fbpx

Formação de Gestores Públicos (Forgep)

Este projeto pertence aos seguintes programas: Cidadania, participação social e políticas públicas

Status: Realizado

O fortalecimento institucional tem sido uma das principais necessidades das organizações sociais, juntamente com a demanda pelo novo Marco Legal da Sociedade Civil. Mapear e diagnosticar os processos de gestão de projetos nas prefeituras e organizações sociais são desafios deste projeto que servirão para implementar uma fase de modelagem de processos, discutir sobre as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento destes, reformulá-los para contribuir com a organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas e a formação de novos funcionários.

Este projeto é desenvolvido em cinco núcleos estaduais – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul – e envolve 23 municípios num total de 1.400 horas presenciais. A escolha destes núcleos se deu pelo conhecimento dos locais e pela possibilidade de atuar junto aos gestores públicos e as organizações sociais para criar uma nova cultura de gestão de projetos que possa potencializar e viabilizar a execução de políticas públicas para a população local.

O desenvolvimento metodológico e as propostas de ação têm também por referência o universo de princípios políticos e pedagógicos desenvolvidos por Paulo Freire. Desta forma, eles partem de estudos que orientam a própria execução do projeto, com base nos levantamentos de realidade, das práticas e nas reflexões sobre elas, num movimento dinâmico de ação-reflexão-ação. Ao mesmo tempo, prevê um conjunto de ações que estará alimentando o próprio processo de construção e execução do projeto. O trabalho é realizado no plano educacional em formato de oficinas para gestores públicos municipais, em especial os funcionários de carreira e, para gestores de organizações sociais de distintas naturezas temáticas.

Objetivo
Formar gestores públicos municipais e gestores das organizações sociais em gestão de projetos.

Público envolvido
Gestores e funcionários públicos, profissionais de organizações sociais, moradores locais – homens, mulheres e jovens na faixa de 18 aos 60 anos.

Período
2013 a 2015

Abrangência
Regional

Parceiros
Prefeituras dos municípios envolvidos e organizações sociais locais e Petrobras

Patrocínio
Principal_h_RGB

Equipe
Salete Valesan Camba (Coordenação)
Aparecida Rodrigues (Coordenação Pedagógica)
Diane Funchal (Coordenação de Gestão)

Publicações

capa_forgep    capa_forgep_n1  capa_forgep_elaboracao_projetos  capa_forgep_n3

capa_forgep_n4  capa_forgep_n5  capa_forgep_n6  capa_forgep_n7

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil