Aula Inaugural Marca o Início do Percurso Formativo do CPA

O Comitê de Participação de Adolescentes no Conanda reuniu adolescentes titulares e suplentes, presidentes e pontos focais responsáveis pelo CPA dos conselhos de direitos de 25 estados e conselheiros(as) do Conanda para a Aula inaugural do percurso formativo do CPA acerca do tema:  Uso Consciente e Responsável da Internet.

Com informações da Ascom/Conanda

O Comitê de Participação de Adolescentes no Conanda (CPA/Conanda) iniciou o percurso formativo do Comitê na noite da última quinta-feira (12), com a Aula Inaugural sobre o Tema:  Uso Consciente e Responsável da Internet ministrada por especialistas da SaferNet Brasil, organização que trabalha para promover a conscientização de como usar a internet de maneira livre e segura.

Para abrir o evento fizeram falas de boas-vindas aos participantes, com ênfase na importância de se realizarem atividades formativas para os adolescentes do CPA Nacional e dos Estados, o(a) adolescentes: Willian Azevedo e Isabella Schirrmann; a presidente do Conanda e Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Adjunta (SNDCA/MMFDH), Fernanda Monteiro; a Diretora da Flacso Brasil, entidade organizadora do evento e parceira do Conanda e da SNDCA no projeto CPA, Salete Valesan Camba; e a Coordenadora da Comissão de Mobilização e Formação do Conanda (CMF), Vera Carneiro.

Já na abertura da Aula o diretor de educação da SaferNet, Rodrigo Nejm, reforçou que “Internet não é terra de ninguém”, demonstrando os marcos legais e a reponsabilidade de todos quando o assunto é uso da internet.

Para abordar o tema, Nejm e os especialistas: Guilherme Alves, coordenador de engajamento de jovens; as mentoras jovens: Isabella Ferro e Emanuelly Oliveira; e o jovem embaixador, Wilson Guilherme, se dividiram em uma espécie de “Talk Show” (programa de entrevistas) para tratar de diferentes assuntos, como: Segurança e Privacidade; Reputação; Combate à Violência Online; Calúnia, Difamação e Injúria; e Bem-estar e Autocuidado na internet.

Se inscreveram para o evento virtual 87 pessoas, entre elas: 30 Adolescente titulares do CPA; 17 Suplentes; 24 Pontos Focais; e 14 Presidentes dos conselhos de direitos de 25 Estados, destes: 7 da região Norte, 3 da região Sul, 3 da região Sudeste, 4 da Centro-oeste e 8 da Nordeste.  Participaram ainda o Vice-presidente do Conanda, Edmilson Camargos (Lamparina); e os (a) Conselheiro Cláudio Orestes, Neia Bueno, Renato Bonfim e Sérgio Marques.

A próxima atividade formativa do Comitê está prevista para ser realizada no dia 26/08 sobre o tema: Proteção Integral. As formações do CPA não são atividades abertas ao público e são dirigidas a adolescentes titulares e suplentes do CPA, podendo contar com convidados conforme metodologia formativa desenvolvida para o Comitê.

CPA

O CPA é um projeto executado pela Flacso Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMDFDH), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).