Pesquisa para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas, com a perspectiva de identificar as motivações para tal hábito. Foi realizado um estudo integrado com base em dados primários (levantamento quantitativo/qualitativo, questionário aplicado a uma amostra de alunos e grupos focais e/ou entrevistas em profundidade) e também processamento de fontes secundárias, principalmente a PNAD 2011, o Censo Escolar 2011 do MEC e a Prova Brasil/SAEB 2011.
Últimas notícias do projeto
Como saber se o seu filho está sofrendo bullying
Matéria do Estadão cita dados de estudo elaborado pela Flacso Brasil em parceria com o Ministério da Educação em sete capitais brasileiras. A pesquisa mostra que 69,7% dos estudantes brasileiros declaram ter presenciado alguma situação de violência dentro da escola.
Educadora afirma que jovens não são estimulados a discutir mudanças do ensino médio
Em entrevista ao jornal O Globo, a socióloga Miriam Abramovay, coordenadora do Programa Estudos e Políticas sobre a Juventude da Flacso Brasil, defende a necessidade de haver maior protagonismo dos estudantes. Na avaliação dela, as escolas são prejudicadas diante do hábito da sociedade de só consultar os adultos.