UERJ ANUNCIA DATAS DO VESTIBULAR ESTADUAL 2018

filho-de-aposentado-da-petrobras-declarou-renda-de-r-450-para-burlar-sistema-de-cotas-na-uerj
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seleção contará com mudanças em sua estrutura e terá a volta das obras literárias.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, as datas dos exames de seu Vestibular Estadual 2018. O calendário é preliminar e o restante do cronograma será divulgado junto com cada edital.

Exames de Qualificação

O 1º Exame de Qualificação (EQ) terá inscrições de 23 de maio a 12 de junho. Já a prova que passará por mudanças este ano, tornando-se mais interdisciplinar, está prevista para 16 de julho.

Já o 2º Exame de Qualificação abrirá inscrições em 21 de julho e receberá os cadastros até 7 de agosto, enquanto as provas serão em 17 de setembro.

Poderão participar do 2º EQ os candidatos que fizeram a prova anterior e desejam tentar uma melhor nota ou aqueles que não se inscreveram e querem concorrer às vagas do Vestibular.

Exame Discursivo 

As datas de inscrições do Exame Discursivo (ED) ainda não foram informadas, mas a UERJ anunciou que as provas serão aplicadas em 10 de dezembro.

O Exame Discursivo do Vestibular 2018 contará com uma nova estrutura, na qual a Redação será separada das questões de Língua Portuguesa.

A peculiar prova de Língua Portuguesa Intrumental e Redação, que contava com perguntas discursivas e produção textual, passará a se chamar Língua Portuguesa e Literaturas. O objetivo é que os estudantes leiam mais e se dediquem às obras literárias.

Obras Literárias

As obras literárias retornam ao Vestibular este ano. A composição definida pela UERJ é a seguinte:

Primeiras estórias (contos “A terceira margem do Rio” e “O Espelho”, de João Guimarães Rosa – 1º Exame de Qualificação;
A hora da estrela, de Clarice Lispector – 2ª Exame de Qualificação;
Dom Casmurro, de Machado de Assis – na prova de Língua Portuguesa Instrumental do Exame Discursivo;
Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago – Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (nova prova).

Mais informações no site da UERJ.

Fonte: http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/uerj-anuncia-datas-vestibular-estadual-2018/338893.html