Fórum Mundial de Direitos Humanos

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é um espaço que se pretende promover um debate público sobre direitos humanos em que sejam tratados seus principais avanços e desafios. Buscando-se com ele a construção de uma agenda de convergência em torno do tema, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos, com vistas a sua incorporação nos âmbitos das iniciativas dos poderes públicos federal, estaduais e municipais.

A esfera da mobilização e da participação é essencial para a consolidação das políticas públicas. O envolvimento da sociedade civil e das outras esferas do poder executivo não ocorre de maneira linear, direta, automática e com a mesma intensidade. Será necessário desenvolver uma variedade de iniciativas que somadas possam criar um ambiente de mobilização no meio social e no interior das instituições.

O Fórum teve sua primeira edição entre 10 a 13 de dezembro de 2013, em Brasília, e trouxe como tema central Direito a ter direitos: diálogo e respeito às diferenças com conferências, debates e atividades autogestionadas, divididos ao longo de quatro dias de evento. Participaram mais três mil pessoas no Brasil e de outros países, entre representantes dos governos federal, estaduais e municipais, governos estrangeiros, organizações não governamentais, movimentos sociais, formadores de opinião e sociedade civil. As próximas edições serão no Marrocos e na Argentina, entre 2014 e 2015.

 

Objetivos

– Mobilizar as principais redes de direitos humanos do Brasil e do mundo.

– Promover a ampliação do debate sobre Direitos Humanos.

 

Público envolvido

Organizações sociais e governos Municipal, Estadual e Federal

 

Período

2013 a 2015

 

Abrangência

Nacional e Internacional

 

Parceiros

Organizações sociais e governos Municipal, Estadual e Federal

 

Financiadores

Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

 

Equipe

Káthia Dudyk (Coordenação)

Guilherme Almeida

Helio Menezes

 

Sites

Fórum Mundial de Direitos Humanos – edição Brasil 2013

Fórum Mundial de Direitos Humanos – edição Marrocos 2014

Fórum Mundial de Direitos Humanos – edição Argentina 2015

Este projeto pertence aos seguintes programas: Programa Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização