fbpx

Boleto no valor de R$ 82 precisa ser pago até o dia 23 de maio em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências dos Correios com o serviço do Banco Postal.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 15 de maio, que as instituições bancárias estão precisando de três a cinco dias para comunicar o pagamento do boleto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
As inscrições para o Enem 2018 encerram na próxima sexta-feira, dia 18, mas a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser paga até o dia 23 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 82, mesmo valor do ano passado.
A orientação do Inep é para que os estudantes que ainda aguardam a confirmação do pagamento acessem a Página do Participante. Quando o banco comunica o pagamento, automaticamente o sistema muda a mensagem “Inscrição aguardando pagamento da GRU” para “Inscrição concluída com sucesso”.
Enem 2018 ultrapassou a marca de 4 milhões de inscritos às 17h33 de ontem, 14, oitavo dia de inscrições. A meta do Ministério da Educação (MEC) é alcançar 7,5 milhões de inscrições. No ano passado, 6,5 milhões se inscreveram no Enem 2017, o menor número desde 2013.
Entre os 3.361.468 estudantes que conseguiram a isenção da taxa do Enem 2018, cerca de 2 milhões fizeram a inscrição. Os demais precisam se inscrever até 18 de maio, pois o benefício da gratuidade não garante inscrição automática no exame.
Excepcionalmente, os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que se inscreverem no Enem 2018 terão gratuidade automática da taxa, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril.

Enem 2018

As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Em cada dia de avaliação os participantes terão que responder 90 questões objetivas, além da prova de redação que será aplicada no primeiro dia.
Dia 04/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
Em ambos os dias, as provas terão início às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h. No primeiro dia os participantes contarão com cinco horas e meia para realizar o exame, e cinco horas no segundo dia.

Por que fazer o Enem 2018

As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).