fbpx

Duração: 12 meses

Início: fevereiro de 2024

Modalidade: virtual

Coordenação: Mara Viveros Vigoya, Nilma Gomes e Rita Segato

5ª Turma- Segunda Chamada (2024)

Especialização e Curso Internacional
Modalidade: Virtual
Especialização: 40 créditos, 360 horas / aula
Curso Internacional: 9 créditos, 90 horas / aula
Duração: fevereiro a dezembro de 2024
Resolución CD 2019.03/13

COORDENAÇÃO GERAL
Mara Viveros Vigoya 
Nilma Gomes 
Rita Segato 

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Karina Bidaseca 

DIREÇÃO GERAL

Rita Gomes do Nascimento (Flacso Brasil)
Karina Batthyány (Clacso)

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).

 

FUNDAMENTAÇÃO

O Curso de Especialização Internacional em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos é uma proposta de formação intensiva de pós-graduação que visa divulgar pesquisas e debates atuais sobre a história, trajetórias e dinâmica social da população afrodescendente da América Latina e do Caribe dentro da perspectiva crítica decolonial, afro-latino-americana, afro-caribenha e afro-feminista. Constitui também um espaço que busca entrelaçar reflexões acadêmicas, políticas, educacionais, estéticas e promover a criação e o fortalecimento desse campo de estudos.

Na América Latina e no Caribe, a colonialidade é um dos elementos constitutivos e específicos de um padrão de poder em que a imposição de uma classificação étnico-racial à sua população desempenhou um papel fundamental. Tomar consciência dessa colonialidade de poder que opera tanto nas esferas macrossocial, microssocial e subjetiva requer abordar as epistemes da não africanidade e da questão racial como uma invenção histórica colonial cujos efeitos continuam a afetar o destino social e a existência diária daqueles que habitam esta região. Ao mesmo tempo, reconhecer o poder como uma rede de relações que entrelaça indissociavelmente pelo menos três sistemas de opressão – “raça”, gênero e classe – e as diferentes matrizes que compuseram as “alteridades históricas” derivadas da racialização. Em cada nação, isso implica oferecer um novo olhar sobre essas relações e promover ações mais efetivas, a partir das especificidades do pensamento e da criatividade afro-latino-americana e caribenha. Por fim, implica compreender e enfrentar os processos de discriminação, exclusão, criminalização, genocídio, feminicídio e juvenicídio das populações afrodescendentes e participar na criação de condições para a produção do próprio conhecimento sobre esses processos e de estratégias de combate adequadas para enfrentar essas formas de violência.

Na última década assistimos na região ao que poderíamos chamar de virada antirracista para designar essa mudança ocorrida na forma como se dá a atenção ao racismo na esfera pública e seus efeitos, na perspectiva do trabalho. Ao mesmo tempo, nos últimos dois anos, os processos de opressão racista e violência que constituem a colonialidade tornaram-se evidentes – conforme expresso pela distribuição étnico-racial desproporcional das vítimas da pandemia da Covid-19, e o movimento global de protesto e sensibilização do racismo causado pela violência policial e pelas mortes de George Floyd, em Minneapolis, e de outros jovens racializados em diversos países da região. Além disso, em muitos contextos, esse movimento tem promovido – com diferentes níveis, intensidade, abrangência e resultados – a elaboração e implementação de políticas públicas de combate ao racismo.

Este programa de formação busca dar conta do crescimento no plano acadêmico da organização intelectual e política das mulheres e homens negros latino-americanos e caribenhos e de uma produção teórica e intelectual afro-orientada que está investigando e enfrentando o racismo em suas múltiplas dimensões e níveis, sob uma perspectiva crítica e emancipatória.

OBJETIVOS
  • Divulgar e promover pesquisas sobre teorias, histórias, filosofias, conhecimentos, artes e cosmologias da herança africana no continente latino-americano e caribenho.
  • Fornecer elementos conceituais e históricos que permitam abordar a partir de perspectivas críticas e intersetoriais os processos de racialização das populações afrodescendentes e seus efeitos na vida social e cotidiana.
  • Promover análises intersetoriais e situadas que possibilitem compreender a complexidade da existência de mulheres, homens e LGBTQIA+ afrodescendentes e elevar o reconhecimento de seus direitos.
  • Formar e capacitar para o desenho, acompanhamento e avaliação de ações e políticas voltadas para a garantia dos direitos humanos das populações afrodescendentes frente à criminalização, genocídio, feminicídio e juvenicídio negro.
  • Analisar as convenções, acordos e resoluções internacionais que reconhecem e salvaguardam os direitos das populações afrodescendentes no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes.
PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

É requisito ter um diploma universitário.

EQUIPE DOCENTE

Ángel G. Quintero Rivera (Universidad de Puerto Rico), Anny Ocoró Loango (Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, Argentina), Anna Canavarro Benite (Universidade Federal de Goiás, Brasil), Betty Ruth Lozano (Unibautista, Colômbia), Cidinalva Neris (Universidade Federal do Maranhão, Brasil), Claudia Miranda (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), Claudia Mosquera Labbé (Universidad Nacional de Colombia), Dina Alves (Universidade Pontifícia Católica de São Paulo, Brasil), Elissa Lister (Universidad Nacional de Colombia – Universidade de Brasília), Evandro Piza Duarte (Universidade de Brasília, Brasil), Franklin Gil Hernández (Universidad Nacional de Colombia), Glenda Cristina Valim de Melo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), Jean Bosco Kakozi Kashindi (Universidade Federal de Integração Latino-americana, Brasil – R.D.Congo), Karina Bidaseca (Universidad Nacional de Buenos Aires y Universidad Nacional de San Martín, Argentina), Kátia Regis (Universidade Federal do Maranhão, Brasil), Luciana Oliveira (Universidade Federal de Goiás, Brasil), Luis Ferreira (Universidad Nacional de San Martín, Argentina – Uruguai), Mara Viveros Vigoya (Universidad Nacional de Colombia), Nilma Gómes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Rita Segato (Universidade de Brasília, Brasil – Universidad Nacional de San Martín – Argentina), Roberto Carlos da Silva Borges (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil), Rodrigo Ednilson de Jesus (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Rosa Campoalegre (Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, Cuba), Santiago Arboleda Quiñónez (Universidad Andina Simón Bolívar, Equador), Saúl Hernández Rosales (Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes del Perú, Venezuela), Susy Castor (Centre de recherche et de formation économique et sociale pour le développement, Haiti), Tarsila Flores (Universidade de Brasília, Brasil), Wanderson Flor do Nascimento (Universidade de Brasília, Brasil),Alyxandra Gomes Nunes (Universidade do Estado da Bahia, Brasil), Jackeline Aparecida Ferreira Romio (Universidade de São Paulo, Brasil).

ESTRUTURA ACADÊMICA

A Especialização em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos terá duração de 12 meses e exige a realização de:

  • Um seminário intensivo
  • Um curso internacional
  • Dois seminários virtuais eletivos da oferta curricular
  • Uma oficina de apoio à elaboração do trabalho integrador final
  • A elaboração do trabalho integrador final

A Especialização tem carga horária total de 360 horas/aula e é certificada pelo CLACSO e pela FLACSO Brasil.

Curso Internacional pode ser feito de forma independente sem a necessidade de inscrição no programa de Especialização. Para os ingressantes na segunda chamada, o curso será realizado entre os meses de fevereiro e dezembro de 2023. Requer para sua certificação:

  • A realização e aprovação de um seminário intensivo correspondente às 5 primeiras aulas do curso internacional.
  • Uma vez aprovado o seminário intensivo, os/as estudantes serão matriculados/as no curso internacional e farão as 7 aulas seguintes.

O Curso Internacional tem carga horária total de 90 horas/aula e é certificado pela CLACSO e FLACSO Brasil.

Os/as estudantes terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão o percurso dos diferentes espaços curriculares e orientarão a realização dos trabalhos finais.

ESCLARECIMENTO: Quem se matricular na Especialização completa não precisa se matricular separadamente no Curso Internacional.

OFERTA CURRICULAR

Os espaços curriculares serão oferecidos indistintamente em espanhol e português. Da mesma forma, a bibliografia poderá ser oferecida nos dois idiomas oficiais do curso. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também podem ser nessas línguas. O trabalho integrador final poderá ser em espanhol ou português.

Seminário intensivo – “Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños”

Resumo: O seminário intensivo permite que os inscritos na segunda fase realizem as 5 primeiras aulas correspondentes ao Curso Internacional “Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos”, no qual são abordados alguns dos principais debates que surgiram na perspectiva teórica do “ interseccionalidade”, em diferentes contextos acadêmicos e de pesquisa.

Da mesma forma, será analisado o Movimento Negro como movimento social, protagonista das lutas antirracistas e democráticas e dos processos de emancipação social na América Latina. No século XXI, este movimento organiza-se de diferentes formas e atua em diversas áreas: política, social, acadêmica, artística, religiosa, entre outras.

Serão apresentadas a crítica às identidades políticas do período multicultural, o impacto da perspectiva decolonial e do pensamento de Aníbal Quijano, com sua formulação da invenção da raça e sua atribuição definitiva de historicidade à questão racial.

Por fim, será debatido o conceito de africanismo como categoria político-cultural, permitindo-nos vislumbrar o feminismo afro-americano e a interseccionalidade como proposta metodológica de processos múltiplos e plurais de resistência e também de epistemologias insurgentes.

Coordenação: Karina Bidaseca (Universidade Nacional de Buenos Aires e Universidade Nacional de San Martín, Argentina)

Curso Internacional

Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos
Resumo: Pensar a América Latina e o Caribe é pensar a raça completamente fora do multiculturalismo e das identidades políticas do espectro globalizado, que construiu o mito da “raça” como etnia ou diferença cultural substantiva fundada na separação. A “raça” em nosso continente é produto da racialização de origem colonial que varia de acordo com os diferentes contextos nacionais. Existem três eixos principais pelos quais o padrão de poder capitalista classifica as pessoas: trabalho, sexo e raça. No entanto, a categoria raça é o centro estruturante da colonialidade-modernidade. Partindo dessa base comum, as conferências principais abordarão questões relacionadas ao afrodescendente na América Latina e no Caribe nos campos da história, filosofia, religião, artes, direito, relações de gênero, política, violência e educação, entre outros.

Seminários Eletivos

Feminismos negros
Resumo: Este seminário explora as contribuições, narrativas, articulações, tensões e alternativas do feminismo negro. Aborda as diferentes contribuições dos movimentos de mulheres negras na América Latina e no Caribe, a luta dos corpos racializados diante da colonialidade do poder-saber-gênero, a partir de diálogos que, a partir da interseccionalidade, se propõem a enfrentar as múltiplas opressões. Por fim, fornece ferramentas para aprofundar, desde os afrodescendentes, em vozes, silêncios, resistências e reexistências.
Coordenação: Rosa Campoalegre Septien (CIPS, Cuba) e Claudia Miranda (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

Enfrentando o racismo sistêmico
Resumo: O conceito de raça, como atributo socialmente construído no tempo e no espaço, ainda funciona como parâmetro para a alocação de pessoas na estrutura social. As ações afirmativas surgem com uma estratégia de combate ao racismo e podem ser colocadas em prática em todas as esferas da sociedade civil, pois visam principalmente desfazer a estrutura social que coloca os afrodescendentes em posições econômicas e simbólicas desfavorecidas. O curso baseia-se na abordagem epistemológica da afrocentricidade, na qual os povos da África e da diáspora deveriam ser o centro do estudo dos fenômenos sociais, portanto, os protagonistas de sua própria história.
Coordenação: Anna Canavarro Benite (Universidade Federal de Goiás, Brasil) e Anny Ocoró Loango (Flacso Argentina)

Mídia e Racismo
Resumo: O curso abordará os problemas da mídia e do racismo na formação e identificação das populações afrodescendentes e na construção da mídia de massa em diferentes contextos, estudando a apresentação dessa população em notícias, novelas, publicidade e notas jornalísticas e usando metodologias de pesquisa social.
Coordenação: Elbert Agostinho (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil)

Músicas e religiosidades afro-latino-americana e caribenha
Resumo: O curso busca apresentar as principais perspectivas, contribuições e debates no estudo da música e religiosidade afro-latino-americana e caribenha. Fornecer referências básicas para o desenvolvimento de estudos sobre música e religiões de base africana; formações nacionais de alteridade e racialização de gêneros musicais em quadros de cultura e poder; análise sistemática de música e performance; processos de mistura e hibridização.
Coordenação: Luis Ferreira (UNSAM, Argentina/Uruguai)

Oficina de apoio à elaboração do trabalho final

Resumo: A oficina é um espaço de formação destinado a orientar a elaboração do trabalho monográfico final da especialização. Os estudantes terão acompanhamento e orientação na elaboração do objeto de análise, na sua tradução em problema de estudo viável, na construção de um plano de trabalho, no desenvolvimento de redes argumentativas e na definição de conclusões analíticas. Essas tarefas serão realizadas individual e coletivamente por meio de intercâmbio entre pares e com o professor responsável pela oficina, através do fórum de discussão. O objetivo da oficina é a produção do esboço do trabalho final da especialização. O trabalho monográfico final poderá ser em espanhol, português ou inglês.

CRONOGRAMA

FORMAS DE PAGAMENTO
CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
 
CM Associado: Se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
 
Sem vínculo: Se você NÃO possui nenhum desses vínculos com o CLACSO.
 

 

ESPECIALIZAÇÃO
 
  Pagamento em uma parcela até o dia 16/01 Pagamento em uma parcela após 16/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 400 USD 570 USD 750 (3 x USD 250)
CM Associado USD 530 USD 700 USD 1020 (3 x USD 340)
Sem Vínculo USD 600 USD 960 USD 1290 (3 x USD 430)

 

CURSO INTERNACIONAL
 
  Pagamento em uma parcela até o dia 16/01 Pagamento em uma parcela após 16/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 115 USD 230 USD 315 (3 x USD 105)
CM Associado USD 175 USD 290 USD 420 (3 x USD 140)
Sem Vínculo USD 240 USD 360 USD 540 (3 x USD 180)

 

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar da Especialização e do Curso Internacional?
A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

O que devo fazer para me inscrever?

Você deve preencher o formulário disponível na web. As inscrições estarão abertas entre julho e outubro de 2023 através deste site.

Como sei que estou inscrito/a?

Ao finalizar o processo de inscrição você receberá uma confirmação por e-mail. E no dia de início do curso serão enviados os dados de acesso à plataforma virtual.

O que acontece se eu não cursar, não concluir ou for reprovado/a nos Seminários Eletivos e obrigatórios exigidos pela Especialização?
No caso de não ser concluída alguma das instâncias de formação obrigatórias, em todos os casos, deverá ser pago um valor adicional para recuperação do referido crédito.

Critérios excepcionais: em casos excepcionais (questões de saúde, familiares ou humanitárias) e nos primeiros dois meses de início da Especialização, o aluno poderá solicitar a saída da turma e retomá-la no ano seguinte. Em todos os casos, os motivos que justificam o pedido devem ser apresentados por escrito. Dois meses após o início do curso, não será mais possível solicitar esse procedimento.

Somente será possível a devolução do valor pago nos casos em que CLACSO e Flacso Brasil cancelem a realização de algum seminário.

Quando as aulas começam e quando terminam?
As aulas ocorrerão de fevereiro a dezembro de 2024

Como posso acessar as aulas?
Todos/as os/as estudantes receberão as instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografia e fórum de discussão através da plataforma virtual.

Como poderei utilizar o Espaço de Formação Virtual?
O acesso e a navegação pelo Espaço de Formação Virtual acontecem de maneira simples e clara. De qualquer forma, uma equipe de apoio técnico e acadêmico estará sempre à disposição.

O que devo fazer para obter o certificado da Especialização?

Deverá aprovar o Seminário intensivo, o Curso Internacional, dois (2) seminários virtuais eletivos, a oficina de apoio à realização do trabalho final e realizar o trabalho integrador final.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Como será a avaliação da Especialização?
Para obter o certificado da Especialização, você deve concluir um trabalho integrador final. A oficina de apoio à realização do trabalho final é obrigatória e vai ajudá-lo nesse processo.

O que devo fazer para obter o certificado do Curso Internacional?
Deverá participar das aulas e atividades propostas pelos professores/as e realizar o trabalho integrador final.

Vou receber um certificado por ter concluído a Especialização ou o Curso Internacional?
Sim, a Especialização e o Curso Internacional são certificados pela Flacso Brasil e pelo Clacso. A especialização tem carga horária total de 360 horas e o curso internacional 90 horas. O envio do certificado de conclusão será feito de forma digital e é totalmente gratuito. O diploma internacional de Especialista é emitido pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Os valores e procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Posso legalizar ou validar a Especialização?
O/A estudante poderá solicitar e pagar a emissão e entrega do diploma apostilado de Especialista Internacional, que é emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Em seguida, o/a estudante deve realizar o processo de validação de acordo com os regulamentos em vigor em cada país. Os valores e procedimentos para emissão e entrega do diploma apostilado podem ser consultados aqui.

Qual é o custo da Especialização?
Veja a tabela de preços e modalidades, disponível acima.

Caso deseje a certificação internacional expedida pela Secretaria-Geral da Flacso, deverá ser pago um custo adicional.*

*A emissão do diploma impresso, junto com o histórico de notas, custa USD 222,00 (duzentos e vinte e dois dólares). O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante. Os procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.br e afro5@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.
Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil