fbpx

Desde a segunda (12), quase meio milhão de candidatos já viram o local das provas do dia 25 pela internet, por meio de consulta individual.

Quase meio milhão de candidatos da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já checaram o endereço do local das provas, que serão realizadas em 25 de agosto.

Os locais de prova foram divulgados na segunda-feira (12), junto com o cartão de confirmação de inscrição. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 18h desta terça (13), 480.762 participantes já haviam acessado o local de prova no sistema.

As provas acontecem em 25 de agosto para os candidatos do Encceja do ensino fundamental e do ensino médio.

Como saber o local de provas do Encceja 2019?

A consulta ao local de provas do Encceja deve ser feita pela Página do Participante, pela internet. O endereço é http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante.

A consulta é individual. Isso quer dizer que cada candidato ou candidata precisa fazer login no sistema, usando seu CPF e a senha escolha no ato de inscrição.

Como recuperar a senha do Encceja?

Caso você tenha esquecido qual senha escolheu na inscrição para o Encceja 2019, o Inep dá orientações para recuperar o acesso:

  • CASO 1: Candidato sabe o e-mail, mas não a senha
  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha”;
  3. Confira se o endereço de e-mail está correto na tela seguinte, responda ao desafio novamente e cliquem em “Enviar nova senha por e-mail”.
  • CASO 2: Candidato não sabe nem a senha nem o e-mail
  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha”;
  3. Se você não tiver acesso ao endereço apresentado na tela seguinte, responda ao desafio novamente e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”;
  4. Nesse caso, o sistema vai pedir a alteração dos dados de contato, incluindo um novo e-mail para o envio de uma nova senha. ATENÇÃO: Para evitar invasões ao sistema por terceiros, qualquer alteração de e-mail será informada ao e-mail original cadastrado na inscrição.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame aplicado anualmente pelo governo federal destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade esperada. A participação é gratuita. Podem fazer o Encceja do ensino fundamental quem tem a partir de 15 anos e não estudou até o nono ano. Já o Encceja do ensino médio é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram os três anos de ensino médio.

O Encceja 2019, que será realizado em 25 de agosto, bateu recorde de inscritos: 2.973.375 pessoas se inscreveram, um aumento de 75% em relação à edição de 2018, que contou com 1.695.607 inscritos.

Em 2017, quando o Encceja voltou a ser usado para conseguir o diploma do ensino médio, a porcentagem de candidatos que conseguiam a nota mínima subiu de 14,3% para 36%.