fbpx

Candidatos que não foram aprovados ainda podem fazer as provas do vestibular no dia 24 de novembro.

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) divulgou nesta quarta-feira, 6 de novembro, a relação de aprovados no Vestibular 2020/1 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Os candidatos que não foram aprovados via Enem poderão fazer as provas do Cederj. No caso dos estudantes que concorrem às vagas da UFRJ será necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição (R$ 88) até amanhã, 7 de novembro, já que universidade havia oferecido a isenção para os inscritos pelo Enem.

Vestibular

As provas do vestibular serão aplicadas no dia 24 de novembro, a partir das 9h. A seletiva será formada por uma redação e 60 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

Os conteúdos das provas também serão formados por questões específicas de acordo com o curso escolhido.

No dia 18 de novembro os locais de prova serão informados pela instituição e ficarão disponíveis até o dia 22 seguinte para consulta e impressão.

Vagas e Resultado

Estão sendo oferecidas 7.674 vagas gratuitas em cursos superiores do Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio. Parte das vagas são reservadas aos candidatos das Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. Há, ainda, a reserva para professores da rede pública.

Para os aprovados via Enem a divisão das vagas muda de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato. Veja:

  • UFRJ: 30% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFF, UniRio e Cefet/RJ: 12,5% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFRRJ (curso de Tecnologia em Segurança Pública exclusivo para profissionais da ativa em Segurança Pública): 30% para o Enem, sendo metade para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e metade para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos).

resultado final do vestibular será publicado no dia 9 de janeiro de 2020 e as matrículas serão realizadas nos dias 14 e 15 seguintes.