Considerando a importância de análises que explicam as macros situações que envolvem a violência o espaço escolar, esta pesquisa visou conhecer mecanismos que as escolas constroem para a melhoria do clima escolar, revertendo de forma criativa situações relacionadas à violência, sob o olhar dos seus próprios integrantes. Tratou-se de criar as bases de uma escola que tenha consciência da violência como fenômeno que se constrói socialmente e, portanto, é passível de ser evitado.
Por meio de grupos focais e entrevistas, foi analisado o cotidiano das escolas em seus aspectos relacionados com a violência escolar e suas possíveis soluções. A partir do discurso dos pesquisados, propusemos um diálogo com o referencial teórico e a orientação sobre possibilidades na resolução dos problemas. Os resultados foram sistematizados em material didático publicado ao final do projeto.
Objetivos
– Investigar as violências no ambiente escolar, a “violência dura”, a micro violência, a violência institucional e a violência simbólica, sobretudo no que diz respeito a gênero, classe, raça e homofobia.
– Analisar os tipos de incidentes ocorridos, a frequência e a gravidade dos mesmos.
– Dar visibilidade às experiências e práticas positivas de inovação e mudança nas escolas.
– Compreender a percepção dos atores envolvidos sobre o clima escolar, as relações sociais, as medidas para enfrentar as violências e a formas de lidar com o fenômeno.
– Oferecer orientações sobre como melhorar o clima escolar, a fim de que seus atores sejam sensibilizados para a situação das escolas e que estas se sintam dispostas a engajar-se na busca de soluções para os problemas detectados.
Público envolvido
Alunos, pais e responsáveis, professores, orientadores educacionais e Diretores dos níveis de ensino fundamental e médio
Período
2011
Abrangência
Salvador/BA, Fortaleza/CE, Belo Horizonte/MG, São Luis/MA, Belém/PA, Maceió/AL, Vitória/ES
Parceria
Ministério da Educação
Patrocínio
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
Equipe
Miriam Abramovay (Coordenadora)
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