UEL abre inscrição para o Vestibular 2020

Universidade está oferecendo mais de 2,5 mil vagas para cursos de graduação em Londrina/PR

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu nesta segunda-feira, 5 de agosto, o período de inscrição para o Vestibular 2020. Prazo vai até o dia 23 de setembro e a taxa é de R$ 153.

Os candidatos inscritos no CadÚnico tiveram entre os dias 8 e 19 de julho para solicitar a isenção da taxa. A UEL já informou os pedidos deferidos e indeferidos.

Vestibular

A UEL aplica o vestibular em duas fases. As provas da primeira fase serão realizadas no 20 de outubro, às 14h, com conteúdos sobre Conhecimentos Gerais. Serão 60 questões objetivas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Os classificados para a segunda fase farão as provas em dois dias: 1º e 2 de dezembro, às 14h. No primeiro dia será aplicada a Prova de Línguas, Literaturas e redações. Serão 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas e 10 questões de Língua Estrangeira. O segundo dia será composto pela prova de Conhecimentos Específicos, com 12 questões discursivas distribuídas entre três disciplinas de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

As provas da seletiva serão aplicadas em Londrina, Curitiba e Cascavel.

  • Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música também deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas (PHE) no dia 29 de setembro. Já os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico farão a PHE no dia 3 de dezembro.

  • Obras Literárias

Para o Vestibular 2020 a UEL anunciou as seguintes obras:

A hora da estrela – Clarice Lispector
Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
Vozes anoitecidas – Mia Couto
Amor de perdição – Camilo Castelo Branco
Clara dos Anjos – Lima Barreto
Comédia para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
O demônio familiar – José de Alencar
O filho eterno – Cristovão Tezza
Poemas escolhidos de Gregório de Matos – Gregório de Matos (Ed. Companhia das Letras)
Quarenta dias – Maria Valéria Rezende

Vagas

A oferta da UEL para este vestibular é de 2.559 vagas para os cursos ministrados em Londrina/PR.

Das vagas, a universidade reserva 45% de cada cursos para os candidatos cotistas, sendo 20% para quem estudou integralmente as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas, 20% para candidatos autodeclarados negros que também estudaram em instituições públicas e 5% para candidatos autodeclarados negros independente do percurso de formação.

Para mais informações acesse o Site da COPS/UEL e consulte o Manual do Candidato.