fbpx

Por Marina Baldoni Amaral

11222095_942431785816779_2300475545443322203_o

Servidores públicos de São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra, no Espírito Santo, que participaram do Seminário de Encerramento do Forgep.

Na última semana as cidades de São Mateus e Anchieta, no Espírito Santo, receberam seminários de encerramento do projeto de Formação de Gestores Públicos (Forgep), desenvolvido pela Flacso Brasil em parceria com a Petrobras e as Prefeituras dos municípios de Anchieta, Piúma, Itapemirim, Vitória, Serra, São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra.

O projeto acontece no Estado desde dezembro de 2014 e realizou sete oficinas sobre gestão pública de programas e projetos, totalizando 80 horas de capacitação, além de um seminário e uma série de visitas de assessoramento às prefeituras participantes para orientar a implementação de instrumentos de gerenciamento de projetos para fortalecer as políticas públicas municipais.

Anchieta

Na mesa, da esquerda para a direita: a coordenadora Pedagógica do Forgep, Aparecida Rodrigues, o prefeito de Anchieta, Marcus Vinicius Doelinger Assad, o articulador local do Forgep, João Batista, e Juliane Aguilar, coordenadora das Atividades de Responsabilidade Social da Petrobras – ES.

Durante o evento foram realizadas as palestras “A Agenda XXI e a Perspectiva de Desenvolvimento Local”, com Juliane Aguilar de Castro Alves, coordenadora das Atividades de Responsabilidade Social da Petrobras – ES e “Os Desafios da Administração Pública no Processo de Formação Continuada”, com Aparecida Rodrigues, coordenadora Pedagógica do Forgep. Os certificados de participação nas oficinas também foram entregues aos presentes, que agradeceram a iniciativa da Flacso e pediram a continuidade do projeto nos municípios.

Pernambuco

Na quarta-feira (16), é a vez de Pernambuco receber o seminário de encerramento do projeto, em Jaboatão dos Guararapes. Integraram as oficinas no Estado as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Rio Formoso e Sirinhaém, com um total de 104 participantes.

Durante o encontro vai ser realizada uma mesa de debates com o tema “Desafios da Gestão de Projetos na Esfera Pública Municipal”, e palestra da Professora Dra. Laura Tavares, “Política Social como Política Pública: questões pendentes”.

Sobre o Forgep

O projeto é realizado desde janeiro de 2014 em 27 prefeituras de cinco estados brasileiros – BA, PE, ES, MG e RS – e é desenvolvido pela Flacso Brasil em parceria com a Petrobras e as prefeituras envolvidas.