Formação de Gestores Públicos (Forgep)

O fortalecimento institucional tem sido uma das principais necessidades das organizações sociais, juntamente com a demanda pelo novo Marco Legal da Sociedade Civil. Mapear e diagnosticar os processos de gestão de projetos nas prefeituras e organizações sociais são desafios deste projeto que servirão para implementar uma fase de modelagem de processos, discutir sobre as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento destes, reformulá-los para contribuir com a organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas e a formação de novos funcionários.

Este projeto é desenvolvido em cinco núcleos estaduais – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul – e envolve 23 municípios num total de 1.400 horas presenciais. A escolha destes núcleos se deu pelo conhecimento dos locais e pela possibilidade de atuar junto aos gestores públicos e as organizações sociais para criar uma nova cultura de gestão de projetos que possa potencializar e viabilizar a execução de políticas públicas para a população local.

O desenvolvimento metodológico e as propostas de ação têm também por referência o universo de princípios políticos e pedagógicos desenvolvidos por Paulo Freire. Desta forma, eles partem de estudos que orientam a própria execução do projeto, com base nos levantamentos de realidade, das práticas e nas reflexões sobre elas, num movimento dinâmico de ação-reflexão-ação. Ao mesmo tempo, prevê um conjunto de ações que estará alimentando o próprio processo de construção e execução do projeto. O trabalho é realizado no plano educacional em formato de oficinas para gestores públicos municipais, em especial os funcionários de carreira e, para gestores de organizações sociais de distintas naturezas temáticas.

 

Objetivo

Formar gestores públicos municipais e gestores das organizações sociais em gestão de projetos.

 

Público envolvido

Gestores e funcionários públicos, profissionais de organizações sociais, moradores locais – homens, mulheres e jovens na faixa de 18 aos 60 anos.

 

Período

2013 a 2015

 

Abrangência

Regional

 

Parceiros

Prefeituras dos municípios envolvidos e organizações sociais locais e Petrobras

 

Patrocínio

Principal_h_RGB

 

 

Equipe

Salete Valesan Camba (Coordenação)

Aparecida Rodrigues (Coordenação Pedagógica)

Diane Funchal (Coordenação de Gestão)

 

Publicações

capa_forgep    capa_forgep_n1  capa_forgep_elaboracao_projetos  capa_forgep_n3

capa_forgep_n4  capa_forgep_n5  capa_forgep_n6  capa_forgep_n7

Últimas notícias do projeto

11222095_942431785816779_2300475545443322203_o

PE e ES recebem Seminário de Encerramento do Forgep

Na última semana as cidades de São Mateus e Anchieta, no Espírito Santo, receberam seminários de encerramento do projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep), desenvolvido pela Flacso Brasil em parceria com a Petrobras e as Prefeituras dos municípios de Anchieta, Piúma, Itapemirim, Vitória, Serra, São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra.

Leia mais+
Foto: Josy Jaques/Prefeitura Dias d'Ávila

Bahia recebe Seminário de Encerramento do Forgep

Na última terça-feira (18) realizou-se na cidade de Camaçari (BA) o Seminário de Encerramento do projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep). O Forgep foi implementado em cinco Estados do país, desde 2014, pela Flacso Brasil em parceria com a Petrobras e as prefeituras envolvidas.

Leia mais+
11061214_1028195643891946_4061024068925587524_o

Betim recebe primeiro Seminário de Encerramento do Forgep

Betim (MG) realizou na quinta-feira (13) o primeiro de uma série de Seminários de Encerramento do Projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep).

O evento celebra a finalização das oficinas de gestão pública de programas e projetos, que capacitaram 76 servidores das prefeituras de Betim e Sarzedo, além de representantes de organizações sociais.

Leia mais+
Este projeto pertence aos seguintes programas: Programa Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização