Encontro do CPA Discute as Primeiras Participações do Comitê junto ao Conanda

Os representantes do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA/Conanda) junto ao Conanda apresentaram relatos das suas participações e coletaram novas prioridades a serem levadas ao Colegiado na próxima Assembleia Ordinária

Com informações da Ascom/Conanda

O Comitê de Participação de Adolescentes no Conanda (CPA/Conanda) esteve reunido virtualmente na terça-feira (04) para a devolutiva das participações dos representantes do CPA nas 293ª e 294ª Assembleias Ordinárias do Conanda, como também para debater novas temáticas prioritárias a serem levadas para a próxima Assembleia (295ª) do Colegiado.

Entre os destaques relatados pelos representantes do CPA na Mesa diretora; Comissões permanentes e Plenárias, neste encontro virtual de compartilhamento de experiências e preparação dos representantes do CPA para a próxima Assembleia, esteve a boa acolhida recebida por parte dos conselheiros e conselheiras do Conanda, como também a efetividade da participação do CPA no planejamento das comissões para o biênio 2021/2022. Segundo os relatos dos representantes todos(as) foram bem acolhidos e conseguiram o aceite do Conselho às propostas apresentadas pelo CPA.

Celebradas pelos conselheiros(as) e incluídas nos planejamentos das  comissões, temas como: educação pós-pandemia; convivência familiar dos adolescentes em cumprimento de medidas Socioeducativas; divulgação periódica dos dados do Disque 100 e canais de denúncia de violações; assistência a crianças e adolescentes em acolhimento institucional e a participação de adolescentes nos conselhos estaduais/distrital e municipais foram parte das propostas de ações levadas pelo CPA às comissões.

A temática mais debatida para ser levada pelo Comitê para a próxima Assembleia foi o retorno das aulas presenciais. Os adolescentes reforçaram a preocupação com a segurança sanitária de adolescentes e professores e pontuaram a necessidade de se avaliar o retorno com base nas realidades dos territórios, já que alguns estão mais avançados na vacinação e outros menos, assim como uns registram ainda números significativos de casos e mortes pela Covid-19 e outros registram queda. Outros pontos destacados pelo Comitê foi a avaliação das estruturas das escolas e a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas sanitárias recomendadas nos ambientes escolares.

A próxima Assembleia Ordinária do Conanda acontece nos dias 18 e 19/08 e as plenárias são públicas e transmitidas ao vivo na página do Conanda no Facebook.

CPA

O CPA é um projeto executado pela Flacso Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMDFDH), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).