Caderno GEA N9 – DEMOCRATIZAÇÃO DO CAMPUS – IMPACTO DOS PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOBRE O PERFIL DA GRADUAÇÃO

O periódico Cadernos do GEA é uma publicação semestral que tem por objetivo divulgar reflexões sobre democratização do acesso ao ensino superior e questões relacionadas a políticas públicas de ação afirmativa. Pretende contribuir para a realização de debates com vistas à garantia dos direitos de acesso e permanência à educação pública.

DEMOCRATIZAÇÃO DO CAMPUS – IMPACTO DOS PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOBRE O PERFIL DA GRADUAÇÃO

Este número 9 dos Cadernos do GEA traz um estudo de Dilvo Ristoff cuja linha de argumentação parte das recomendações da Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco (CMES-Paris-2009) para acompanhar suas implicações nas políticas brasileiras. A partir do conceito da educação como bem público, sustentado pela Conferência, o autor analisa dados recentes e programas em curso para avaliar como o país incorporou diretrizes e adotou iniciativas que convergem para os objetivos acordados. Indica também o conjunto de políticas que ampliou o acesso de segmentos da população a esse nível de ensino, estimulou a adoção de novas tecnologias e promoveu a mobilidade internacional.