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Por Marina Baldoni Amaral

caderno7_geaO novo caderno do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA-ES), da Flacso Brasil, reúne 11 artigos que abordam diferentes aspectos de políticas de democratização da educação superior no país.  Democratização da Educação Superior no Brasil: Novas dinâmicas, dilemas e aprendizados analisa impactos de mecanismos de inclusão no ensino superior brasileiro, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), as políticas de assistência estudantil e a lei das cotas (Lei nº 12.711/2012), que este ano completa o período previsto para que seja completamente implementada. A legislação prevê adoção de 50% de cotas para ingresso nas instituições públicas federais para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que envolve também critérios de renda familiar e autoclassificação racial.

“Organizamos esta edição com o objetivo de reunir artigos sobre temas voltados ao debate sobre acesso, permanência e sucesso no ensino superior no Brasil, com ênfase na implementação e impacto das políticas de ação afirmativa neste campo. Os artigos destinam-se a subsidiar o debate sobre estas questões, visando a abordagem de temas contemporâneos, resultantes de pesquisas acadêmicas recentemente concluídas ou em andamento que demonstrem o que vem acontecendo com as políticas de ação afirmativa e avaliações das mesmas”, afirma Rosana Heringer, doutora em Sociologia, professora e vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na apresentação do caderno.

Os artigos trazem uma variedade de abordagens e de recortes temáticos que contribuem para enriquecer as reflexões sobre o tema e lançam novos desafios a partir dos desdobramentos recentes dessas políticas.

A série Cadernos do GEA é um produto do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, projeto realizado pela Flacso Brasil, com apoio da Fundação Ford e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Acesse aqui o caderno completo.