fbpx

Por Marina Baldoni Amaral

O Programa de Diagnóstico e Prevenção à Violência nas Escolas, realizado pela Flacso Brasil em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Ministério da Educação (MEC), está sendo implementado em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Vitória, Maceió, Salvador, Belém, São Luís e Fortaleza. As cidades foram escolhidas levando em consideração o Mapa da Violência e a aderência das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Cerca de 20 escolas de cada uma delas recebem o projeto.

O Programa se divide em três atividades: a pesquisa de vitimização, o sistema online de registro e auto acompanhamento dos variados tipos de violências no ambiente escolar e o diagnóstico e planejamento participativo – desenvolvido pelos alunos das escolas, com o objetivo de gerar trocas que permitam a construção coletiva de alternativas de prevenção e enfrentamento das violências.

A proposta é permitir uma construção conjunta, onde adolescentes e jovens sejam os principais atores da participação e transformação e possam influir nos diversos espaços de decisão. Cerca de 1.200 deles foram capacitados sobre as temáticas do programa entre abril e junho e agora realizam trabalho de campo.

O objetivo é que cada escola sistematize propostas de prevenção e de enfrentamento às violências em seu ambiente, levando em consideração suas singularidades e contexto.

Conheça os Livros usados no Programa, disponíveis para download:

Slide1  Slide2  Slide3  Slide4