A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957 pelos Estados Latino-Americanos que acolheram uma recomendação da XI Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atualmente, é composta por 19 Estados-membros que desenvolvem atividades acadêmicas, pesquisas e modalidades de cooperação em 14 países da América Latina e do Caribe, além da Espanha. Todas essas unidades compõem o Sistema Flacso.

Sua estrutura de governança conta com:

Assembleia Geral (dos Estados-membros) que fixa a política geral da Instituição.

Conselho Superior (formado por representantes diplomáticos dos Estados que possuem sedes acadêmicas) que faz a mediação/acompanhamento entre a Assembleia Geral e a gestão cotidiana do organismo.

Comitê Diretivo (integrado pelos diretores de unidades acadêmicas e eleitos pela Assembleia, o Secretário Geral, e um representante dos professores) que é responsável pelo planejamento e execução das atividades da Faculdade. 

Cada Unidade Acadêmica, além do seu diretor, é gerida por um Conselho Acadêmico (composto pelos coordenadores de área, um representante dos docentes/pesquisadores e um representante dos estudantes) que é responsável pela proposição e avaliação das atividades institucionais.

O Secretário Geral (com sede atual em Costa Rica) é o mesmo da Assembleia, do Conselho Superior e Comitê Diretivo.

Estados-membros: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname e Uruguai.

Unidades acadêmicas

Sedes: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.

Programas: Cuba, El Salvador, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

Projetos: Honduras e Espanha.

 rede-flacso

A Flacso no Brasil

Com sede na cidade de Brasília e duas unidades, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, a Flacso Brasil desenvolve atividades de pesquisa e de formação nas áreas de educação, direitos humanos, saúde, juventude, violência.

A Flacso e o Governo da República Federativa do Brasil assinaram convênio em dezembro de 1990 para o funcionamento da Sede Acadêmica no país. Em maio de 1992, o Congresso Nacional aprovou esse acordo por meio de Decreto Legislativo, que foi promulgado em junho do mesmo ano pelo Decreto n0 593, firmado pelos Presidente da República e Chanceler da República Federativa do Brasil.

O acordo entre a entidade e o governo prevê a execução de “atividades de docência de pós-graduação, pesquisa e outras modalidades de cooperação no campo do desenvolvimento econômico e social e da integração da América Latina e do Caribe” (artigo II).

Documentos

Acordo sobre a Flacso
Convênio Flacso Brasil
Regulamento de Programas Docentes do Sistema Flacso
Código de Ética
Sede Brasília – Convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Escritório São Paulo – Convênio Flacso Brasil – Secretaria do Patrimônio da União

 

Direção
Salete Sirlei Valesan Camba | Currículo Lattes

Conselho Acadêmico
André Lázaro | Currículo Lattes
Gustavo Enrique Fischman
Julio Jacobo Waiselfisz
Kathia Dudyk
Laura Tavares
Mary Garcia Castro | Currículo Lattes
Miriam Abramovay | Currículo Lattes
Pablo Gentili | Currículo Lattes
Renata Montechiare | Currículo Lattes

Coordenadores de Programas
André Lázaro | Currículo Lattes
Gustavo Enrique Fischman
Julio Jacobo Waiselfisz
Kathia Dudyk
Miriam Abramovay | Currículo Lattes
Pablo Gentili | Currículo Lattes
Renata Montechiare | Currículo Lattes