O Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade tem como objetivo trabalhar pela promoção da diversidade cultural, integrando perspectivas conceituais e metodológicas entre Brasil e outros países da América Latina e Caribe. O Programa está estruturado de modo a trabalhar pela integração regional especialmente a partir do intercâmbio entre políticas públicas, projetos e pesquisas em andamento na América Latina e no Brasil, incentivando a mobilidade de profissionais e ideias entre os países de atuação do Sistema Flacso, sem prejuízo dos demais.

Trabalha pela ampliação dos debates que subsidiam a construção, execução e acompanhamento de políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, pressupondo a participação social dos agentes implicados em todas as etapas do processo. Desenvolvemos ações direcionadas à formação na área da cultura e cursos livres de qualificação e aperfeiçoamento à pós-graduação. Trabalhamos também com projetos e políticas públicas que atuem na interface entre cultura e outras áreas do conhecimento como artes, direitos humanos, educação e ciências sociais.

O Programa tem como meta produzir e difundir pesquisas, políticas e projetos que tomem a cultura como direito humano fundamental, bem como sua produção, fruição e circulação. Seu escopo de atuação prevê ainda o intercâmbio entre idéias, técnicas, experiências e iniciativas implicadas na formação especializada e qualificação profissional.

Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade pressupõe atuação com pesquisas, análises e formação no campo da cultura, para produzir ou apoiar a produção de ações, projetos e políticas, abrindo diálogos com os demais Programas da Flacso Brasil. Preocupa-se em somar esforços para o desenvolvimento nacional e regional, alinhados à valorização dos modos de vida e identidades, tolerância religiosa, promoção da diversidade, valorização do patrimônio cultural, acompanhando e medindo seus impactos.