fbpx

Rita Potyguara representa liderança Clara Camarão durante premiação no Senado Federal

Na manhã do dia 08/03, a Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participou da solenidade de entrega do Diploma Bertha Lutz 2023 do Senado Federal, em Brasília, no Distrito Federal. A premiação e reconhecimento de atuação de mulheres na sociedade faz alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado hoje.

Na oportunidade, Clara Potiguara –  também conhecida como Clara Felipa Camarão –, liderança indígena do século XVII, foi homenageada (in memoriam) com diploma pelo reconhecimento da atuação ainda no período colonial. Rita Potyguara, pertencente ao mesmo povo de Clara Felipa, foi convidada para receber o título em referência à liderança que lutou pela participação da expulsão dos franceses no Maranhão e ainda liderou, em Pernambuco, um grupo de guerreiras na batalha de Tejucupapo e na Batalha dos Guararapes.

FOTOGRAFIA: Ascom Senado Federal

“Nós, mulheres indígenas, somos guardiãs das florestas, somos guardiãs dos territórios e de significativos saberes e conhecimentos, o que nos habilita à competência em importantes processos políticos”, disse a Diretora da Flacso Brasil. Ao fazer saudação às mulheres indígenas da contemporaneidade, Rita citou importantes personalidades, que assim como Clara Potiguara, também têm atuado nas lutas do presente. Maninha Xukuru-Kariri (in memoriam), Helena Potyguara (Ceará); Sonia Potiguara (Paraíba); Nara Baré (Amazonas) e Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Indígenas) foram algumas das lideranças recordadas por Rita.

“Nesse processo de reconstrução do nosso país e da democracia, nós, sobretudo mulheres indígenas, estamos a frente e nos colocamos de forma bastante solidária para que possamos reconstruir o Estado Democrático de Direito”, relembrou Rita sobre a contribuição dos povos e mulheres indígenas para a História do Brasil atual.

“A nossa tarefa, sobretudo de mulheres indígenas, é reflorestar mentes e corações; e nossa atuação maior – além da defesa do nosso território – é lutar por um mundo sem males, para todos nós, pessoas e seres que habitam o mundo”, finalizou a representante da Flacso no Brasil.

Além de Clara Camarão, representada por Rita Potyguara; a jornalista Glória Maria (in memoriam); Rosa Weber (Ministra do Supremo Tribunal Federal); Ilana Trombka (Diretora-Geral do Senado Federal); Ilona Szabó de Carvalho (Cientista Política); Janja da Silva (Socióloga); e Nilza Valeria Zacarias (Jornalista fundadora da Frente Evangélicos pelo Estado de Direito) receberam o diploma e homenagem.

Criado em 2001, e na sua 21° edição, o Diploma Bertha Lutz 2023 homenageia pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, ou que tenham participado do enfrentamento das questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. Bióloga, advogada, servidora pública e Deputada, Lutz foi uma das principais personalidades feminina a atuar pelo direito das mulheres no Brasil.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil