fbpx

banner2

Por Marina Baldoni Amaral

Na próxima semana, um ciclo de cinema vai trazer ao público filmes que abordam questões relacionadas a Dignidade e Resistência. O evento acontece em Florianópolis, entre os dias 5 e 7 de outubro, e faz parte da 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Organizada pela Flacso Brasil, pela Anped e  pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), a mostra foi dividida em três eixos:

Brasil X Ditadura, com filmes como documentário O dia que durou 21 anos (autópsia de uma conspiração), de Camilo Tavares, sobre a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964; Infância, Juventude e Rebeldia, que apresenta, entre outros, o longa chinês Nenhum a Menos, de Zhang Yimou. Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de uma garota de 13 anos que recebe a tarefa de substituir o professor titular em uma escola rural, sua principal obrigação é evitar a evasão estudantil, um problema crônico no país; e em Cinema e Dignidade, homenagem ao cineasta iraniano Jafar Panahi, o espectador vai poder assistir aos aclamados filmes do diretor: O Balão Mágico, O Círculo e Isto não é um filme.

As sessões são das 8h30 às 19h30, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação completa aqui.

37ª Reunião Nacional da Anped

A 37ª Reunião Nacional da Anped acontece entre os dias 4 e 8 de outubro, na UFSC, em Florianópolis, com o tema Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. O encontro espera reunir pesquisadores, docentes e alunos da pós-graduação em educação.

No evento, a Flacso Brasil também vai participar também do 17º Colóquio Clacso-Anped. Na segunda-feira (5), a diretora geral da Flacso Brasil, Salete Sirlei Valesan Camba, vai coordenar a mesa Desigualdades, Transformações Sociais e Política Educacional na América Latina, com a participação de Márcio Pochmann (Unicamp), Pablo Gentili (Clacso) e Dalila Andrade Oliveira (UFMG).

Na terça-feira (6), Patrícia Barcelos, da Flacso Brasil, coordena a mesa Os Docentes, o Currículo e a Avaliação nas Políticas Educacionais  a América Latina, com Daniel Suarez (UBA, Argentina), Alvaro Hypólito (UFPEL, Brasil) e Felipe Zurita (UAHC, Chile).

Para mais informações sobre o evento e a programação, acesse a página da reunião.