fbpx

Lideranças indígenas se reúnem com Diretora da Flacso Brasil para diálogo e parceria conjunta na Amazônia

CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

Na manhã de hoje (24/04), a Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, se reuniu com lideranças indígenas da Amazônia. A reunião aconteceu na sede da Flacso Brasil, em Brasília (DF), e teve o objetivo de firmar parceria para atuação conjunta com formação de lideranças indígenas na região.  

Participaram da reunião o Coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Toya Manchineri; a Coordenadora Pedagógica do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), Graça Manchineri; a Vice-coordenadora tesoureira da COIAB, Dineva Kayabi; a liderança indígena do Pará e membro do Conselho Deliberativo da COIAB, Auricélia Arapiun; e os comunicadores indígenas Mariana Aikanã e Anderson Arapaço. A Assessora de Cooperação Internacional, Ivana de Siqueira, e o Assessor de Comunicação, Tarisson Nawa, ambos da Flacso Brasil, também estavam presentes no diálogo. A reunião aconteceu enquanto é realizada a semana de mobilização indígena em Brasília: o Acampamento Terra Livre (ATL).

A Diretora da Flacso Brasil apresentou o Organismo Internacional para as lideranças da Amazônia e destacou a atuação da Flacso no ensino, pesquisa e cooperação e a importância para o diálogo com povos indígenas. “Estamos para integrar e sentimos a confluência de interesses e objetivos entre Flacso Brasil e CAFI”, disse a Diretora Rita Potyguara. A representante da Flacso Brasil ainda destacou a atuação para discussão sobre sustentabilidade e Amazônia ainda esse ano, com atuação da COIAB.

“O CAFI é um grande projeto do movimento indígena. Esse é um momento importante para iniciar uma atuação conjunta entre Flacso Brasil, COIAB e CAFI”, disse Toya Manchineri. Objetivando a criação de uma universidade indígena na Amazônia, o CAFI nasceu com a proposta de formar e preparar lideranças para institucionalização da universidade ainda na década de 1980. Hoje, após a retomada do Centro, a formação reinicia com a preparação  de lideranças indígenas para atuação com a boa gestão pública. 

CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

“O movimento indígena está se fortalecendo cada vez mais. Precisamos formar quadros juntos com as nossas lideranças”, disse Auricélia Arapiun. “Nós precisamos também de uma formação teórica para fazer o movimento indígena ser grande como é hoje”, destacou a representante do Pará ao falar das 170 organizações indígenas e 64 regiões de base na Amazônia conduzidas pela COIAB. “É preciso formar lideranças para contribuir com o processo de enfrentamento dos desafios. O CAFI tem esse objetivo de formar para fortalecer o movimento indígena”, reforçou a liderança Arapiun durante o diálogo para a parceria com a Flacso Brasil.

“Eu queria ter sido formada pelo CAFI, porque sou graduada fora do meu território e o pensamento não-indígena nos afasta do movimento indígena. Eu precisei sair da minha comunidade para poder me formar, e o CAFI pode contribuir para nossa formação e aproximação com o vínculo com a comunidade”, disse Mariana Aikanã, indígena de Rondônia, ao trazer a sua experiência como motivo para enfrentamento da realidade regional. 

 

Com atuação em mais de 180 povos, a COIAB retoma as formações indígenas na Amazônia após 10 anos de paralisação das atividades do Centro de Formação. Com a retomada das atividades para atender o contexto e desafios dos povos indígenas da Amazônia Brasileira, a Flacso Brasil soma-se ao CAFI para contribuir com o protagonismo e autonomia dos povos indígenas da região.