Disseminação das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos para entidades e lideranças da educação não formal

O Projeto pretende contribuir com um mapeamento sistemático de organizações vinculadas à luta geral dos direitos humanos e das específicas. Esse imenso universo que se multiplica constantemente apresenta problemas de duplicação de atividades, de dispersão, de perda de eficácia pela atuação isolada, pelo desconhecimento de outras entidades afins, entre outros.

Este mapeamento será composto de dados essenciais que caracterizam as entidades como atuantes na educação não formal para um cadastro geral – condição para propor sua organização em redes, formas de intercâmbio de experiências, eventos conjuntos, entre outras atividades. Buscar-se-á a maior abrangência possível na ação pelos direitos humanos, de forma a abarcar a todas as formas de organização, definindo no levantamento suas particularidades e aspetos comuns. O cadastro será colocado em uma página na internet que servirá não apenas para informação, mas também para estabelecimento de relações entre as organizações e estruturação de atividades comuns.

Esse movimento terá como base as Diretrizes Nacionais de Educação em direitos Humanos, construídas pelo Conselho Nacional de Educação (MEC) e pelo Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (SDH), lançadas em 2012.

O trabalho será realizado no plano educacional não formal, para organizações de distintas naturezas, ligadas à luta pelos direitos humanos. Tem como atividades: fazer o levantamento das principais organizações não formais – especialmente redes – que desenvolvem trabalho educacional sobre os direitos humanos e levantar seus tipos, o qual balanço fazem deles, os efeitos que logram estar conseguindo em relação os direitos humanos, os problemas principais que enfrentam, as formas de articulação com outras redes que tem conseguido construir.

Site

www.caravanaedh.org

 

Objetivos

– Disseminar as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos para entidades e lideranças da educação não formal e formal no Brasil.

– Mapear as principais organizações e redes que desenvolvem trabalho educacional sobre os direitos humanos no Brasil.

 

Público envolvido

Lideranças e redes que desenvolvem trabalhos de educação não formal sobre os direitos humanos

 

Período

2013 a 2015

 

Abrangência

Nacional, com base nas capitais

 

Parceiros

Organizações sociais e governos (Prefeituras e Estados) e Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República

 

Equipe

Káthia Dudyk  (Coordenação)

Maria Lizeth Acquist

Renata Paredes

Últimas notícias do projeto

caravanaMA

DH para se opor radicalmente a todo tipo de violência

“Defender os direitos humanos é se opor radicalmente a todo tipo de violência” afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino, nesta quinta-feira (3) durante a última etapa do projeto Caravana de Educação em Direitos Humanos, em São Luís.
O encontro reuniu cerca de quinhentas pessoas para reforçar a importância do tema na construção de uma sociedade melhor. Representantes de diversos movimentos que lutam pelo combate às violações e na promoção de uma nova cultura social estiveram presentes assim como o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Pepe Vargas.

Leia mais+
Este projeto pertence aos seguintes programas: Programa Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização, Programa Participação, Sociedade Civil e Processos de Mobilização