André Lázaro – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad). Coordenador Acadêmico da FLACSO Brasil.

Andrea Gomes Linard – Fortaleza/CE

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação (1997), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no processo de implantação da UNILAB com sede em Redenção (CE). Consultora ad hoc do Ministério da Saúde. Avaliadora de Cursos de Graduação do INEP/Ministério da Educação.

Ângela Maria de Souza – Foz do Iguaçu/PR

Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado (1998) e doutorado (2009) em Antropologia Social e pós-doutorado pela UFSC. É docente da UNILA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: rap, movimento hip hop, relações raciais, consumo, música.

Ângela Paiva – Rio de Janeiro/RJ

Diretora da Cátedra Fulbright da PUC-Rio. Doutora em Sociologia (1999) e mestre em Sociologia (1994) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestre em Educação pela Universidade de Connecticut –EUA (1978). Graduação em Letras (Literatura e Língua Inglesa) pela Universidade Santa Úrsula (1972). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA), do qual foi uma das fundadoras. Pesquisas realizadas na área de direitos humanos, religião e política, relações raciais e movimentos sociais, juventude e ação afirmativa. Foi diretora do Departamento de Sociologia e Política de 2007 a 2011.

Antônio Carlos Caruso Ronca – São Paulo/SP

Mestre e doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor Titular da Faculdade de Educação da PUC-SP, desde 1972 e atualmente Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação. Reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 1993 a 2004. Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, de 1999 a 2004. Consultor em empresas públicas e privadas na área de recursos humanos e gestão. Conselheiro do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, de julho de 2004 a abril de 2010. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação – CNE – desde maio de 2004. Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE – de maio 2006 a maio 2008. Presidente da Comissão Bicameral de Formação de Professores do Conselho Nacional de Educação de maio de 2005 a junho de 2010. Presidente do Conselho Nacional de Educação desde junho de 2010.

Antônio Carlos de Souza Lima – Rio de Janeiro/RJ

Licenciado em História pelo ICHF/Dept. de História-Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional-Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desde 1994 ministra cursos e orienta pesquisas. Atualmente é Professor Associado de Etnologia/Depto. de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ, onde também colabora no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. É Pesquisador do CNPq. É co-coordenador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED) do Museu Nacional/UFRJ. Desde 2003 tem se dedicado ao trabalho voltado para propiciar o ensino superior de indígenas no Brasil, com o foco na formação de uma intelectualidade indígena em direto debate com o Estado brasileiro, com financiamento da Fundação Ford.

Antônio Gomes Moreira Maués – Belém/PA

Possui graduação pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado de Direito Público na da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do CNPq.

Antônio Hilário Aguilera Urquiza – Campo Grande/MS

Coordenador Geral do Programa Rede de Saberes. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1984), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de São Paulo (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994), especialização em Antropologia (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) (1999), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca/Espanha (2006). Tem experiência na área de Etnologia, assim como nas áreas de Educação Indígena e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia urbana, contextos interculturais, educação e diversidade cultural, direitos humanos e povos indígenas, comunidades quilombolas. É Professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Carmen da Matta – Rio de Janeiro/RJ

Coordenadora Técnica do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Editora Executiva das publicações dos Projetos de Extensão do LPP/UERJ. Doutorado em Literatura Comparada pela UERJ e Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica/RJ. Tem experiência como Professora de Literatura, Língua Portuguesa, Redação, Teoria e Método de Pesquisa e Cultura Brasileira.

Cláudia Calmon – Rio de Janeiro/RJ

Coordenadora do Projeto de Iniciação à Docência “Discutindo a África na Sala de Aula” e Coordenadora-Adjunta do Projeto de Extensão “O Negro no Pensamento Social Brasileiro” do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2007), graduada e Licenciada em História pela (UERJ) (1993). Professora de História da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Dalila Andrade Oliveira – Belo Horizonte/MG

Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou um Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005) e outro na Université de Montréal, Canadá (2005). Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política Educacional, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Atualmente exerce a coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). É Presidente da ANPEd (2009/2011 – 2011/2013). Pesquisadora do CNPq.

Dilvo Ilvo Ristoff – Florianópolis/SC

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Literatura pela Universityof Southern California (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Pró-Reitor de Graduação da UFSC. Presidiu o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CAPES) e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Na UFSC, foi ainda Coordenador de Pós-Graduação e Diretor do Centro de Comunicação e Expressão. Participou da equipe que em 2002 elaborou o Programa de Educação (Uma Escola do Tamanho do Brasil) do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Presidiu a Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição que foi instalada em cinco campi, em diferentes cidades dos três estados da região Sul. Sancionada a lei de criação da UFFS, foi nomeado seu Reitor pro-tempore até o ano de 2011.

Elielma Machado – Rio de Janeiro/RJ

Pesquisadora do NIREMA/PUC-Rio e Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Bacharelado (1991) e Licenciatura (1992) em Ciências Sociais pela (UERJ), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2004). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia das populações afro-brasileiras, relações raciais, gênero, juventude, antropologia e educação.

Eliene Novaes Rocha – Brasília/DF

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (1998). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente éassessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), atuando na Secretaria de Políticas Sociais. Membro da Comissão Nacional de Educação do Campo (CONEC) e da Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), membro da Comissão Pedagógica Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Fórum Nacional de Educação e do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília, em todos os espaços representandoa Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Emir Simão Sader – Rio de Janeiro/RJ

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), Pós-graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1968) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor doutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Secretário Executivo do ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales – CLACSO. Pesquisador do CNPq.

Felipe B. Campanuci Queiroz – Rio de Janeiro/RJ

Graduado em Direito, advogado, pesquisador e coordenador técnico do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, onde auxilia na coordenação do Grupo Conjuntura e coordena o projeto Cine Debate LPP. Cursando Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gersem José dos Santos Luciano (Baniwa) – Manaus/AM

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É graduado em Filosofia pela UFAM (1995), mestre e doutor em Antropologia Social pela UnB (2006-2011). Foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileia (COIAB) e Diretor-Presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP). Foi Professor Indígena entre 1986 e 1988 na Aldeia Carara-Poço, Secretário Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM) de 1997 a 1999, Gerente do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas no Ministério do Meio Ambiente de 2000 a 2004, Perito Local da Embaixada da Alemanha entre 2005 e 2006, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação de 2006 a 2008 e Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação de 2008 a 2012. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Projetos, Desenvolvimento Institucional, com ênfase em Política Educacional, com ênfase nos seguintes temas: educação indígena, política indigenista, movimento indígena e povos indígenas e desenvolvimento sustentável.

Helgio Henrique Casses Trindade – Foz do Iguaçu/PR

Doutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Ex-reitor e Professor Titular de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ex-Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), ex- Membro do Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de laCalidad y Acreditación (ANECA/Espanha), Membro eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Vice-Chair do ForumonHigherEducation, ResearchandKnowledge Regional da UNESCO e Membro do Consejo de Administração do Instituto Internacional para a Educação na América Latina e no Caribe (IESALC/UNESCO). Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (1984-1986) e Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (2004-2006). Atualmente é Reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pesquisador do CNPq.

Irene Rossetto – Rio de Janeiro/RJ

Colaboradora do LAESER desde 2006. Graduada em Relações Internacionais pela Universitá Degli Studi di Torino/Itália. Mestre em Economia pelo UFRJ. Fellow das Nações Unidas (UN/DESA) para o ano de 2007, atuou entre 2007 e 2008 na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Brasília. Doutoranda em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

João Feres Júnior – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997). É Mestre e Doutor em Ciência Política pela City University of New York (1998, 2003). Foi professor de Ciência Política do IUPERJ de 2003 a 2010. É hoje professor de Ciência Política da UERJ e da UNIRIO, editor da revista Contributions to the History of Concepts, Coordenador no Brasil do Projeto de História Conceitual do Mundo Atlântico (Iberconceptos) e Coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). Pesquisador do CNPq.

Julio Jacobo Waiselfisz – Recife/PE

Formou-se em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires e mestrado em Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Atuou como Professor em diversas universidades da América Latina. Atuou também como consultor e/ou especialista de diversos organismos internacionais, como o PNUD, OEA, e IICA, OEI, além de desempenhar funções de Coordenador Regional da UNESCO no Estado de Pernambuco e Coordenador de Pesquisa e Avaliação e do setor de Desenvolvimento Social da mesma instituição. Coordenador do Mapa da Violência no Brasil. Atualmente é Coordenador da Área Estudos sobre a Violência da FLACSO Brasil.

Laura Tavares Ribeiro Soares – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1978), especialização em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1984) e doutorado em Economia com área de concentração em Política Social pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1995). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – desde 1979. Foi Pró-Reitora de Extensão da UFRJ de 2005 a 2011. Tem experiência nas áreas de Saúde Pública, gestão em Políticas Públicas e Políticas Sociais, tendo como principais temas de trabalho e pesquisa: desigualdade social, seguridade social, política social, políticas públicas e estudos comparados latino-americanos. Pesquisadora Sênior da FLACSO Brasil.

Luís Fernando Massonetto – São Paulo/SP

Professor Doutor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito Econômico pela USP. Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC (2011/2012). Chefe de Gabinete do Ministro da Educação (2006/2008).

Luiz Augusto Caldas Pereira – Campos/RJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1986) e mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (2003). Ex-Diretor de Políticas da SETEC/MEC do Ministério da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, institutos federais, educação profissional e desenvolvimento local.

Luiz Dourado – Goiânia/GO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Pós-doutorado em Paris/França na Écoledes Hautesétudes en Siences Sociales (EHESS,2010). Atualmente é professor titular voluntário da Universidade Federal de Goiás, Membro do Conselho Superior da CAPES, Membro do Conselho Técnico Científico da Capes – ed. Básica. Ex-Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Ex-Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Ex-Secretário Adjunto da ANPEd, Ex-Diretor de Pesquisa da ANPAE. Pesquisador do CNPq.

Luiz Edmundo Vargas de Aguiar – Rio de Janeiro/RJ

Licenciado e Bacharel em Química desde 1981. Possui mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1991) e doutorado em Ciências também pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ. Foi o primeiro Reitor do IFRJ até abril de 2010e atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Reitor Substituto. Foi Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ, por duas gestões, onde também exerceu os cargos de Coordenador de área e Gerente de Desenvolvimento de Ensino. Exerceu a Presidência do Conselho Nacional de Dirigentes de CEFETs (CONCEFET) por dois mandatos (2003/04-2004/05). Representante do MEC no Conselho Nacional do SENAC, no Conselho Diretor do SENAC/RJ, e exerceu a mesma função no Conselho Diretor do SENAI/CETIQT e no Conselho Superior do IFSP. É membro do Conselho Superior do IFRJ Foi representante do CONCEFET no Fórum Nacional de Discussão da Reforma do Ensino Superior (2004).

Marcelo Jorge de Paula Paixão – Rio de Janeiro/RJ

Doutor em Sociologia pelo IUPERJ. Professor do Instituto de Economia da UFRJ. Ex-diretor do curso de graduação em Ciências Econômicas entre 2005-2009. Membro do Conselho Universitário da UFRJ nos dias atuais onde apresentou a proposta da adoção do sistema de ações afirmativas para estudantes carentes e afrodescendentes. Bacharel em economia formado pela UFRJ, Co-organizador e idealizador das duas edições do “Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil” e do “Tempo em curso: boletim eletrônico mensal sobre as desigualdades de cor ou raça e gênero no mercado de trabalho brasileiro”. Coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatística das Relações Raciais (LAESER), da UFRJ.

Maria Paula Dallari Bucci – São Paulo/SP

Livre Docente em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2012), com doutorado (2000), mestrado (1994) e graduação (1987) pela mesma instituição. É Professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Foi Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), Consultora Jurídica do MEC (2005-2008) e Procuradora Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) (2003-2005). Tem larga experiência profissional na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito público, políticas públicas, direito educacional, direito administrativo, educação superior.

Maria Paulina Castro Torres – Santiago do Chile/Chile

Coordenadora da Unidade de Apoio à Inovação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile. Mestre em Educação – Currículo e Comunidade Educativa pela Universidade do Chile. Atuou em coordenação, planejamento e implementação do “Vaga de Equidade” no Curso de Psicologia na Universidade do Chile (2009-2012).

Mário Lisboa Theodoro – Brasília/DF

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (CME/PIMES), doutor em Economia pela Université Paris I – Sorbonne; é Professor do Mestrado em Política Social da UnB desde 1999, onde é responsável pela disciplina Políticas Públicas e a Questão Racial. Foi Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 1986 a 2003; pertence ao quadro de Consultores Legislativos do Senado Federal desde 2003. Foi diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, onde acumulou ainda a função de responsável pela área de capacitação e pela montagem do Mestrado em Políticas Públicas para o Desenvolvimento daquele órgão e foi Secretário-Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República SEPPIR/PR de 2011 a 2013.

Marta Pavese Porto – Rio de Janeiro/RJ

Pós-graduada em Psicologia Junguiana, Arte e imaginário pela PUC-Rio (2011), com mestrado em Ciência da Informação pela UFMG. Especialista em políticas de comunicação, cultura e investimento social privado. Atua como consultora de entidades e organizações multilaterais como a OEI e UNICEF. Exerceu distintos cargos públicos, privados e em organismos internacionais. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2011), Coordenadora Regional do Escritório da Unesco do Rio de Janeiro (1999-2003) e Diretora de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (1994-1996).

Miriam Abramovay – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Sociologia – Universite de Paris VIII (1975), graduação em Ciência da Educação – Universite de Paris VIII (1975) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Doutora na ÉcoleDoctorale EPIC – Education Psychologie Informationet Communication – Université Lumiere Lyon 2 França. Foi coordenadora/pesquisadora de dIversos organismos (UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM), professora da Universidade Católica de Brasília, Vice Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/UNESCO). Coordenou várias pesquisas da UNESCO, Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude). Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana). Atualmente é Coordenadora do Programa Juventude e Políticas Públicas da Flacso Brasil.

Monica Romitelli de Queiroz – Rio de Janeiro/RJ

Pró-reitora de Ensino de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (1985) e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) (1992). Ênfase em educação inclusiva e valores humanos para todos os níveis educacionais.

Naomar Monteiro de Almeida Filho – Salvador/BA

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010.Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade. Pesquisador do CNPq.

Pablo Gentili – Rio de Janeiro/RJ

Possui graduação em Ciências da Educação – Universidad de Buenos Aires (UBA), mestrado em Ciências Sociais – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) e doutorado em Ciências da Educação – Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Secretário Executivo Adjunto do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e Coordenador de Cooperação Institucional (Flacso/Brasil). Pesquisador do CNPq.

Pedro Henriquez Guajardo – Caracas DF /Venezuela

Diretor do Instituto Internacional para Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), da UNESCO. Foi Decano da Faculdade de Ciências Políticas e Administração Pública pela Universidade Central de Chile. Foi Diretor da Divisão de Planejamento e Orçamento e Chefe de Planejamento e Pesquisa do Conselho Nacional de Cultura e Artes. Atuou como diretor da Escola de Governo e Gestão Pública da Universidade do Chile, Chefe do Serviço de Planejamento e Orçamento Direção Profissional Sênior Nacional do Ministério da Fazenda. Foi professor universitário e diretor da tese de pós-graduação na Universidade do Chile e Universidad de Los Andes (Colômbia). Internacionalmente, foi diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para o Chile, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o MERCOSUL Educação e do Escritório Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e Caribe e Secretário Executivo do Andrés Bello (CAB).Especialista em Relações Econômicas Internacionais, tem pós-graduação em administração pública, relações internacionais e ciência política pelas universidades de Princeton, Pittsburgh e Chile. Tem participado de vários conselhos editoriais de publicações dedicadas ao serviço público e à educação.

Renato Ferreira – Brasília/DF

Formado em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Pós-graduado em Direito Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas na Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE (2003). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (2005-2009). Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ (2008-2010). Pesquisador do Fórum Latino Americano de Políticas Educativas – FLAPE (2007-2009). Participante do Fórum para Direitos Humanos e Minorias na ONU em Genebra (2008/2009). Membro do International Visitor LeadershipProgram (IVLP), curso fornecido pelo Departamento de Estado EUA (2008). Advogado de Movimentos Sociais com ênfase em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais (2002-2010). Professor de Direito da Faculdade Cândido Mendes. Conferencista na área de Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais. Gerente de Projetos e Assessor Jurídico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Ronaldo Crispim Sena Barros – Cruz das Almas/BA

Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1994) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2006). Atualmente é doutorando em Filosofia pela UNICAMP, Professor Assistente UFRB e Editor da Griot-Revista de Filosofia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia social e política, marxismo, desenvolvimento, movimentos sociais e relações raciais. Preside o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Rosana Heringer – Rio de Janeiro/RJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Relatora do Direito Humano à Educação da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – Dhesca Brasil (mandato de 2012-2014). É Conselheira do Fundo Elas de Investimento Social. Integra o Conselho Fiscal da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE-Brasil) e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Possui doutorado em Sociologia (1997) e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (1992) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1987). Foi Professora Adjunta do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (1995 a 1998), Pesquisadora da ONG Cepia (1999 a 2004), Professora da Universidade Candido Mendes (1999-2004) e Diretora do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes (CEAB/UCAM) de 2002 a 2004. Foi Coordenadora Executiva da Action Aid Brasil de setembro de 2008 a fevereiro de 2011 e Coordenadora Geral de Programas da mesma organização entre 2004 e 2007. Foi Pesquisadora do IBASE de 1984 a 1994. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Relações Raciais no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades raciais, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, discriminação racial, cidadania e direitos humanos.

Salete Valesan Camba – São Paulo/SP

Diretora da Flacso Brasil. Educadora, Pedagoga, Psicopedagoga, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Presta assessoria e consultoria a ONGs, movimentos sociais, governos e empresas públicas. Atuou de 1980 a 2002 como docente e coordenadora pedagógica em redes públicas e privadas de São Paulo na educação básica e na educação superior. Atuou como Coordenadora de Programas e Projetos, como Diretora de Relações Institucionais do Instituto Paulo Freire de 2000 a 2010. Foi Chefe de Gabinete e Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de 2011 até 2013.

Silvio Cezar de Souza Lima – Rio de Janeiro/RJ

Pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), onde coordena o Projeto de Extensão “O Negro no Pensamento Social Brasileiro”. Possui Graduação em História pela UERJ (2002), mestrado em História das Ciências da Saúde (2005) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Tem experiência na área de história, com ênfase em história das ciências da saúde, com ênfase nos seguintes temas: história das ciências no Brasil, história da saúde, Brasil Império, teorias raciais e medicina e escravidão.

Tatiane Alves Baptista – Rio de Janeiro/RJ

Doutora em Serviço Social com ênfase em Políticas Sociais pela UFRJ. Professora Adjunta da UERJ onde coordena o setor de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento – CEED/UERJ, voltado para a política de interiorização e desenvolvimento estratégico da Universidade. Atualmente é pesquisadora e membro da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e coordenadora do Projeto de Pesquisa “Os Sentidos da Integração da Universidade e Demandas da Sociedade: diálogos e influências Brasil-França”. Possui experiência em Avaliação e Gestão de Políticas Públicas, Educação Superior e Juventude, tendo coordenado diversos projetos de interiorização da UERJ e projetos sociais de base comunitária, tais como o Programa de Atenção Saúde e Educação do Município de Queimados – NAE (Baixada Fluminense/RJ – 2009-2010), Juventude e Consumo no Complexo de Favelas do Morro da Mangueira (2003-2005) e a Reestruturação da Agência de Desenvolvimento Local da Cidade de Deus (2015-2016).