fbpx

A expectativa do MEC é de que neste ano o exame receba 7,5 milhões de inscritos.

No fim da tarde da última segunda-feira, dia 14 de maio, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ultrapassou a marca de 4 milhões de inscritos. A informação foi divulgada em uma rede social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inscreva-se para o Enem 2018

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 7,5 milhões de estudantes se inscrevam no Enem 2018. A previsão é menor do que o registrado em 2016, quando o Enem recebeu 9,2 milhões de inscrições.

No ano passado, 6,5 milhões de pessoas se inscreveram, sendo que 6,1 milhões de inscrições foram confirmadas. Em 2017, o número de inscrições confirmadas foi o menor desde 2013.

As inscrições para o Enem 2018 serão recebidas até dia 18 de maio, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 82 até o dia 23 de maio. Alguns participantes estão tendo dificuldade em acessar o boleto, mas o Inep afirmou que o problema foi resolvido.

Esta foi a primeira vez em que os estudantes tiveram que pedir isenção de taxa no Enem antes do prazo de inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril.

O MEC informou que, excepcionalmente, os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que se inscreverem no Enem 2018 até 18 de maio, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril, terão gratuidade automática da taxa.

Provas

As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Em cada dia de avaliação os participantes terão que responder 90 questões objetivas, além da prova de redação que será aplicada no primeiro dia.

Dia 04/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os dias, as provas terão início às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h. No primeiro dia os participantes contarão com cinco horas e meia para realizar o exame, e cinco horas no segundo dia.

Por que fazer o Enem 2018

As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).