fbpx

Flacso Brasil participa de Fórum Mundial de Direitos Humanos, na Argentina

Aconteceu, entre os dias 20 e 24 de março, a terceira edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos. O evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, e organizado pelo Centro Internacional de Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH) da UNESCO e a Presidencia de la Nación (Argentina). O Fórum é o maior encontro global sobre Direitos Humanos e buscou discutir os principais avanços e desafios focados no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades, na promoção da equidade e da inclusão social.

CRÉDITOS (Imagem): Hamouda Soubhi

Com mais de 15 mil inscritos, o evento contou com a participação de representantes de 950 organizações de mais de 70 países. Representando a Flacso Brasil, as coordenadoras Kathia Dudyk, do Programa “Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas”; e Salete Valesan, do Programa “Desigualdades, Direitos e Governanças” estiveram presentes no Fórum, que durou quatro dias.

Em 2013, a Flacso Brasil foi uma das idealizadoras da primeira edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos no país. Em 2014, foi a vez do Marrocos sediar a segunda edição. A Flacso Brasil foi parceira no apoio aos organizadores do 2º Fórum.

Reforçando a preocupação com a temática e participação nas discussões, as coordenadoras de programas da Flacso Brasil compuseram duas mesas no segundo dia do evento.

A coordenadora e ex-Secretária Nacional da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, Salete Valesan, participou da mesa temática “caminho e historia del Foro Mundial de Derechos Humanos”. Em seguida, Kathia Dudyk, coordenou a mesa “seguridade ciudadana, violencia y derechos humanos”.

No último dia, a conferência de encerramento do Fórum contou com a participação do argentino Adolfo Perez Esquivel – Nobel da Paz (1980). Na oportunidade, foram apresentados os países que receberão as próximas edições do Fórum. Em 2024, o IV Fórum acontecerá na Colômbia. A coordenadora Salete Valesan representou o Brasil durante a discussão e anunciou a vinda do evento para o país em 2025. “Estamos reiniciando a dinâmica no Sul, para que não tenhamos nenhum espaço sem possibilidade de luta viva pelos direitos humanos todos os anos”, disse Valesan ao anunciar o Brasil como país anfitrião da quinta edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Por fim, o representante do Marrocos apresentou o continente africano como palco para a sexta edição do evento.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil