fbpx

A Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), com apoio da Fundação Ford, se associaram para realizar uma pesquisa sobre os movimentos sociais e suas articulações em torno do tema educação. Um dos objetivos da pesquisa Movimentos em movimento: quem somos e onde estamos? é conhecer e apoiar a mobilização em defesa das políticas de ação afirmativa na educação superior. A pesquisa é dirigida a organizações, movimentos sociais, coletivos e outros grupos, em particular do movimento negro, que incluem a educação em sua agenda de atuação.

A pesquisa tem por objetivo elaborar um catálogo que será acessível publicamente para favorecer a criação de redes e articulações entre distintos grupos. A pesquisa terá um desdobramento imediato na realização de uma oficina de trabalho com entidades participantes para o estudo de indicadores educacionais e sociais que possa subsidiar a avaliação e o acompanhamento do direito à educação pelas entidades e grupos.

Os principais objetivos da pesquisa:

  • Identificar grupos (organizações, movimentos e coletivos) em particular os de juventude e do movimento negro, em atuação no país;
  • Conhecer as novas formas de mobilização, organização e atuação dos movimentos sociais;
  • Verificar os temas de interesse, formas de atuação e como a educação participa da agenda desses grupos;
  • Contribuir na construção, formação e fortalecimento de redes locais, regionais e nacional em torno da agenda das AA.

A pesquisa consiste num questionário que busca identificar o tipo de organização, os temas prioritários, as formas de mobilização e a participação em instâncias de políticas públicas e redes da sociedade civil. O primeiro passo da pesquisa já foi dado, com a formulação do questionário, submetido a um pré-teste, e a preparação da listagem inicial com mais de 500 organizações e coletivos. Participam dessa etapa 4 pesquisadores (2 negros e 2 brancos, 2 homens e 2 mulheres, com diferentes níveis de formação: doutor, doutorando, mestra e graduada).

Convidamos as organizações, instituições, movimentos e coletivos a entrarem em contato conosco (pesquisaflacsofcc.2016@gmail.com) para que seja enviado o link do questionário, que ocupa menos de 10 minutos para seu preenchimento. A pesquisa se estende do mês de julho a final de agosto. Portanto se seu movimento, coletivo, ou organização receber o nosso e-mail, por favor, colabore. Estamos trabalhando para criar uma rede de contatos que visa o fortalecimento da luta da juventude (especialmente negra) por direitos.

Confira o artigo Movimentos em movimento: quem somos e onde estamos?, que explica mais sobre a pesquisa e faz um breve histórico da atuação dos movimentos sociais, especialmente o movimento negro, e das políticas afirmativas no campo da educação no Brasil