fbpx

Balanço foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite de quarta-feira, 5 de junho, segundo dia de inscrições.

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite da última quarta-feira, 5 de junho, informou que foram recebidas mais de 856 mil inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/2 até então. O prazo de participação começou no dia 4/06 e segue até às 23h59 desta sexta-feira, 7 de junho.

Em relação aos inscritos, o MEC registrou mais de 452 mil candidatos. O número de participantes é menor do que o de inscrições pois é possível que cada concorrente se inscreva para duas vagas no SiSU.

Cursos mais procurados x mais concorridos

Os cursos mais procurados (que têm o maior número de inscritos totais) são:

1º: Medicina: mais de 138 mil candidatos
2º: Direito: mais de 53 mil candidatos
3º: Administração: mais de 41 mil candidatos

Já os cursos mais concorridos são:

1º: Medicina: 95,73 candidatos por vaga
2º: Psicologia: 42,02 candidatos por vaga
3º: Direito: 36,75 candidatos por vaga

Os cursos mais concorridos costumam ser diferentes dos mais procurados por estarem relacionados ao número de vagas disponíveis. No caso de Administração, o curso é o terceiro mais buscado deste SiSU, mas como a oferta de vagas é maior, não há tantos concorrentes por oportunidade, diferente de Psicologia, por exemplo.

Maior oferta de vagas 

O SiSU 2019/2 é a edição do segundo semestre com maior número de vagas da última década. Os candidatos podem se inscrever para 59.028 oportunidades gratuitas, dentre as quais há reserva para cotistas.

Crescimento de vagas do SiSU do segundo semestre
Créditos: MEC

Como se inscrever no SiSU?

O SiSU 2019/2 é voltado para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e não zerou a redação. O candidatos e inscreve no site oficial, gratuitamente, e pode escolher até duas opções de curso para concorrer. É necessário informar se deseja concorrer por uma das cotas ou ações afirmativas ou como ampla concorrência.

O resultado do SiSU 2019/2 será publicado em 10 de junho e as matrículas serão recebidas entre os dias 12 e 17 seguintes. Quem não for convocado poderá manifestar interesse pela lista de espera de 11 a 17 de junho, candidatos que terão seus nomes repassados para as instituições de ensino para as chamadas posteriores.

Mais informações no site do SiSU ou pelo Edital.