fbpx

Interessados podem pedir a gratuidade do valor até o dia 15 de junho.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu nesta quarta-feira, 13 de junho, os pedidos de isenção da taxa 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2019. As solicitações serão recebidas até a próxima sexta-feira (15).

Peça sua isenção

A gratuidade pode ser solicitada pela internet ou no campus Maracanã, no Laboratório de Informática, das 10h às 17h. Os interessados terão que enviar a documentação até o dia 18 de junho, pela Agência dos Correios.

A isenção é destinada no último ano do ensino médio (ou que tenham terminado) e comprovem renda familiar bruta de até R$ 1.431.

O resultado dos pedidos de isenção da taxa será liberado em 14 de julho. Os contemplados devem se inscrever normalmente no 2º Exame de Qualificação (EQ).

Cursinhos comunitários

Os cursinhos comunitários podem entregar as documentações e os pedidos de isenção diretamente na UERJ, até 18 de junho.

A responsabilidade dos pedidos é dos coordenadores (ou similares) dos cursinhos comunitários.

Os isentos desta modalidade também serão conhecidos em 14 de julho.

Exame de Qualificação

Os candidatos que ganharem a isenção, assim como os demais que desejam participar do 2º Exame de Qualificação (EQ) terão que se inscrever de 17 de julho a 5 de agosto.

A previsão é de que as provas do 2º EQ sejam aplicadas em 6 de setembro, caso não haja mudança no cronograma da UERJ.

As provas serão compostas por questões objetivas sobre disciplinas que constituem a grade curricular do ensino médio. A leitura obrigatória é do livro “O alienista”, de Machado de Assis.

UERJ já aplicou um primeiro Exame de Qualificação no último domingo (10). A classificação destas provas deve ser publicada em 19 de junho.

Exame Discursivo

Os candidatos que obtiverem aproveitamento mínimo de 40% em um dos dois Exames de Qualificação (EQ) participarão do Exame Discursivo (ED).

A UERJ ainda não informou o período de inscrições do ED, mas as provas discursivas estão previstas para 2 de dezembro.

A prova de redação terá como leitura obrigatória o livro “O seminarista” – de Rubem Fonseca. Já a de Língua Portuguesa e Literaturas será “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queiroz.