Projeto Pensar o Brasil – Ciclo de debates Direitos Humanos, Justiça e Memória

O Ciclo de Debates procurou responder à necessidade urgente de criar e incentivar modalidades plurais de pensamento sobre o que é o Brasil contemporâneo, depois de duas décadas intensas de transformações profundas de todas as estruturas – econômicas, sociais, políticas e culturais – do país, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens pesquisadores e intelectuais, à altura de enfrentar os desafios que o novo cenário oferece. Procurou combinar grandes pensadores brasileiros com intelectuais de outros países da América Latina e do mundo que, no seu conjunto, ajudassem à reflexão crítica e pluralista sobre os grandes temas contemporâneos.

A iniciativa fez parte da Campanha Os Povos São Sua Memória, destinada a promover ações que contribuam com um amplo debate sobre os direitos humanos, a justiça social e a memória histórica no Brasil.

 

Objetivos

– Promover a reflexão e a discussão sobre os direitos humanos, a justiça e a memória.

– Criar um amplo espaço de reflexão crítica, independente e plural sobre a problemática dos Direitos Humanos no Brasil contemporâneo.

 

Público envolvido

Estudantes e professores universitários, jornalistas e comunicadores sociais, ativistas e dirigentes de organizações não governamentais, movimentos populares, sindicatos e organismos de direitos humanos, público em geral.

 

Período

2013

 

Abrangência

Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Ipojuca e Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

 

Parceria

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

Patrocínio

Petrobras

Unesco

 

Equipe

Emir Sader (Coordenador)

Pablo Gentili (Coordenador)

André Lázaro

Acesse o hotsite do Projeto

http://www.flacso.org.br/portal/cicloddhh/