Pré-matrículas para escolas estaduais estão abertas em cidades da Região Metropolitana do Rio

Mais de 330 escolas estaduais na Baixada Fluminense e mais de 140 em Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito têm vagas disponíveis para novos alunos.

A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil. (Foto: Divulgação/ Marcia Costa)
A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil. (Foto: Divulgação/ Marcia Costa)

Pré-matrículas para mais de 330 escolas públicas estaduais na Baixada Fluminense e mais de 140 em instituições em Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, estão abertas. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro, por meio do site Matrícula Fácil. No site, os estudantes podem escolher a unidade de ensino de preferência para o ano letivo de 2018.

Em todo o Rio de Janeiro, há mais de 1,2 mil escolas públicas estaduais com oportunidades disponíveis. Do total, 84 unidades estão localizadas em Duque de Caxias; 81 em Nova Iguaçu; 75 estão localizadas em São Gonçalo; 41 em Niterói; 39 em Belford Roxo; 36 em São João de Meriti; 19 em Magé; 15 em Itaboraí; 13 em Queimados; 12 em Nilópolis; 12 em Itaguaí; 11 em Mesquita; nove em Seropédica; nove em Maricá; oito em Japeri; sete em Rio Bonito; três em Paracambi, três em Guapimirim e duas em Tanguá.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como realizar o cadastro; unidades escolares com vagas disponíveis em cada município; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher colégios de Ensino Médio Regular ou unidades que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um curso técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo, além de unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na 1ª fase de pré-matrículas para o ano letivo de 2017, foram feitas mais de 240 mil inscrições. O número foi superior ao de 2016, quando 220.498 candidatos optaram por ingressar em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 22 de dezembro, no site Matrícula Fácil. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2018 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

Renovação de matrícula

O aluno da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) deve ficar atento ao período de renovação de matrículas. O prazo termina no próximo dia 22. O responsável – ou o próprio estudante, maior de 18 anos – deve dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2018.

Período de renovação: até 22 de novembro.

A renovação deve ser feita diretamente na escola onde o aluno estuda.

Pré-matrícula

Período de pré-matrículas online: até 4 de dezembro

Resultado da alocação: 22 de dezembro

Confirmação da pré-matrícula: de 3 a 8 de janeiro de 2018 (na unidade em que o aluno foi selecionado)