Dez anos dos governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma

O Projeto faz um balanço de uma década que já pode ser considerada uma das mais importantes da história brasileira – ainda mais porque sucede a transformações regressivas de décadas anteriores, como a ditadura militar, a crise da dívida e os governos neoliberais. Esse balanço, feito por um conjunto de pensadores especialistas em distintos temas, buscam abarcar, ao máximo possível, as diferentes dimensões das profundas e extensas transformações que o Brasil sofreu nesses dez anos. E, ao mesmo tempo, apontam os limites, os nós, os problemas não resolvidos, e as formas de suas possíveis soluções no futuro que possam projetar essas transformações positivas para toda a primeira metade do século XXI, consolidando-as e estendendo-as a outros planos.

Parte do resultado deste trabalho foram as produções dos livros 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil –Lula e Dilma (HIPERLINK PARA DOWNLOAD – http://www.flacso.org.br/dez_anos_governos_pos_neoliberais/livro.php) (Emir Sader – Org.) e La esperanza vence almiedo (HIPERLINK PARA DOWNLOAD – http://www.flacso.org.br/dez_anos_governos_pos_neoliberais/livro.php) (Daniel Filmus, Victor Santa María, Emir Sader e Pablo Gentili). A primeira publicação reúne 21 artigos de alguns dos principais intelectuais engajados, ativamente envolvidos na política nesses dez anos e entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedida a Emir Sader e Pablo Gentili. O segundo livro, publicado na Argentina, faz uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trazendo dois de seus mais importantes discursos, além de duas entrevistas que detalham momentos importantes da sua vida política e os acontecimentos que moldaram a situação brasileira contemporânea.

Objetivos

Fazer um balanço das gestões de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2002-2012).

Público envolvido

Intelectuais e estudiosos do tema, educadores, estudantes, associações, público em geral

Período

2013

Abrangência

Internacional

Patrocínio

Instituto Lula

Equipe

Emir Sader (Coordenador)

Pablo Gentili

Luiz Inácio Lula da Silva

José Luís Fiori

Marco Aurélio Garcia

Nelson Barbosa

Luiz Gonzaga Belluzzo

Jorge Mattoso

Marilena Chaui

Marcio Pochmann

Tania Bacelar de Araujo

Luiz Pinguelli Rosa

Bernardo Mançano Fernandes

Venício A. de Lima

Liszt Vieira

Renato Cader

Ana Maria Costa

Dalila Andrade

Sergio Machado Rezende

Glauber Piva

Artur Henrique

Eleonora Menicucci de Oliveira

Paulo Vannuchi

Renato Ferreira‏

Acesse o hotsite do Projeto

http://www.flacso.org.br/dez_anos_governos_pos_neoliberais/

Últimas notícias do projeto

Vaga com Fies supera públicas no direito

São Paulo – O número de estudantes de Direito em cursos pagos com financiamento público já supera a quantidade de vagas oferecidas em instituições federais e estaduais. Relatório do Observatório do Ensino do Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), obtido com exclusividade pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, mostra também que na área um […]

Leia mais+