depósito da versão final do texto, a Secretaria Acadêmica solicitará ao concluinte uma relação de documentos para confirmar a solicitação de emissão de seu diploma à Secretaria Geral da Flacso. A cada ano, a Secretaria Geral da Flacso divulga o valor atualizado do diploma do Sistema Flacso em dólares, variando em torno de US$ 222,00 (valor que inclui os custos de envio de documentos entre Brasil e Costa Rica). Os custos de emissão do diploma internacional não estão inclusos no valor do curso e deverão ser pagos na ocasião da solicitação.
Veja mais informações sobre a emissão dos diplomas do Sistema Flacso aqui.

O que eu preciso saber sobre o reconhecimento do diploma no Brasil?
Para reconhecimento no Brasil dos diplomas de pós graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras de ensino e pesquisa, estão aptas as universidades brasileiras regularmente credenciadas que possuam cursos de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) na mesma área de conhecimento, em nível equivalente.
O processo é feito pelo portal Portal Carolina Bori do Ministério da Educação (http://carolinabori.mec.gov.br) inteiramente a cargo do diplomado, o que inclui o levantamento dos documentos necessários (que se encontram listados na Plataforma Carolina Bori, para cada instituição de ensino) e eventuais outros processos envolvidas na solicitação. Cada instituição de ensino elenca os documentos que considerar pertinente para o procedimento, e as solicitações são feitas diretamente pelo sistema da Plataforma. Uma vez emitido o Diploma, entretanto, nossa Secretaria do Programa está à disposição para ajudá-los na emissão de documentação complementar, caso pertinente.
Já temos inúmeras experiências bem sucedidas de solicitações e deferimentos para estudantes de nosso Mestrado em uma série de instituições brasileiras. Os processos podem ser consultados em: https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/consultar-por-ies-estrangeira

Quais os diferenciais da nossa Maestría?
Além de nossa certificação internacional, nosso curso conta com corpo docente bilíngue altamente especializado e com experiência situada no Brasil e América Latina. O egresso não apenas concluirá o curso com titulação de Magíster stricto sensu, mas passará a compor a verdadeira comunidade que representa o Sistema Flacso.

Qualquer outra dúvida entre em contato através do e-mail egpp@flacso.org.br.

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