Realiza levantamentos sobre as condições de vida dos segmentos juvenis, agregada à necessidade de pesquisas e avaliação de programas no campo das políticas públicas de juventude. Pretende não somente responder a tal demanda, como inovar no campo de formação de lideranças juvenis em políticas sobre/com/por jovens, além de focalizar relações entre gerações e discutir formatação de instituições, como família, escola e serviços de segurança com tal população.

Concebe os jovens não somente como sujeitos de direitos, mas como sujeitos de desejo e potencialidades, ou seja, possíveis atores de novos direitos. Assim, se desenvolve, entre outras, análises sobre participação político-sócio-cultural, sexualidade, educação e violências, além de estudos sobre violências nas escolas, qualificação e oportunidades de trabalho, programas governamentais, gangues e tráfico de drogas – com destaque o entrelace entre classe, gênero, geração e modelagens de projetos de desenvolvimento. É de também interesse a interseção entre juventude e migração com enfoque em países e localidades receptores e remetentes de migrantes.

Dois eixos principais orientam o Programa em relação à formação de educadores, gestores governamentais e agentes na sociedade civil:

1. Educação: São elaborados e ministrados cursos de especialização para professores e outros profissionais que, em distintas ambiências, se relacionam com os jovens, como no campo do direito, da segurança, em conselhos e, claro, em escolas. Destacam-se debates sobre mediação de conflitos, diversidade, violências e desafios na construção de planos de convivência escolar.

2. Políticas públicas de juventude: Trata de cursos de formação para gestores, especialmente da área de Juventude, operacionalizando o enfoque de políticas públicas de/para/com Juventudes, considerando necessidades diversas, o lugar do Estado e de outras agências e os jovens como atores do desenvolvimento, tanto acessando ensaios, teórico-metodológicos quanto o acervo de experiências programáticas nacionais e internacionais que se acercam daquele enfoque.

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