Violências e convivências nas escolas brasileiras

Considerando a importância de análises que explicam as macros situações que envolvem a violência o espaço escolar, esta pesquisa visou conhecer mecanismos que as escolas constroem para a melhoria do clima escolar, revertendo de forma criativa situações relacionadas à violência, sob o olhar dos seus próprios integrantes. Tratou-se de criar as bases de uma escola que tenha consciência da violência como fenômeno que se constrói socialmente e, portanto, é passível de ser evitado.

Por meio de grupos focais e entrevistas, foi analisado o cotidiano das escolas em seus aspectos relacionados com a violência escolar e suas possíveis soluções. A partir do discurso dos pesquisados, propusemos um diálogo com o referencial teórico e a orientação sobre possibilidades na resolução dos problemas. Os resultados foram sistematizados em material didático publicado ao final do projeto.

 

Objetivos

– Investigar as violências no ambiente escolar, a “violência dura”, a micro violência, a violência institucional e a violência simbólica, sobretudo no que diz respeito a gênero, classe, raça e homofobia.

– Analisar os tipos de incidentes ocorridos, a frequência e a gravidade dos mesmos.

– Dar visibilidade às experiências e práticas positivas de inovação e mudança nas escolas.

– Compreender a percepção dos atores envolvidos sobre o clima escolar, as relações sociais, as medidas para enfrentar as violências e a formas de lidar com o fenômeno.

– Oferecer orientações sobre como melhorar o clima escolar, a fim de que seus atores sejam sensibilizados para a situação das escolas e que estas se sintam dispostas a engajar-se na busca de soluções para os problemas detectados.

 

Público envolvido

Alunos, pais e responsáveis, professores, orientadores educacionais e Diretores dos níveis de ensino fundamental e médio

 

Período

2011

 

Abrangência

Salvador/BA, Fortaleza/CE, Belo Horizonte/MG, São Luis/MA, Belém/PA, Maceió/AL, Vitória/ES

 

Parceria

Ministério da Educação

 

Patrocínio

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

 

Equipe

Miriam Abramovay (Coordenadora)

Últimas notícias do projeto

Pesquisa subsidiará ações de prevenção à violência nas escolas do Pará

Por Mayara Albuquerque/Agência Pará Uma pesquisa realizada no período de janeiro a novembro de 2015, em sete capitais brasileiras, ouviu quase sete mil alunos do do Ensino Fundamental e Médio e serviu como subsídio para o livro “Juventudes na Escola, sentidos e buscas: porque frequentam?”. A publicação foi apresentada nesta quinta-feira, 14, na Escola de […]

Leia mais+

Quase 20% dos alunos não quer colega de classe gay ou trans

Por Marcelle Souza – UOL
Um estudo realizado em vários Estados do país mostra que a homofobia é um dos principais preconceitos na escola. Segundo a pesquisa “Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: Por que frequentam?”, 19,3% dos alunos de escola pública não gostariam de ter um colega de classe travesti, homossexual, transexual ou

Leia mais+
Este projeto pertence aos seguintes programas: Programa Estudos e Políticas sobre a Juventude