Grupo Estratégico de Análise Sobre a Educação Superior Brasileira (GEA-ES)

Desenvolve propostas e linhas de ação para o fortalecimento do processo de reforma democrática do ensino superior brasileiro. Formado por pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior, busca constituir-se como um interlocutor relevante num debate atualmente dominado pela falta de informações para a defesa e a transformação democrática do sistema universitário no país. A intenção é que o Grupo opere como um think tank com incidência nos meios político, acadêmico, empresarial e, especialmente, sobre a mídia, enfrentando um cenário reativo, conservador e contrário às políticas de inclusão social que vive o país, cujo um dos efeitos é a ampliação das oportunidades educacionais da população mais pobre, excluída e discriminada por motivos sociais, raciais ou regionais.

Está organizado em quatro Grupos de Trabalho:

1) Expansão da Educação Superior no Brasil.

2) Ações e políticas de afirmação de direitos no ensino superior brasileiro.

3) Processos de diversificação e ampliação da oferta privada no ensino superior brasileiro e dinâmicas de internacionalização.

4) O ensino superior no Brasil e as políticas de direitos humanos, de combate ao racismo e a discriminação de gênero, sexual e étnicas.

As produções do GEA-ES estão distribuídas da seguinte forma:

– Centro de documentação sobre a produção acadêmica no campo das políticas de ensino superior no Brasil e na América Latina.

– Documentos de trabalho, colunas de opinião, cadernos e contribuições para o debate público sobre ensino superior no Brasil.

– Workshops e seminários nacionais e internacionais.

– Cursos e jornadas de formação sobre o estado do ensino superior no Brasil.

 

Objetivos

Acompanhar, avaliar e intervir nos debates sobre a expansão e democratização da educação superior no Brasil.

 

Público envolvido

Pesquisadores, gestores e profissionais, de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior.

 

Período

2012 a 2015

 

Abrangência

Nacional

 

Parceiros

Fundação Ford

 

Equipe

André Lázaro (Coordenação)

 

Conheça o site aqui

 

Últimas notícias do projeto

Este projeto pertence aos seguintes programas: Programa Políticas de Educação Superior